Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLITICA 
Prova realizada no dia 14/11/2015
	 1a Questão (Ref.: 201303158454)
	
	Leia a citação: "[...] paralelamente à redução quantitativa do operariado industrial tradicional dá-se uma alteração qualitativa na forma de ser do trabalho, que de um lado impulsiona para uma maior qualificação do trabalho e, de outro, para uma maior desqualificação" (ANTUNES, 1999, p. 47).
Tomando como referência o trecho citado, explique a reestruturação produtiva do capital iniciada no final do século passado e seus impactos na formação/educação dos trabalhadores.
		
	
	Gabarito: A introdução de novas tecnologias no campo da produção não só reduziu o número de empregos formais como passou a exigir novos tipos de trabalhadores. De um lado trabalhadores capazes de executar diferentes etapas do processo produtivo, ou seja, trabalhadores multifuncionais. De outro, em menor quantidade, trabalhadores mais escolarizados capazes de criar, de administrar e gerenciar diferentes faces da produção, uma mão de obra mais intelectualizada e qualificada, os chamados trabalhadores centrais.
	
	 2a Questão (Ref.: 201303148280)
	
	Leia passagem clássica da obra de J. Stuart Mill: "Não há talvez uma única ação na vida de um homem em que ele não esteja sob a influência, imediata ou remota, de algum impulso que não seja o simples desejo de riqueza. Sobre esses atos a economia política nada tem a dizer. Mas há também certos departamentos dos afazeres humanos em que a obtenção de riqueza é o fim principal e reconhecido. A economia política leva em conta unicamente estes últimos." (MILL, J.S. Da Definição de Economia Política e do Método de Investigação Próprio a Ela. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 291).
O fragmento do texto relaciona-se com o importante conceito de "homem econômico". Com base na citação, responda às perguntas a seguir:
a) O que é o homem econômico?
b) Qual é a funcionalidade desse conceito para a construção de teorias econômicas?
		
	
	Gabarito: a) O homem econômico é uma abstração, que ignora (deixa de lado) todas as motivações do comportamento humano, exceto o comportamento maximizador ou de acumulação de riqueza. Como a economia é a ciência que estuda a forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos entre fins alternativos, o homem econômico é justamente o agente dessa ciência. Ele age com base em decisõesque são tomadas unicamente com o intuito de maximizar benefícios e minimizar prejuízos. Embora ninguém seja, todo o tempo, um ¿homem econômico¿, pois muitas de nossas ações têm outras motivações, há uma parcela suficiente de verdade nessa abstração para fazer que tanto a análise econômica quanto os modelos baseados na ideia do comportamento maximizador sejam relevantes para o entendimento do mundo real. b) Trata-se de uma simplificação do comportamento econômico dos indivíduos, o que facilita o processo de teorização ¿ permite construir teorias mais enxutas e garante a parcimônia dos modelos. Os economistas procuram tratar seu objeto de estudo com a objetividade e a imparcialidade de um cientista, formulando teorias, coletando dados e analisando-os para poder refutá-las ou corroborá-las. O estabelecimento da ideia de homem econômico constitui, assim, um modelo, já que concebe o comportamento humano de forma simplificada e realista, facilitando a compreensão dos fenômenos econômicos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303664696)
	
	De acordo com as afirmativas abaixo sobre as formações econômicas pré-capitalistas: é correto afirmar que: I - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade feudal ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade escravista ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade antiga ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	 
	somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303664697)
	
	De acordo com o modo de produção capitalista: é correto afirmar que: I - Com o esfacelamento da sociedade antiga, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - Com o esfacelamento da sociedade moderna, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - Com o esfacelamento da sociedade escravista, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	
	
	
	
	 
	todas as afirmativas são falsas.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303609954)
	
	John Keynes diz escreve o que determina a renda de uma nação é o fluxo de renda de passa de ¿mão para mão¿, ou seja, é o processo de transferência de mão em mão que revitaliza constantemente a economia ¿ que é o que chamamos de Consumo. Mas parte da renda que não é consumida se chama Poupança. E é esta que os empresários usam para aumentar os investimentos no aumento da capacidade produtiva, visando expandir e ampliar a participação de mercado dos seus negócios. Contudo, quando o cenário aponta ser desfavorável, não apresentando boas perspectivas para o consumo futuro, o que ocorre?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Eles adiam os investimentos e não geram novos empregos.
	
	 6a Questão (Ref.: 201303743154)
	 
	A década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A partir desta década e, principalmente no período de 1970/90, ocorre uma "nova configuração do sistema do capital", caracterizada, principalmente, por seu acentuado processo de mundialização. Assiste-se ao advento de um novo paradigma produtivo, o paradigma flexível, que se caracteriza por: I) introdução da informática na produção II) transferência das linhas de montagem dos países centrais para os periféricos III) produção diversificada IV) produção em massa e padronizada. Assinale a opção correta:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	 7a Questão (Ref.: 201303743197)
	
	Para Marx é o trabalho despendido na produção da mercadoria que determina o seu valor de troca. Em relação ao valor de troca de uma mercadoria, é possível afirmar que: I O valor de troca de uma mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-la. II Um artigo qualquer só tem valor quando existe trabalho humano materializado na sua produção. III A forma de medir a quantidade de trabalho despendida na elaboração de uma mercadoria é a duração, marcada pela unidade de tempo como, horas, dias, minutos. Assinale a opção correta:
		
	 
	apenas as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	 
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303606493)
	
	Na medida em que a teoria do capital humano afirma que uma despesa em educação garante maior produtividade no trabalho e maior renda individual, a teoria acaba por fazer acreditar que a decisão de aumentar a renda é uma escolha individual. Os sujeitos podem escolher livremente aumentar sua renda: basta investir em educação. O fato do indivíduo não ser proprietário de capital, ou não ser um burguês pouco importa, uma vez que investindo em capital humano o indivíduo poderá aumentar sua renda. É dele a decisão. A idéia que se passa é que, a médio e longo prazo, este investimento lhe permitirá ter acesso ao capital físico ou aos privilégios dos que o possuem. Na medida em que a teoria do capital humano faz o investimento em educação parecer uma escolha pessoal, ela oculta que a escola capitalista:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	reproduz a desigualdade social
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303664720)De acordo com a neo-teoria do capital humano:é correto afirmar que: I - Segundo os ideólogos da Neo-teoria do Capital Humano, a escola deve se adequar às normas do mercado, para atender às novas demandas da sociedade. II - Nos discursos neoliberais, a educação não é mais reconhecida como integrante do campo social, mas se insere definitivamente no mundo do mercado. III - Friedman, um dos teóricos mais importantes do neoliberalismo afirma que: ¿uma sociedade democrática e estável é impossível sem um grau mínimo de alfabetização e conhecimento por parte da maioria dos cidadãos e sem a ampla aceitação de algum conjunto de valores¿ (1985, p.83-4)
		
	
	
	
	
	
	
	 
	todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303191972)
	
	Para o pensamento crítico, a escola capitalista está subordinada aos interesses e às necessidades do modelo de produção e, nesta subordinação, exerce a função de:
		
	
	
	 
	preparar os que irão exercer as funções intelectuais, e os que executarão as funções instrumentais

Outros materiais