Buscar

AV2 ETICA NA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

valiação: SDE0083_AV2_201408471078 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201408471078 - CATIA CILENE RODRIGUES MACIEL BONFIM
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
	Turma: 9017/GB
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 20/11/2015 10:37:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201409210332)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O transplante de órgãos e tecidos está associado há uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados a aspectos que vão desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante. Tendo em vista que basicamente existem três fontes de órgãos e tecidos utilizáveis destinados a transplantes, este material pode ser coletado de:
		
	
Resposta: Os orgão para transplantes são oriundos de seres humanos e esses podem determinar por escrito o desejo da doação após a morte. Existe ainda o transplantes entre vivos que devem ser observados os aspectos gerais do doador para que essa doação não cause um malefício ao dodor.É necessário que o paciente e o doador conheçam todos os riscos envolvidos no processo de doação.
	
Gabarito: Animais: neste caso chamamos de xenotransplantes; Seres humanos vivos: são os chamados alotransplantes intervivos; Seres humanos mortos: que chamamos de alotransplantes de doador cadáver.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Animais: neste caso chamamos de xenotransplantes; Seres humanos vivos: são os chamados alotransplantes intervivos; Seres humanos mortos: que chamamos de alotransplantes de doador cadáver. O que prevalece na doação post mertem é o consentimento familiar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408698418)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A principal questão ética envolvida no trato com idosos diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o indivíduo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. Ofereça argumentos que esclareçam em que situação a família pode ser intermediadora na relação do profissional de saúde com seu paciente idoso.
		
	
Resposta: A família deve respeitar o desejo do idoso e as decisões que por ele forem estabelecidas . O idoso tem direito de conhecer todas as questões relativas a sua saúde, bem como participar na decisão do melhor tratamento para atender suas necessidades relativas a saude e os meios utilizados . No caso de idosos que tenham problemas de saude que possam interferir na compreensão da realidade, uma equipe de profissionais inncluindo médico, assistentes sociais, promotores de justiça entre outros devem determinar então que a familia então possa auxiliar o idoso nas suas decisões para protegê-lo.
	
Gabarito: Esta intermediação só pode ser aceita mediante a comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408565851)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
		
	 
	a liberdade é autodeterminação, autonomia.
	
	a liberdade é acomodação, heteronomia.
	
	morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
	
	a liberdade é ignorância, anomia.
	
	a liberdade é ter dinheiro para comprar o que se quer.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409195279)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito das bases filosóficas da bioética, leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta: I ¿ As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos. II ¿ A ideia de que a ciência, ou qualquer outra forma de progresso, deve ser mais importante que o homem é fortalecida. III ¿ Tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I, II e III
	
	II
	
	III
	
	II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408691536)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bruno está participando de um experimento e deu seu consentimento explícito para o bom andamento da pesquisa. Contudo ele desistiu de sua participação e decidiu cancelar o consentimento. Segundo a Declaração de Helsinque:
		
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até três dias antes do início da pesquisa.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, não pode cancelar seu consentimento em hipótese alguma.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até o início da pesquisa.
	 
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento a qualquer momento.
	
	O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até uma semana antes do início da pesquisa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408604237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio que considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal, denomina-se:
		
	
	Princípio de reação
	
	Princípio da funcionalidade
	 
	Princípio da solidariedade
	
	Princípio da causalidade
	
	Princípio de efeito
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408691553)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	 
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409205656)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ortotanásia ou eutanásia passiva consiste em:
		
	
	O médico dar uma injeção letal no paciente.
	
	O médico atender ao pedido do paciente que deseja morrer e desligar todos os aparelhos que o mantém vivo.
	 
	Retirada de um determinado procedimento ou medicamento, deixando a doença seguir seu curso.
	
	Manter o paciente em estado vegetativo vivo por aparelhos indeterminadamente.
	
	O profissional de saúde fornecer um medicamento que antecipe a morte.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408754476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1992, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente eo Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92. Nesta conferencia, foi formulado um importante documento, denominado de Agenda 21, no qual em seu anexo, consta o PRINCÍPIO 15, que determina que os Estados devam aplicar amplamente o critério de precaução conforme suas capacidades. Este critério ou, princípio da precaução, se define por:
		
	 
	Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos.
	
	Exigir que todo pesquisador tome as medidas preventivas necessárias para que efeitos colaterais ou danosos não se tornem epidêmicos.
	
	Quando não houver comprovação científica de riscos envolvidos a pesquisa não está obrigada a encerrar seus procedimentos em andamento.
	
	Na perspectiva de ocorrer risco ou dano em pesquisas os procedimentos só podem ser continuados caso os sujeitos envolvidos e expostos a estes riscos assinem um documento de responsabilização pelo que venha a ocorrer.
	
	Possibilitar que pesquisas ou procedimentos sejam descontinuados caso os resultados parciais não estejam no direcionamento que se espera para eles.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408698408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais se dividem em três grupos:
		
	
	Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), Síndrome de Down e Deficiência visual.
	
	Síndrome de Down, Síndrome de Asperger e Autismo.
	
	Pacientes psiquiátricos, Síndrome de Down e Mutismo seletivo.
	
	Idosos, Alzheimmer e Parkinson.
	 
	Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), Idosos e Pacientes psiquiátricos.

Outros materiais