Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Professor: José Matheus	Data: 07/04/2025 BIOLOGIA
MATERIAL 02
INTRODUÇÃO À CITOLOGIA
 
A célula é a unidade morfofisiológica dos seres vivos. Modernamente conceitua-se célula como a menor porção da matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente.
A TEORIA CELULAR
Houve um crescente interesse pela microscopia e a consequente investigação dos mais diferentes tipos de animais e plantas. Dois cientistas alemães, Mathias Schleiden e Teodor Schwann, em 1838 — 1839, formularam a hipótese de que todos os seres vivos são constituídos por células.
Estava assim formulada a base da Teoria Celular. Tornou-se a Teoria Celular, que diz que “todos os organismos vivos são constituídos por células”, uma das maiores e mais importantes generalizações da história da Biologia.
Em 1855, Rudolf Virchow, concluiu que as células somente se originam pela reprodução de células preexistentes. Ele sintetizou sua conclusão com uma frase em Latim que ficou muito conhecida: Omnis cellula e cellula, ou seja, “toda célula se origina de outra célula”
O VÍRUS E A TEORIA CELULAR
A partir da década de 1950, o desenvolvimento do estudo dos vírus, mostrou que eles são acelulares. Estaria a Teoria celular enfraquecida? Pensa-se que não, porque os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, para se reproduzir necessitam do maquinário de uma célula. Logo, todo o mecanismo essencial a vida, se encontra no interior das células.
CLASSIFICAÇÃO CELULAR
As células podem ser classificadas de acordo com suas características e composição:
· Vírus – São acelulares
· Células incompletas – constituem as Rickéttsias e as Clamídias. Ao contrário do vírus, possuem maquinário de síntese, DNA e RNA e uma membrana seletiva. No entanto, não produzem todas as enzimas para sua autoduplicação independente. São também parasitas intracelulares obrigatórios.
· Células completas:
a) Procariontes: são células com poucas membranas, logo, pouco compartimentalizadas (poucas organelas). Assim, não possuem envoltório nuclear e o seu DNA está disperso no citoplasma, em locais denominados nucleóides. As células procariontes formam as bactérias e as cianofíceas (algas azuis ou cianobactérias).
 
b) Eucarionte: células ricas em membranas, logo, intensamente compartimentalizadas (com muitas organelas). Como consequências houve uma especialização funcional, possibilitando o surgimento de organismos complexos. Quanto mais desenvolvida for uma célula, maior será sua compartimentalização. Constituem todos os representantes dos Reinos: Protista, Fungi, Plantae e Animalia. 
CLASSIFICAÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO DE VIDA CELULAR
As células podem ser classificadas em 3 grupos:
a) Células lábeis: aquelas com ciclo vital curto, com grande capacidade mitótica e pouco especializadas. Ex.: células epiteliais, hemáceas, gametas.
b) Células estaveis: possuem ciclo vital médio, sofrem diferenciação durante o desenvolvimento embriondrio, permanecem com capacidade de se dividir, quando necessario. Incluimos aqui a grande maioria das células animais. Ex.: células do tecido conjuntivo, células hepáticas.
c) Células permanentes: células com ciclo vital longo, com alto grau de especialização (sofrem diferenciação celular precoce no embrião), praticamente perdem a capacidade de reprodução. Ex.: fibras musculares estriadas, nurônios, floema (nos vegetais).
ESTRUTURA CELULAR – CÉLULA ANIMAL E VEGETAL
As células eucariontes, apesar de terem funções e estruturadas parecidas, apresentam algumas diferenças quando compoe organismo distintos. Assim, podem apresentar duas variações quanto a presença em vegetais e outros organismos. 
 
PRINCIPAIS DIFERENÇAS
1) Parede celular: Parede celulósica que envolve a membrana plasmática, externamente, das células vegetais mantendo a forma constante e protegendo o citoplasma contra pressões mecânicas e osmóticas.
2) Presença de plastos: organelas que armazenam pigmentos — (cromoplastos) ou material de reserva (leucoplastos). Os mais importantes são os cloroplastos, ricos em clorofila, principal pigmento fotossintético.
3) Vacúolo: são vacúolos responsáveis pelo equilíbrio osmótico. São de fundamental importância, por exemplo, para à entrada da água na planta. No interior da bolsa que é o vacúolo há uma solução forma- da de água e diversas substâncias como critais, pigmentos, sais, etc.
4) Presença de amido: é o material de reserva celular vegetal. Na célula animal, o material de reserva é o glicogênio. 
5) Presença de plasmodesmos: são pontes protéicas que formam canais e permitem o transito de maoléculas entre células vegetais vizinhas.
 EXERCICIOS
1) (UNB-2019) Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético.
As células que apresentam núcleo definido são chamadas de:
a) autotróficas.
b) heterotróficas.
c) eucarióticas.
d) procarióticas.
e) termófilas.
2) (UFF-2020) Por meio da utilização de técnicas de microscopia de luz, as células de organismos vivos podem ser classificadas em dois tipos: procarióticas e eucarióticas. A afirmativa CORRETA a respeito da classificação celular de organismos vivos é:
A) As células de plantas e animais são classificadas como eucarióticas.
B) As células de bactérias e fungos são classificadas como procarióticas.
C) Bactérias não possuem parede celular.
D)Organismos eucarióticos vivem em uma variedade de nichos ecológicos muito maiores do que organismos procarióticos.
E) Procariotos possuem um compartimento nuclear distinto, encoberto por membrana
3) (PUC-RIO) As primeiras observações microscópicas de materiais biológicos foram realizadas por Antonie van Leeuwenhoek. A partir daí, o campo da microscopia avançou, principalmente com o desenvolvimento da microscopia eletrônica. Considerando os estudos da organização celular em procariotos e eucariotos, verifica-se que:
a) procariotos não possuem carioteca, nem têm material genético.
b) eucariotos não possuem clorofila e não realizam divisão celular.
c) procariotos apresentam material genético disperso no citoplasma.
d) eucariotos não possuem núcleo organizado delimitado por envoltório nuclear.
e) procariotos apresentam mitocôndrias e cloroplastos.
4) (Pism – UFJF/2022) Ao longo da evolução celular, células animais e vegetais sofreram pressão de seleção distinta e apresentam, nos dias atuais, algumas diferenças em sua composição. São estruturas EXCLUSIVAS da célula vegetal:
A) cloroplastos e parede celular celulósica.
B) membrana plasmática e cloroplastos.
C) mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
D) parede celular e mitocôndrias.
E) retículo endoplasmático rugoso e retículo endoplasmático liso.
5) (UFJF-Pism/2020) Todos os seres vivos são formados por células. Apesar da enorme diversidade de tipos celulares existentes, pode-se estabelecer um primeiro nível de classificação: células procarióticas e células eucarióticas. Sobre seus aspectos morfofuncionais e/ou evolutivos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Organismos multicelulares são compostos tanto por células eucarióticas quanto procarióticas.
B) Os ribossomos encontram-se em células procarióticas e eucarióticas, podendo estar associados, nos dois casos, a um sistema membranoso conhecido como retículo endoplasmático.
C) As mitocôndrias são encontradas apenas em células eucarióticas, e há evidências de que sua origem evolutiva tenha ocorrido a partir de organismos procariontes fotossintetizantes.
D) A membrana plasmática pode estar presente tanto em células eucarióticas como procarióticas, mas, em bactérias, pode ser substituída pela parede celular.
E) Uma diferença entre os dois tipos celulares está na disposição de seu material genético: disperso na matriz citoplasmática em células procarióticas, e organizado em um núcleo em células eucarióticas.
image6.jpegimage1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image5.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina