Buscar

O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano. In:
 DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA Junior, Áderson Luiz. A ciência do desenvolvimento humano. Artmed. 1ª, 2005.
*
Urie Bronfenbrenner (1917-2005)
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
Meados da década de 1950
Os conceitos e pressupostos básicos do modelo inicial ecológico (denominação original) proposto por Bronfenbrenner.
Desenvolvimento humano - Estabilizações e Mudanças das características biopsicológicas de um ser humano - estabelece de maneira contínua e recíproca, no interjogo entre aspectos biológicos, psicológicos e ambientais. 
Desenvolvimento humano - “o conjunto de processos através dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir constância e mudança nas características da pessoa no curso de sua vida" (Bronfenbrenner, 1989, p.191).
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
Hereditariedade versus o ambiente
As variáveis genéticas e ambientais não são pólos opostos, mas se complementam para produzir modificações no desenvolvimento humano. 
Genótipo conjunto de genes – constituição genética do indivíduo
Fenótipo - resulta da expressão dos genes do organismo
Ex: Consideremos, duas pessoas que tenham os mesmos tipos de alelos para pigmentação da pele; se uma delas toma sol com mais frequência que a outra, suas tonalidades de pele, fenótipo, são diferentes.
 
*
A herança genética (genótipo) não se constitui em algo imutável e já acabado (elemento passivo), mas em traços e tendências que se integram e interagem com os fatores ambientais e que resultam em fatores imprescindíveis aos processos evolutivos.
As influências e os acontecimentos do contexto onde os indivíduos estão inseridos não são experienciados e compartilhados da mesma forma, constituindo o que se denomina efeitos ambientais não-compartilhados. 
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
O modelo de interação genética-ambiente - as diferenças genéticas individuais estão em interação com o ambiente.
A correlação entre estas duas variáveis, hereditariedade e meio ambiente, é analisada, em geral, em estudos de consangüinidade, de gêmeos e de adoção.
Ambos os potenciais (genético-comportamental) ainda são desconhecidos devido, em parte, à ausência de pesquisas que os diferenciem e que mostrem as tendências do indivíduo em interação com seu ambiente ecológico.
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
Interação e relação interpessoal
Os efeitos de primeira ordem – (díade, constitui a unidade mínima de interação) envolvem as relações diretas e as influências mútuas entre as pessoas, no seu processo evolutivo.
A díade é divide em: 
Observacional - observação cuidadosa e continuada do que o outro participante da díade está executando.
Atividade conjunta - caracteriza-se pela realização conjunta de alguma atividade entre dois participantes.
Propriedades:
 1. Reciprocidade - influências mútuas e intercambiáveis entre as pessoas - o comportamento de (A) interfere e influencia no comportamento de (B) - e vice-versa.
 2. Equilíbrio de poder – possibilidade de que um dos participantes tenha mais influência sobre o outro em um determinado tempo, ou em uma atividade ou ambiente.
 3. Relação afetiva entre os participantes - os afetos podem ser positivos, negativos, mútuos, simétricos ou complementares
Primária - representa aquela díade que continua a existir mesmo quando os parceiros não estão juntos, mas os sentimentos gerados pelos participantes ainda influenciam o comportamento um do outro.
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
Interação e relação interpessoal
Os efeitos de segunda ordem: a triangulação interpessoal 
É a influência indireta de outras pessoas na interação da díade, que tanto podem inibir como facilitar a interação e os padrões de atividades em desenvolvimento.
Ex. as relações entre o casal têm um impacto sobre as relações com os filhos. 
 - as pessoas e os aspectos do próprio ambiente físico que participam indiretamente da díade exercem influência - transformam os processos interacionais naquele contexto.
O Impacto da televisão, da moda e da internet sobre os comportamentos dos adolescentes e jovens no mundo constituem exemplos de como o ambiente físico influencia indiretamente os processos interacionais.
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
O papel da bidirecionalidade no desenvolvimento humano
A bidirecionalidade assegura a interdependência e a influência mútua entre o indivíduo e seu ambiente. Tal ocorre nas relações interpessoais.
Está, também, intimamente ligada aos processos proximais, que operam por meio do tempo e constituem os mecanismos primários que produzem o desenvolvimento humano.
