A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
47 pág.
GESTÃO DA QUALIDADE av1 av2 mais de 200

Pré-visualização | Página 7 de 13

ficam comprometidas suas crenças, expectativas, conceitos e recursos. IV) Representa, enfim, o horizonte no qual a empresa vai atuar respeitadas as viabilidades e realidades do mercado e da clientela a ser atingida.
		
	
	
	
	
	 
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002204292)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rafael deseja obter a certificação de alguns processos de sua empresa através das normas ISO. Para tal, deverá realizar a normalização dos mesmos. Considerando que atualmente sua empresa apresenta uma crescente variedade de produtos e procedimentos que precisam ser reduzidos, qual dos objetivos da normalização ele busca alcançar, segundo Marshall (2003)?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Economia
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201202312074)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Cite três benefícios, para a empresa, que podemos verificar com a implementação das normas ISO 9001-2000.
		
	
Resposta: 1. padronização dos processos e procedimentos com vista a qualidade dos produtos 2. redução dos custos devido a redução das perdas de produtos a serem refeitos e de desperdícios 3. associação da empresa a valores como seriedade e qualidade pelos consumidores
	
Gabarito: O aluno poderá escolher três da seguinte relação: Redução da não conformidade de bens e serviços; Eliminação de retrabalho e do custo de garantia e de reposição; Aumento da competitividade; Redução do custo operacional; Maior sustentação em disputas judiciais; Melhoria de imagem e reputação; Aumento da participação no mercado nacional e internacional; Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente; maior integração entre os processos e departamentos da empresa; Melhor desempenho organizacional pela promoção do treinamento, da qualificação e da certificação pessoal.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202312097)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O relatório de auditoria e atividades de acompanhamento possui cinco atividades: relatório da auditoria, ação corretiva, acompanhamento após emissão do relatório, auditoria de acompanhamento e supervisão. As ações de: Verificar a eficácia e adequação da ação corretiva tomada; Encerrar a solicitação da ação corretiva, se a ação tomada for satisfatória. Se não, emitir outra solicitação de ação corretiva e programar auditorias adicionais, correspondem a qual dessas atividades?
		
	
Resposta: acompanhamento após emissão de relatório
	
Gabarito: A auditoria de acompanhamento
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202147618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maior preocupação na implantação de um programa de qualidade está na satisfação:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	dos clientes.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202338216)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As perpectivas consideradas no Balanced Scorecard (BSC), são:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	financeira; clientes; processos internos e crescimento e aprendizado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202339096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso e o interesse por ferramentas estatísticas aplicadas no controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do ciclo do PDCA, foi feito por:
		
	
	
	
	
	 
	Edward Deming;
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202339117)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma das características da Gestão da Qualidade é a integração entre a alta administração e os demais colaboradores, fazendo com que os envolvidos nos processos fiquem comprometidos com os resultados desses processos. Criou-se então a noção do cliente interno. Essa mudança cultural percebida nas organizações pode ser atribuída a:
		
	 
	JosehJuran;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202335027)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A metodologia de Indicadores Impulsionadores de Desempenho - Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvida por Robert S. Kaplan, professor de Harvard Business School e David P. Norton, presidente da RenaissanceSolution, e possibilitou que as empresas pudessem atuar em um mercado altamente desafiador e de constantes mudanças. Os autores definiram Balanced Scorecard - "cenários balanceados" - como uma ferramenta que possibilita medir o desempenho das organizações e agir conforme essa medição (resultados). O BSC permite aos executivos traduzir os objetivos estratégicos em um conjunto de indicadores de desempenho financeiro e não-financeiros, trabalhados em quatro perspectivas. Quais são elas?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Finanças; Clientes; Processos Internos; Crescimento e Aprendizagem
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202338963)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, muitas empresas buscam certificações de qualidade por entenderem que o mercado exige esses padrões de qualidade estabelecidos. Dentre os objetivos da certificação da qualidade estão:
		
	
	
	 
	estabelecer padrões de qualidade e padronizar os processos;
	
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202339208)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa OMEGA preocupada em identificar soluções para as ocorrências de problemas, resolveu adotar uma ferramenta da qualidade que demonstrasse uma priorização dessas ocorrências e assim, os gestores poderiam se concentrar nelas e resolver ou minimizar tais ocorrências. A ferramenta utilizada nesse caso foi:
		
	 
	Diagrama de Pareto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202292170)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. Sobre a auditoria da qualidade, é correto afirmar-se que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	A Auditoria de Qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se estas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201207249166)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo Marshall Jr, os objetivos da Normalização podem ser classificados da seguinte forma: economia, comunicação, segurança, proteção do consumidor e eliminação das barreira técnicas e comerciais. No que consiste o objetivo da economia?
		
	
Resposta: Evitar gastos desnecessários, garantir a qualidade do produto com custos baixos, conseguir insumos de qualidade mas com valor baixo.
	
Gabarito: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207249196)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O relatório de auditoria e atividades de acompanhamento possui cinco atividades: relatório da auditoria, ação corretiva, acompanhamento após emissão do relatório, auditoria de acompanhamento e supervisão. As ações de: Programar e conduzir visitas periódicas de supervisão para garantir que o sistema da qualidade não seja degradado, corresponde a qual dessas atividades?
		
	
Resposta: Auditoria de terceira parte.
	
Gabarito: A atividade de supervisão
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207275455)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se sintetizar a evolução do conceito de qualidade em quatro eras: aquela que todos da empresa são responsáveis, com ênfase na necessidades de mercado e do clente é denominada de:
		
	
	
	
	
	 
	Gestão Total da Qualidade.
	 4a Questão (Ref.: 201207272017)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando falamos de Gestão da Qualidade, estamos focando que há uma necessidade imediata de realizar ações de forma que elas venham a obter o desempenho esperado.
Nesse contexto podemos afirmar que:
I. O desempenho é para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes,