Buscar

AV2 Claudia Adriana Ética na Saúde

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV2_201401069649 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401069649 - CLÁUDIA ADRIANA MAGALHÃES TEIXEIRA
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9014/FY
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 28/11/2015 11:09:08
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201401249943)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva (2) normativa e (3) protetora. Ofereça argumentos que esclareçam estes termos.
	
	
Resposta: Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos, (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e a de prescrever aqueles considerados corretos, e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário os mais fracos.
	
Gabarito: Descritiva ¿ Voltado para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas. Normativa ¿ Direcionado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente. Protetora ¿ Atua de modo a proteger os envolvidos em algum tipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201401113800)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diante de uma epidemia de dengue no Rio de Janeiro as autoridades reforçaram a campanha de conscientização e as ações da vigilância sanitária de visitas domiciliares. Entretanto, houve um equívoco na divulgação do número de mortos pela doença e a Secretaria de Saúde divulgou que mais de duas mil pessoas morreram em função da dengue, enquanto na verdade duzentas pessoas morreram. A informação errônea causou pânico na população. Ofereça argumentos que esclareçam a atuação do profissional de saúde em situações como essa.
	
	
Resposta: O profissional de Saúde deve ter em mente, a consciência sobre a questão da humanização das relações com as pessoas/sociedade e ter todo um cuidado no que tange a assuntos da área da Saúde envolvendo vida/morte, a fim de possuir um conhecimento apropriado no sentido de lidar com questões difíceis e complicadas, como no caso relatado acima (epidemia de dengue), evitando assim que uma informação errônea possa ser divulgada, e gerar um caos/pânico nas pessoas, e população de uma maneira geral. É fundamental que os profissionais de saúde aprimorem seus conhecimentos dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial e conheça estratégias profissionais de lidar com essas situações, o que implicará na profunda melhora do seu desempenho profissional, à medida que são capazes de interpretar os aspectos emocionais de seus pacientes e das pessoas de uma maneira geral.
	
Gabarito: O profissional de saúde precisa compreender a ansiedade e o pânico que normalmente acompanham a população envolvida em situações de epidemia e que a melhor forma de tranquilizar estas pessoas é através de esclarecimentos e divulgação de informações claras, objetivas e em uma linguagem acessível ao público leigo. Esta comunicação, quando ambígua ou mal formulada, pode promover estimativas sub ou superdimensionadas e influenciar decisões políticas ou técnicas equivocadas, visto que estas são sempre formuladas em análises de riscos. O Princípio da Precaução, proposto por Hans Jonas, estabelece que a existência de risco de um dano sério ou irreversível requer a implementação de medidas que possam prevenir a ocorrência do mesmo.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201401124277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana:
	
	 
	Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral.
	
	coloca-se como Deus.
	
	Coloca-se à parte da filosofia, ciência, arte, política e, também, da moral.
	
	Coloca-se como dentro da Igreja Católica
	
	Retira-se do papel de centro da igreja católica.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201401127136)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
	
	 
	os mais fracos
	
	os mais econômicos
	
	os mais poderosos
	
	os mais fortes
	
	os mais ricos
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201401249964)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bruno está participando de um experimento e deu seu consentimento explícito para o bom andamento da pesquisa. Contudo ele desistiu de sua participação e decidiu cancelar o consentimento. Segundo a Declaração de Helsinque:
	
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até uma semana antes do início da pesquisa.
	 
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento a qualquer momento.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até três dias antes do início da pesquisa.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até o início da pesquisa.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, não pode cancelar seu consentimento em hipótese alguma.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201401127163)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O transplante de órgãos e tecidos implica em uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular:à liberdade de inconsciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
	
	à prisão de consciência e ao poder de indispor do próprio corpo.
	
	à restrição de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	à liberdade de consciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
	 
	à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201401162672)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um casal homossexual feminino decidiu adotar uma criança, mas a burocracia com papéis e documentos foi tanta, além do preconceito enfrentado, que o casal optou pela reprodução assistida. Isso só foi possível porque:
	
	
	As dificuldades da reprodução assistida são excludentes para casais homossexuais masculinos e femininos, conforme o Princípio da Diferenciação.
	
	A reprodução assistida é um método que beneficia homens e mulheres apesar de não ser prevista em lei.
	
	A adoção no Brasil não contempla casais homossexuais e a burocracia visa dificultar sua entrada na lista nacional de adoção.
	
	Um casal homossexual feminino tem mais dificuldades com a adoção do que um casal homossexual masculino.
	 
	A legislação autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201401256794)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lucas é um paciente com câncer terminal que decidiu não aderir mais a nenhum tipo de tratamento. A recusa de Lucas em aceitar tratamentos está relacionada com:
	
	 
	O Princípio da Autonomia
	
	O Princípio da Relatividade
	
	A Construção de Preservação da Vida
	
	O Princípio da Facilidade
	
	A Aderência a novos tratamentos
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201401769560)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à alocação ética de recursos em condições de epidemia, é correto afirmar: I ¿ São utilizadas duas características básicas na classificação da tipologia dos recursos a serem utilizados. II ¿ Uma destas caraterísticas se refere ao fato de os recursos serem divisíveis ou indivisíveis. III ¿ Uma destas características se refere ao fato de os recursos serem homogêneos ou heterogêneos em relação à população ou grupo de pessoas que os necessita.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201401256854)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É fundamental que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial e conheça estratégias profissionais de lidar com estas situações. Isso implica em:
	
	
	Depreciação dos serviços de saúde públicos e privados em função da baixa qualidade dos serviços prestados em detrimento dos relacionamentos pessoais.
	 
	Profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes.
	
	Aprimoramento da abordagem técnica e científica e de uma visão mais cartesiana do ser humano.
	
	Piora da qualidade dos serviços prestados em saúde, uma vez que a tarefa da assistência em saúde não requer relacionamentos interpessoais.
	
	Investimento no retrocesso da saúde que desqualifica os procedimentos em detrimento da humanização em saúde.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes