Buscar

av2 ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação» ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 25/11/2015 21:10:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201302307029)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais são as finalidades da Associação Brasileira de Enfermagem?
		
	
Resposta: Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes, promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional
	
Gabarito: Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes; Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de Enfermagem do país; Promover integração às demais entidades representativas da Enfermagem, na defesa dos interesses da profissão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301710792)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Gestante chega a maternidade no tempo de parir com 39 semanas de gestação. Ao chegar a Enfermeira do setor de triagem da maternidade, identifica que o parto está próximo de acontecer e interna a paciente, para isso ela faz o Laudo de enfermagem para Internação Hospitalar. Tomando como base a resolução do COFEN 233/99 que dispõe sobre a atuação do Enfermeiro na assistência a mulher no ciclo grávido puerperal responda:A Enfermeira pode fazer esse laudo de Enfermagem e autorizar a Internação Hospitalar? Justifique.
		
	
Resposta: Baseado na resolução do COFEN 233/99 a enfermeira pode sim fazer o laudo e autorizar a internação hospitalar.
	
Gabarito: Sim, de acordo com a resolução COFEN 233/99 a Enfermeira poderá emitir Laudo de Enfermagem para autorização de Internação Hospitalar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302306837)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A deontologias se fundamenta também na Lei Jurídica. Sobre esta foram colocadas afirmativas abaixo. Marque a únicaque não correspode.
		
	 
	É abrangente a todos os atos humanos.
	
	Se faz presente a necessidade da manutenção do equilíbrio da sociedade.
	
	É uma fração da ordem moral.
	 
	Representada pela ordem política.
	
	A Lei Jurídica torna-o réus quando em consciência, e transgridem os preceitos estabelecidos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302315829)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ABEN possui as seguintes finalidades:
I - Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes;
II - Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de Enfermagem do país;
III - Promover a separação da enfermagem das demais profissões, na defesa dos interesses da profissão.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	 
	I, II.
	
	I,II,III.
	
	II.
	
	I,III.
	
	II,III.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301784662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
		
	
	Nenhuma das afirmativas acima estão corretas.
	
	Assim, a quebra de segredo profissional obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam (ou tenham exercido) a profissão no território português, independentemente da relação contratual estabelecida com a entidade empregadora e da relação com a pessoa, da prestação efetiva de cuidados à pessoa e da natureza gratuita ou onerosa da prestação ou recebimento de encargos financeiros pelo paciente/cliente.
	
	O enfermeiro só pode partilhar informação pertinente com aqueles que NÃO estão implicados no plano terapêutico. O segredo pode ser quebrado, e divulgada informação confidencial acerca do indivíduo e família, mas só nas situações legalmente previstas e depois do devido aconselhamento deontológico e jurídico do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	 
	O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa
	
	Assim, a quebra de segredo profissional NÃO obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam a sua profissão de qualquer forma.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302220199)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pai cruel, ao receber o boletim de seu filho (de 10 anos) e constatar o seu baixo aproveitamento escolar, com o propósito de corrigi-lo, agride a criança com um cabo de vassoura, abusando do exercício do direito de correção, resultando-lhe lesão corporal de natureza leve. A hipótese caracteriza o crime de:
		
	
	Lesão corporal de natureza leve.
	
	Abuso de autoridade
	
	Tortura
	
	Constrangimento ilegal.
	 
	Maus-tratos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301770951)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao segredo profissional referente ao menor de idade,(a criança)para o profissional de Enfermagem, o conteúdo do Segredo é tudo o que se refere ao cliente/paciente, família, funcionários e empresa em que trabalha. Exceto
		
	 
	b) pode ser revelado caso seja solicitado por pais ou responsáveis, em qualquer hipótese;
	
	a) A sua manutenção é uma das responsabilidades do profissional de enfermagem;
	 
	d) Pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor.
	
	c) Não pode ser revelado quando o menor tenha capacidade de discernimento, mesmo quando solicitado pelos responsáveis;
	
	e) Não pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302344014)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um paciente deu entrada na emergência vítima de TCE e apresentou convulsão; foi estabilizado segundo o protocolo do ATLS. Foi solicitado tomografia computadorizada e ressonência magnética. Foi solicitado de forma verbal a administração de diazepan 10mg no tratamento da convulsão. RESOLUÇÃO COFEN Nº 1456/2014 Que dispõe sobre o cumprimento de prescrição medicamentosa/ terapêutica a distância.
		
	 
	Art. 2º. Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. A situação de convulsão é uma situação de emergência. O médicamento será realizado por ordem verbal.
	
	Em casos de convulsão é necessário a prescrição médica escrita pelo médico. É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	nenhuma das anteriores.
	
	O estado de convulsão não é uma situação de emergência médica. É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302298058)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Resolução Cofen nº 303, de 23 de junho de 2005 - Dispõe sobre a autorização para a(o) enfermeira(o) assumir a Coordenação como responsáveltécnica(o) do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde - PGRSS. Favor identificar algumas ações do enfermeiro:
		
	 
	Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular e os inscritos com autorização provisória no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Criminal, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	
	O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, não precisa apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem.
	 
	Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Administrativa, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301785993)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	 
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.

Outros materiais