Buscar

Questão 1-discursiva sábado de dezembro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
As competências necessárias para o desempenho da função de pedagogo estão cada vez mais refinadas, não basta apenas o domínio de conteúdos correlacionados à área educacional, mais é fundamental também, o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional, a fim de que seja possível o bom desempenho da função.
FARFUS, Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes (p. 82)   
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, discorra sobre o setor pedagógico da escola.
________________________________________________-
Questão 2/5
( ...) o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiadas e por um ideal no qual os alunos sejam comparticipes de suas aprendizagens.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.56 e 57)
  
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão democrático-participativa.
0:04:10
Questão 3/5
“Os primeiros anos do Governo Provisório, de 1930 a 1937, foram caracterizados por um período mais instável, gerado pelo conflito de interesses das várias forças presentes na revolução. Esse período foi muito rico em debates ideológicos na defesa de diferentes projetos para a sociedade brasileira, estando presentes, também, propostas para a elaboração de uma nova política educacional.
A educação, perante o novo modelo econômico, passa a ser vista de outra forma; fica explícita a clara relação entre desenvolvimento econômico (agora industrial) e modelo educacional. No contexto da industrialização/urbanização, a educação escolar vai fazendo-se necessária a um número maior de pessoas, dada a complexificação do campo econômico, politico e cultural. Além disso, numa sociedade em que é mantido a contradição fundamental entre os que detêm e os que não detêm poder econômico, perpetua-se também o direcionamento da educação de acordo com os interesses da minoria privilegiada. É a partir das necessidades do desenvolvimento econômico-industrial que a educação será conduzida.
Nesse sentido, será no período de 1931 a 1937 que se instaura um amplo debate político e educacional entre católicos, liberais e governistas, sobre a direção que deveria ser dada à educação, tendo em comum a necessidade da construção de um “novo Brasil”.
Ao ensino defendido pelos católicos, alicerçado na pedagogia tradicional, nitidamente elitista, defendendo a manutenção da ordem econômica e política vigente na Primeira República, opunham-se os educadores liberais. Esses defendiam a pedagogia da Escola Nova [...]”
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. P. 87-88.
 
Após a leitura atenta do texto explique:
Quais são as principais características da Escola Nova? (60%)
A quais aspectos da pedagogia tradicional a Escola Nova se contrapôs? (40%)
A democratização educacional brasileira guarda estreita relações com o projeto político-pedagógico das escolas. Segundo Veiga,
“Compreender a educação que se teve, em particular a partir do período republicano desde 1889, bem como amparar-se nas estatísticas recentes, é exercício balizador para a construção de uma educação que se quer. E ai se ancora a significação do projeto político-pedagógico.”
VEIGA, Ilma (org.). Quem Sabe Faz a Hora de Construir O Projeto Político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 13.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro-texto e nas aulas, explique o que é o Projeto Político Pedagógico.
Questão 5/5
O conselho escolar é um mecanismo de gestão democrática que precisa ser explorado em sua plenitude, pois é um instrumento que existe e precisa ser aperfeiçoado, principalmente para propiciar a participação da comunidade escolar nas reflexões do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes,2014 p. (107 -108)   
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva o conselho escolar.

Outros materiais