Buscar

AV 2014 fundamento das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201308078471 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY
	Turma: 9024/AW
	Nota da Prova: 5,8        Nota de Partic.: 2        Data: 31/05/2014 16:06:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201308098989)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308329137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A luta de classes cumpre uma função importante: é ela que faz as mudanças sociais acontecerem. É portanto o "motor da história". Esta afirmação se refere ao pensamento de que autor?
		
	
	Max Weber
	
	Emile Durkheim
	
	Charles Darwin
	
	Auguste Comte
	 
	Karl Marx
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308098005)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	I, II, e V
	
	II, III, IV
	
	II, III e V
	 
	I, III e V
	
	I, II, e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308327576)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na aula 03 (A análise Antropológica da Cultura) de Fundamentos das Ciências Sociais, na página 05, afirma-se: "Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes da suas." A esta multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de:
		
	
	Identidade cultural
	 
	Diversidade Cultural
	
	Relativismo cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	Cultura
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308291692)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em 13 de março do presente ano, o protodiácono (o mais velho dentre os 115 cardeais presentes ao Conclave) Jean-Luois Tauran, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao proferir as seguintes palavras em latim ¿Annuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam: Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum (Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa, o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Jorge Mário, Cardeal da Santa Romana Igreja Bergoglio, que se impôs o nome Francisco¿ fez saber, aos que ocupavam a Praça São Pedro ou acompanhavam pelos meios de comunicação do mundo inteiro, que o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana havia sido escolhido e aceitado sua eleição. A partir de então, o Papa Francisco passou a ser, concomitantemente, o líder religioso de 1,2 bilhão de católicos no mundo e o chefe de Estado do Vaticano. De acordo com a teoria da dominação legítima preconizada por Max Weber, o processo de escolha da autoridade religiosa e política acima referido expressa o tipo puro de dominação:
		
	
	Ideológica, em razão de a eleição do novo Papa ter sido motivada pela oposição feita pelo então arcebispo de Buenos Aires à presidenta Cristina Kirschner.
	 
	Tradicional, em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes atribuídos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
	
	Material, em razão de a escolha desse líder se basear no antagonismo de classes sociais que compõem a população católica mundial
	
	Racional-legal, baseada em interesses racionais dos agentes envolvidos e legitimada pela organização burocrática da Santa Sé.
	 
	Carismática, em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais do Sumo Pontífice.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308266925)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos ¿ Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli ¿ e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade. Do ponto de vista socioantropológico seria possível a eles apreenderem sozinho os comportamentos humanos? Por quê?
		
	
Resposta: Não. Pois a convivência em sociedade e que molda o ser humano para aprender a viver em meio social.
	
Gabarito: Não seria possível o aprendizado de hábitos e costumes humanos vivendo no isolamento. O ser humano necessita de outros seres humanos para realizar seu aprendizado. Neste sentido, ao adquirir cultura, o homem passa a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308129070)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	O que são, na perspectiva sociológica de Durkheim, sociedades simples e sociedades complexas. Caracterize cada uma delas, indicando o tipo de solidariedade social correspondente e apresentando um exemplo de cada uma delas.
		
	
Resposta:Sociedades simples: São sociedades pré-industrializadas, onde a consciência do indivíduos são comuns.Tipo solidariedade mecânica. Sociedade complexa: São sociedades industrializadas, onde a consciência coletiva dos indivíduos se relaxam tornando-se mais autônomos.Tipo de solidariedade orgânica.
	
Gabarito: Sociedades simples são as sociedades pré-industrializadas em que a força da consciência coletiva atual de forma coercitiva sobre os indivíduos. À forma de solidariedade social apresentada nesse tipo de sociedade é a solidariedade mecânica. Sociedades complexas são as sociedades industrializadas, em que a consciência coletiva se afrouxa e os indivíduos tornam-se mais autônomos.. À forma de solidariedade social apresentada nesse tipo de sociedade é a solidariedade orgânica. O aluno deverá apresentar exemplos coerentes com a argumentação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308315059)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Corrente filosófica criada por Augusto Comte , cujo tema central é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da Humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento. Esta corrente de pensamento, predominante na segunda metade do século XIX, é o (a):
		
	 
	Positivismo
	
	Marxismo
	
	Sociologia Compreensiva
	
	Multiculturalismo
	
	Relativismo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308098612)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"...é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos." (Durkheim. Educação e Sociologia, p.47). O segmento acima trata principalmente do seguinte aspecto da sociologia de Durkheim:
		
	 
	da externalidade dos fatos sociais
	
	dos tipos de solidariedade
	
	das representações coletivas
	
	da dualidade dos fatos sociais
	
	da coesão social
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308104291)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano. II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas. III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos. IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	I, III e IV.
	
	I e II.
	
	II, III e IV.
	
	II e III.
	 
	I e IV

Outros materiais