A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
47 pág.
GESTÃO DA QUALIDADE av1 av2 mais de 200

Pré-visualização | Página 6 de 13

que tinham um diferencial competitivo a oferecer iriam sobreviver.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101371313)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O uso e o interesse por ferramentas estatísticas aplicadas no controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do ciclo do PDCA, foi feito por:
		
	 
	Edward Deming;
	
	Philip Crosby;
	
	Kaoru Ishikawa
	
	Joseph Juran;
	 
	Armando Feigenbaum;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101371169)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem diversas definições conhecidas de Qualidade, mas independentemente da forma como se expressa o conceito, deve-se entender que alguns princípios não devem ser esquecidos. Quais são esses princípios?
		
	 
	Contínua eliminação de desperdícios.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101371171)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Processo é o conjunto de atividades ___________ que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma ___________ pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores. Qual alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas na definição de processo?
		
	
	
	
	
	 
	integradas / lógica
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101370117)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A normalização é uma atividade que tem como premissa a obtenção de um elevado grau de desempenho em um determinado contexto. Economia é um dos objetivos da normalização destacado por Marshall Jr., uma vez que visa:
		
	
	
	 
	proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101180418)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Auxiliam os processos internos; A maior capacitação dos colaboradores; O monitoramento do ambiente de trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101370767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os indicadores de desempenho objeto de análise do Balanced Scorecard (BSC) temos:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Financeiros, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
	
	 10a Questão (Ref.: 201101325232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A FPNQ argumenta por meio de seu presidente, que o aumento da competitividade das organizações brasileiras, com a adoção de modelos de gestão de excelência, é fator chave para garantir a melhoria de qualidade de vida das populações. Complementando essa argumentação, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Os conceitos de excelência em gestão estão se disseminando por todo o País, o que traz boas perspectivas sobre a melhoria da qualidade.
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201002114006)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma das etapas do planejamento estratégico de uma organização é a definição formal da sua Missão e Visão. Qual a diferença entre a Missão e a Visão de uma organização.
		
	
Resposta: A missão resume a propria razão de existência da empresa, descreve as linhas gerais onde ela vai atuar e qual será seu foco principal. A missão deve considerar o motivo pelo qual deu origem a criação da organização. A visão é o que se deseja para a organização no futuro. Definir a visão é descrever os ideais e sonhos.
	
Gabarito: A Missão expressa a razão de ser de uma organização. A Visão expressa a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro; ou a Visão expressa o que a organização deseja ser no futuro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002264095)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Processo é o conjunto de atividades ___________ que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma ___________ pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores. Qual alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas na definição de processo?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	integradas / lógica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002217750)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as ferramentas da qualidade utilizadas pelas empresas podemos destacar o Ciclo de Deming ou Ciclo do PDCA. O ciclo é composto por quatro fases, representadas pelas letras PDCA, que é uma sigla dos termos em inglês que significa: P - Plan: Planejar D - Do: Executar, Fazer C - Check: Checar, Verificar A - Action: Agir A fase P (Planejar) do Ciclo do PDCA é composta por sete etapas, cada uma com seu respectivo objetivo. Nesse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO apresenta uma etapa (objetivo) da fase P do Ciclo do PDCA.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Treinar e implementar: capacitar envolvidos e bloquear as causas fundamentais dos problemas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002237252)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. Um dos fundamentos se refere ao Desenvolvimento de Parcerias. No que consiste esse fundamento?
		
	
Resposta: A FNPQ Busca parceiros para o desenvolvimento de atividade tendo como principal premissa a atuação como agente setorial para o desenvolvimento e disseminação de conteúdo do tema de excelência da gestão bem como transferis sua tecnologia de gestão para aumento da competitividade das organizações
	
Gabarito: Desenvolvimento de Parcerias. Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002199953)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmativas sobre a Auditoria da Qualidade, a seguir, e assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	
	 
	A Auditoria da Qualidade garante a qualidade dos produtos/serviços da empresa.
	 6a Questão (Ref.: 201002072720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As mudanças constantes do mercado, onde o ambiente externo traz ameaças e oportunidades, implica que cada organização:
		
	
	
	
	
	 
	estabeleça estratégias condizentes com sua realidade
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002217267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Balanced Scorecard integra: finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Esses indicadores não só mostram os resultados obtidos nas diferentes áreas, mas motiva seus gestores a atingirem metas futuras.
		
	
	
	
	
	 
	As experiências de aplicação do BSC revelam que executivos arrojados utilizam o Balanced Scorecard não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para estabelecer metas individuais e de equipes.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002264237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso e o interesse por ferramentas estatísticas aplicadas no controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do ciclo do PDCA, foi feito por:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Edward Deming;
	 9a Questão (Ref.: 201002204224)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o conceito de missão empresarial, é correto dizer que ela: I) É a razão de ser da empresa, determina seu negócio, porque ela existe e ainda em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro. II) É um documento "vivo", conhecido por todos na organização, que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho. III) Exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial dentro de um período normalmente longo, período no qual