Buscar

AV 2015.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201509115561 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201509115561 - MARISOL GISELLE LEMOS
Professor: PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY Turma: 9044/AB
Nota da Prova: 5,5 Nota de Partic.: 1,5 Av. Parcial 1 Data: 16/11/2015 14:02:01
1a Questão (Ref.: 201509169868) Pontos: 0,5 / 1,5
Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é entendida como uma "[...]probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas[...]". Fonte: WEBER, M. Economia e Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139. Isto posto, explique e caracterizeos quais os três tipos puros de dominação legítima teorizados pelo autor.
Resposta: Dominação carismática Dominação racional Dominação tradicional
Gabarito: Dominação racional-legal é a dominação baseada na crença, na legalidade da ordem e dos títulos queexercem a dominação; dominação tradicional é a dominação fundamentada na crença do caráter sagrado dastradições antigas, e na legitimidade dos que são chamados pela tradição a exercer sua autoridade; dominaçãocarismática é a dominação que se baseia no devotamento fora do cotidiano, justificado pelo caráter sagrado ou pelaforma heroica de uma pessoa e da ordem revelada ou criada por ela. O aluno deverá apresentar exemplos queexpressem cada um desses tipos ideais.
2a Questão (Ref.: 201509145078) Pontos: 0,0 / 1,5
O papel da mídia. Quando os jornalistas são questionados, eles respondem de fato: ¿nenhuma pressão é feita sobremim, escrevo o que quero¿. E isso é verdade. Apenas deveríamos acrescentar que, se eles assumissem posiçõescontrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais. Não se trata de uma regra absoluta, éclaro. Eu mesmo sou publicado na mídia norte-americana. Os Estados Unidos não são um país totalitário. (...) Comcerto exagero, nos países totalitários, o Estado decide a linha a ser seguida e todos devem-se conformar. Associedades democráticas funcionam de outra forma: a linha jamais é anunciada como tal; ela é subliminar.Realizamos, de certa forma, uma ¿lavagem cerebral em liberdade¿. Na grande mídia, mesmo os debates maisapaixonados se situam na esfera dos parâmetros implicitamente consentidos ¿ o que mantém na marginalidademuitos pontos de vista contrários. Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007 - (trecho de entrevista comNoam Chomsky). 1 - O texto acima faz referência a dois importantes conceitos marxistas: ideologia e alienação. 2-Defina cada um deles.
Resposta: Alienação é quando o indivíduo age de maneira automática.
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: Alienação Quando fabricamos o que é necessário para a existênciahumana (casas, roupas, livros), o produto do nosso trabalho tem utilidade vital, tem valor de uso. Na economiacapitalista que resulta das revoluções comerciais e industriais, prevalece, no entanto, a lógica do mercado em quetudo tem um preço no mercado, ou seja, adquire um valor de troca. Nesse contexto, ao vender a sua força detrabalho mediante salário, o operário também se transforma em mercadoria. O resultado é um alheamento, comose a pessoa ficasse estranha a si própria, comandada por outros. Usamos a palavra alienação para designar essaforma de desumanização, que mutila a personalidade do trabalhador. Ideologia Conjunto de proposições existentescom a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo umahegemonia daquela classe. Tornando-se uma verdade absoluta e natural. A manutenção da ordem social requerdessa maneira menor uso da violência. A ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e daprópria sociedade.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
1 de 4 26/11/2015 18:49
3a Questão (Ref.: 201509769363) Pontos: 0,5 / 0,5
No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático,chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso,pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos emque essa classificação é produzida.
O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta asobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico -expressam formas distintas de compreensão da realidade.
4a Questão (Ref.: 201509302448) Pontos: 0,5 / 0,5
Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciênciassociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciênciassociais devem ser considerados simples.
Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimentode elementos do próprio sistema social do pesquisado.
Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja asuas formulações.
A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcadaentre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidosem condições controladas.
5a Questão (Ref.: 201509752304) Pontos: 0,5 / 0,5
A visão que europeu tinha dos índios considerando-os preguiçosos e indolentes, incapazes de trabalhar nosengenhos de açúcar, pode ser considerada como?
Discriminação.
Etnocentrismo.
Racismo.
Colonialismo.
Relativismo.
6a Questão (Ref.: 201509789953) Pontos: 0,5 / 0,5
Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, umavez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relaçãode autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise otrecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominaçãopropostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros comela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
2 de 4 26/11/2015 18:49
Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática
Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
7a Questão (Ref.: 201509302640) Pontos: 0,5 / 0,5
Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, quecorrespondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de:
Teológico, anômico e positivo.
Teológico, metafísico e tradicional.
Metafísico, racional e positivo.
Científico, patológico e metafísico.
Teológico, metafísico e positivo.
8a Questão (Ref.: 201509358946) Pontos: 0,5 / 0,5
"São Paulo - Os alagamentos provocados pela chuva na capital geraram protestos em vários pontos da região doCampo Limpo, na zona sul, e também em Itaquera, na zona leste, durante a noite de ontem. Moradoresdepredaram e colocaram fogo em seis ônibus, informou a São Paulo Transportes (SPTrans). Não houve feridos eninguém foi detido. Na região de Itaquera, zona leste, o protesto contra as enchentes, que também atingiram aregiãoterminou com mais dois coletivos do Grupo VIP incendiados." (Exame.com ¿ 24/01/14). Segundo Durkheim,há situações em que o indivíduo perde suas referências em razão da quebra de regras, de normas sociais. Assinalea alternativa que evidencia a situação a que Durkheim se refere e presente no texto:
anomia.
ideologia.
solidariedade social.
consciência coletiva.
práxis.
9a Questão (Ref.: 201509395310) Pontos: 1,0 / 1,0
De acordo com a concepção weberiana de ação social, quando um individuo age orientado por estados emocionaisou de humor que lhe impedem a manifestação de sua racionalidade, esta ação seria classificada como:
ação racional relativa a fins
ação tradicional
ação afetiva
ação racional relativa a valores
ação solidária
10a Questão (Ref.: 201509363313) Pontos: 1,0 / 1,0
O fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e édesencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde seconcentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhore maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.. Esses são aspectos importantespara explicar o que se entende por:
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
3 de 4 26/11/2015 18:49
responsabilidade social
interação social
relatividade social
atividade social
desigualdade social
Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
4 de 4 26/11/2015 18:49

Outros materiais