Processos proximais - formas particulares de interação entre organismo e ambiente, que operam ao longo do tempo e compreendem os primeiros mecanismos que produzem o desenvolvimento humano.
São atividades do dia-a-dia em que as pessoas se engajam.
Processos proximais são como máquinas ou motor do desenvolvimento.
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
Por ecologia do desenvolvimento humano entende-se:
 (...) o estudo científico da acomodação progressiva, mútua, entre um ser humano ativo, em desenvolvimento, e as propriedades mutantes dos ambientes imediatos. Bronfennbrenner (1977)
Nesta perspectiva Bronfenbrenner resgata o papel ativo e interativo do indivíduo como o agente de mudança, rompendo com algumas premissas em que o indivíduo apenas recebe as influências do ambiente.
Ambiente ecológico é definido como um conjunto de estruturas concêntricas onde cada uma abarca progressivamente a outra.
Estas estruturas são chamadas de micro, meso, exo, macro e cronossistema. Os arranjos estabelecidos entre eles asseguram a compreensão do ambiente mais próximo (micro) ao mais remoto (macro).
*
O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO URIE BRONFENBRENNER (1917-2005)
O ambiente, com suas inter-relações, não se restringe apenas ao seu aspecto físico ou às interações face a face entre os indivíduos, mas envolve também outros ambientes e contatos indiretos entre as pessoas.
Ex: uma criança pode apresentar problemas de relacionamento e/ou aprendizagem na escola em decorrência do trabalho estressante do pai, ou mesmo das políticas educacionais que são planejadas em nível nacional e que influenciam o relacionamento professor-aluno no dia-a-dia.
*
Os ambientes de desenvolvimento propostos no modelo de Bronfenbrenner
MICROSSISTEMA 
Inclui todos aqueles ambientes em que a criança vive experiências pessoais diretas, (interações face a face) como a família, a escola, a creche ou o ambiente em que um adolescente trabalha.
O ambiente mais imediato, denominado microssistema, é constituído por padrões de atividades, papéis e relações interpessoais.
Atividades molares - são compostas por ações contínuas, que ocorrem em um dado período e que são reconhecidas e identificadas como significativas e intencionais pelas pessoas envolvidas no ambiente. 
Ex: o aluno participa da aula, realizando as tarefas na escola e em casa, - contribui para que ele perceba a importância do ensino para sua vida presente e futura.
Os papéis representam um conjunto de expectativas, atividades e atitudes esperadas socialmente a respeito da atuação da pessoa no seu espaço de relações. 
*
Os ambientes de desenvolvimento propostos no modelo de Bronfenbrenner
MESOSSISTEMA 
Este compreende as inter-relações entre dois ou mais ambientes em que a pessoa está inserida e participa de maneira ativa - representa as relações estabelecidas entre um conjunto de microssistemas. 
Ex: No caso de uma criança
podem ser as relações entre a casa, a escola e o grupo de amigos da vizinhança; para um adulto, as relações entre a família, o trabalho e a vida social.
*
Os ambientes de desenvolvimento propostos no modelo de Bronfenbrenner
EXOSSISTEMA
Inclui toda uma gama de elementos do sistema que a criança não experiencia diretamente, (não participa ativamente de interações face a face) mas que a influenciam porque afetam um dos microssistemas, sobretudo a família.
EX: políticas publicas locais, nacionais e internacionais; o trabalho dos pais e o seu local de trabalho, assim como sua rede de amigos.
*
Os ambientes de desenvolvimento propostos no modelo de Bronfenbrenner
MACROSSISTEMA
Engloba os sistemas de valores e crenças de uma cultura ou subcultura, submersos em um corpo de conhecimento, recursos materiais, costumes, estilo de vida, etc.( tanto o micro como o exossistema estão inseridos).
Ex: A pobreza ou a riqueza da família, o bairro onde ela mora, sua identidade étnica e a cultura mais ampla que se insere o sistema inteiro são partes desse macrossistema.
CRONOSSISTEMA
Envolve os padrões de acontecimentos ambientais e as transições ecológicas no decurso da vida; os efeitos criados pela passagem do tempo ou pelos períodos críticos do desenvolvimento.
Ênfase nos eventos ao longo do curso de vida e não somente nas transições normativas e não normativas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes