Buscar

SLIDES - Erikson

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Enfoque Psicossocial de Erik Erikson
Desenvolvimento humano II
*
 Enfoque Psicossocial de Erik Erikson
Erik Erikson (1902-1994) Erikson propôs oito estágios de desenvolvimento abrangendo todo o período de vida. Cada estágio de Erikson é caracterizado por um desafio particular, ou por uma crise do desenvolvimento que deve ser resolvida. 
 Os primeiros cinco estágios de Erikson estão em conformidade com as fases de Freud. 
 Erikson, como Freud, acreditava que os problemas da vida adulta refletiam os conflitos não resolvidos da infância. 
*
Os estágios de Erikson diferem das fases de Freud - ênfase sobre a relação da pessoa com a família e com a cultura, e não apenas com seus próprios impulsos sexuais. 
A solução de cada crise do desenvolvimento depende da interação entre as características do indivíduo e qualquer suporte que seja dado pelo ambiente social.
No estágio da iniciativa versus culpa, por exemplo, as crianças entre as idades de 3 e 6 anos frequentemente querem ter atividades que excedem suas habilidades e/ou os limites dados pelos pais. 
*
A criança quando tentam ser independente ficam expostas a sentimento de orgulho ou de fracasso;
Esses sentimentos estão pautados em parte nas reações de seus pais e em parte nas expectativas de sua cultura em relação ao comportamento das crianças que se espera da criança. 
*
Ex: algumas culturas encorajam crianças de 5 anos assertivas como sendo espíritos criativos que conhecem suas próprias mentes. Outras culturas as desencorajam considerando-as crianças rudes ou imaturas.
As crianças internalizam essas reações e então mais tarde, como adultos, algumas pessoas são muito mais ousadas, e outras são mais autocríticas, do que outras em outras culturas - tudo por causa do que possa ter acontecido durante sua fase dos 3 aos 6 anos.
*
 FASES DE FREUD E ERIKSON
*
 Estágios de Desenvolvimento 
1. Confiança básica X desconfiança (0-1) 
- Confiança acarreta um sentimento de conforto físico e uma quantidade mínima de medo e apreensão pelo futuro. 
- Os bebês aprendem a confiar que outros irão cuidar de suas necessidades básicas, alimentação, calor, higiene e contato, ou a não confiar nos cuidados do outro.
- A confiança na infância arma o cenário para uma expectativa vitalícia de que o mundo será um lugar bom e agradável para se viver. 
*
 Estágios de Desenvolvimento 
2. Autonomia X vergonha, dúvida (1-3)
- As crianças começam a afirmar o senso de independência ou autonomia, incluindo higiene pessoal, se alimentar, andar, explorar e falar, ou duvidar de suas próprias habilidades.
- Se as crianças são reprimidas demais ou punidas com muito rigor, é provável que desenvolvam um senso de vergonha e de dúvida.
*
 Estágios de Desenvolvimento
3. Iniciativa X culpa (4-5)
- Ocorre durante os anos pré-escolares - descobrem um mundo social em expansão, são mais desafiadas do que no tempo em que de bebês.
- É necessário um comportamento ativo e decidido para lidar com esses desafios.
 
- As crianças são chamadas a assumir responsabilidade por seu corpo, seu comportamento, seus brinquedos e seus animais de estimação.
- As crianças querem encarregar-se de muitas atividades adultas, às vezes além dos limites dados pelos pais, sentindo-se culpadas e ansiosas.
- O conflito edípico com o progenitor do mesmo sexo pode levar à culpa.
*
 Estágios de Desenvolvimento
4. Atividade (produtividade) X inferioridade (6-12) 
As crianças aprendem ativamente a ser competentes e produtivas no domínio de novas habilidades ou sentem-se inferiores e inábeis para fazerem qualquer coisa.
Em nenhuma outra ocasião a criança se mostra mais entusiasmadas para aprender do que no período de expansão imaginativa do final da primeira parte da infância. 
*
 Estágios de Desenvolvimento
 5. Identidade x confusão (3-18)
Adaptar o senso de self a mudanças físicas da puberdade, fazer a escolha profissional, adquirir uma identidade sexual adulta; e buscar novos valores.
Os adolescentes tentam entender "Quem Sou Eu?". Eles estabelecem identidade sexual, política e profissional ou ficam confusos sobre que papéis desempenhar.
Se uma identidade é imposta ao adolescente pelos pais, se o adolescente não explora de uma forma adequada muitos papéis, se um caminho positivo não é definido, prevalece a confusão de identidade. 
*
 Estágios de Desenvolvimento
6. Intimidade versus isolamento (19-25)
- Estabelecer um ou mais relacionamentos íntimos que vão além do amor adolescente; casar e formar grupos familiares.
- Adultos jovens buscam companhia e amor junto a outras pessoas ou isolam-se por medo de rejeição ou decepções.
*
 Estágios de Desenvolvimento
7. Criatividade (generatividade) x estagnação (26-40)
Gerar e criar filhos, centrar-se na realização ou criatividade profissional e treinar a próxima geração.
8. Integridade de ego x desespero (41 +)
 Integrar estágios anteriores e chegar a um acordo com a identidade básica. Aceitar o self.
*
Bibliografia 
BEE, Helen. A criança social. In: A criança em desenvolvimento. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 7ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
ERIKSON, Erik H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972, p.95-96.
BERGER, Kathleen Stassen. Teorias. In: O desenvolvimento da pessoa: da infância à adolescência. 5ª ed. São Paulo: LTC., 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais