Buscar

DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO
EVOLUÇÃO HISTORICA DO DIREITO DO TRABALHO
1ª FASE: SOCIEDADE PRÉ INDUSTRIAL
IDADE ANTIGA
A-1: Sociedade primitiva juridicamente, não há trabalho.
A-2: escravidão juridicamente, não há trabalho
IDADE MEDIA
B-1: Surrealismo: camponeses/senhores feudais
B-2: Corporações de oficio- grupos organizados
Mestres: tem capacitação em determinada área ex: sapateiro.
Companheiros: estavam aprendendo com os mestres
Aprendizes: iniciantes, geralmente eram crianças e mulheres.
Criado por trabalhadores. Não exigia legislação especifica como também ausente o elemento referente a remuneração.
2ª FASE SOCIEDADE INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO FRANCESA: ocorreu em 1789, tendo tímidos reflexos para relações de trabalho, tendo em vista o surgimento de um estado liberal o proletariado /operários ainda sofriam muitos abusos por parte da burguesia e do próprio estado. A ideia de igualdade , liberdade e fraternidade resultou na ampla liberdade individual de contratar em que o estado não possuía qualquer poder de intervenção, resultando em trabalhadores em baixos salários, condições indignas e desumanas com a exploração total da mão- de –obra
Trabalho artesanal-manufatura-industrial-rapida produção-lucro-direitos trabalhistas.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SECULO XVIII(18)
- Principal causa que originou movimentos sociais, e a criação de normas regulamentadoras ao direito trabalhista.
-nesse período, ocorreu a “substituição do homem pela maquina”.
-invenção da maquina a vapor-produção e energia e força.
- o estado ainda estava em regime liberal(revolução francesa) mas os movimentos operários, políticos, religiosos buscavam a transformação para um estado neoliberal(intervencionista).
-revolução industrial(capitalismo) causou muito desemprego, exploração mão de obra infantil96 a 7 anos de idade) e das mulheres.
- movimento da classe operaria na busca de maior proteção do estado frente as abusividades praticadas pela burguesia
-paralisação dos trabalhadores(greve) e verdadeiro quebra quebra no interior das industrias.
-promulgação das primeiras leis trabalhistas de proteção Inglaterra( 1802,1823 e1824) e França (1841).
-liberdade para contratar
-homens do campo iam para a cidade trabalhar para buscar melhoria de v
ida, mas eram explorados
- se cria normas de direito do trabalho, Inglaterra 1824-obejetivo principal foi a proibição do trabalho do menor de 12 anos em jornada noturna, foi autorizado a criação de sindicatos para representações das categorias profissionais
-França 1813: foi proibido o trabalho de criança nas minas de carvão.
-Alemanha: 1881: criada legislação sobre previdência social para os trabalhadores.
OBS: essas primeiras leis tiveram como objeto a proteção ao trabalho de menor crianças, e da mulher. Igualmente a proteção e garantia a um salario mínimo digno e condições de segurança aos trabalhadores.
A primeira constituição mundial a prever proteção aos direitos trabalhistas foi a do mexico em 1917, jornada de 8 horas, descanso semanal remunerado e salario mínimo.
- a segunda constituição foi da Alemanha 1919.
PERIODO PÓS 1ª GUERRA MUNDIAL
 Com o termino da primeira guerra mundial, considerando as atrocidades cometidas foi criado em 1919 o tratado de versales e, juntamente a OIT( organização internacional do trabalho).
Algumas disposições de proteção aos trabalhos foram estabelecidas pelo tratado
O trabalho não poderá ser considerado mercadoria oi artigo de comercio.
É reconhecido a todo o trabalhador descanso minimo de 24 horas.
 Supressão total ao trabalho da criança em composição de limites do trabalho da mulher.
 Garantia de salario mínimo para atender as necessidades básicas do trabalhador.
Jornada diárias de 8 horas e 48 horas semanais.
DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL
- Formação pouco diferente do ocorrido na europa.
- Alguns pontos no direito do trabalho após a abolição escravatura- 1888
- Entre 1888 e 1930, movimentos dos trabalhadores do setor cafeeiro e portuário em São Paulo.
-Surgimento a partir da revolução de 1930, liderada por Getulio Vargas
- Governo que buscou colocar o Brasil como sociedade industrializada.
- Ideias socialitas, com estado intervencionista, ainda que autoritária..
DIREITO DO TRABALHO E AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS.
-1934: autonomia sindical
-criação da justiça do trabalho( vinculada ao poder executivo) objetivo de conciliar, conceder a classe dos operários força contra seus contras
-1937: estado novo proibição x sindicatos
-medo do governo pela formação de sindicatos
01/05/1943 –CLT
-1946: extinção estado novo, justiça dos trabalhadores passou a ser do poder judiciário.
-1964 a 1967: surgiu estado autoritário, a partir do regime militar que representou um retrocesso aos direitos trabalhistas. Como por exemplo houve a redução da idade de 14 para 12 anos para trabalhar, foi vedado a formação de sindicatos e as greves foram altamente reprimidas pelo governo.
-1988: a constituição democrática que garantiu os maiores e mais amplos direitos de proteção aos trabalhadores, categorias de direitos sociais, fundamentais que possiu uma aplicação imperativa por se tratar de normma constitucional assim definida, a previsão esta a partir do artido 6º ao 11º o principal é o 7º.
1-CONCEITO: Ramo ciência jurídica composto por regras e princípios sistematicamente ordenado, que regulam a relação de trabalho subordinada entre empregado e empregador, acompanhado de sanções para hipótese de descumprimento de seus comandos. Objetiva equilibrar as figuras da relação de emprego.
APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA:
CF: art 6º ai 11º.
CLT
2- DIVISÃO DO DIREITO DO TRABALHO
2.1- DIREITO INDIVIDUAL:: estuda a relação envolvendo empregados empregadores a partir da relação contratual formada pelas partes, solucionando interesses individuais na relação empregos.
2.3- DIREITO COLETIVO: ramo do direito do trabalho que estuda conflitos envolvendo interreses de categorias profissionais, representadas pelos respectivos sindicatos. A esses conflitos da se o nome de coletivo de competência dos tribunais regionais do trabalho
3- NATUREZA JURIDICA
3.1- RAMO DIREITO PULICO
3.2- RAMOS DIREITO PRIVADO- direito trabalho empregado x empregador
3.3: RAMO DO DIREITO MISTO
Direito do trabalho não se explica a qualquer relação de trabalho, serão aplicados em relação de emprego
4- Relação direito do trabalho e outros ramos do direito
Direito do trabalho-direito autônomo\: direito do trabalho é um direito autônomo mas precisa de auxílio de outros tipos de direito
DIREITO CONSTITUCIONAL: tem normas especificas, autônomas e legislativa.
COMUM: quando omissa, a CLT as regras de direito comum9direito civil) por força de interpretação do art 8 da norma coletivista, serão utilizados para resolver os conflitos. EX: responder liberdade civil de decorrente da relação de emprego art 186 e 927 da CLT
DIREITO PREVIDENCIARIO: relacionado por conter regras iniciantes há benefícios previdenciários adquiridos por força da relação de emprego, tais como auxilio doença, auxilio acidente, aposentadoria por invalidez etc.
DIREITO PENAL: relação mais limitada, que compreende alguns tipos penais como falsificação de documento(cartão ponto, registro carteira trabalho
DIREITO EMPRESARIAL: esta dentro do código civil limite 150 salários mínimos e nesse sentido a ordem de preferencia ao pagamento das verbas trabalhistas.
DIREITO ADMINISTRATIVO: relação decorre especialmente dos órgãos de fiscalização como ministério do trabalho, que tem competência para observar o cumprimento das normas trabalhistas e quando assim não atendidas a competência que aplica as sanções.
DIREITO CONSUMIDOR-DESCONSIDERAÇÃO PESSOA JURIDICA
Art 28 CDC , considerando que as normas do cdc foram criadas para equilibrar a relação de consumo dando o maior.
DIREITO PROCESSUAL: CLT possui capitulo limitado quando as regras processuais e por tal motivo o direito processual comum quando compatível é utilizado na norma de trabalho de forma deregra formal do processo.
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Traduzem ideia do inicio de uma norma jurídica
Fontea: origens: inicio fundamento
DIVISÃO DAS FONTES:
FONTES MATERIAIS: são os fatores que favorecem ao durgimento da fonte formal(rev. Industrial) ex: fatores sociais, políticos e econômicos podendo citar a revolução industrial, a ver de 30 no Brasil, abolição da escravatura intervenção da igreja.
FONTES FORMAIS: é a exteriorização da fonte material
Norma jurididca, legislação ex: leis, contratos e jurisprudência.
b-1: DIVISÃO FONTES FORMAIS
FONTES FORMAIS HETERONOMAS: possui como centro de positivação a manifestação do estado
CF: principal fonte heterônoma para o direito do trabalho, tendo em vista a previsão dos direitos fundamentais sociais do trabalho. As demais fontes não poderão dispor de forma contraria ao estabelecido na CF, principalmente quanto aos direitos fundamentais, em atenção ao principio da proteção.
 LEIS: preceito comum e obrigatório emanado do poder competente que objetiva complementar preceitos constitucionais ou estabelecer normas para regulamentar situações ainda não previstas pela legislação vidente ex: CLÇT, CC, CPC
NORMAS INTERNACIONAIS: tratados, convenções e recomendações formadas por estados estrangeiros com objetivo de regular as relações internacionais, bem como as relações internas de determinados estados. Como principais para o direito do trabalho temos da OIT ex: Convenção 132 (férias)
PORTARIA E ATOS NORMATIVOS: emanadas do poder executivo que buscam regulamentar de forma especifica disposições contadas em leis, temos como exemplo aquelas do ministério do trabalho, que tratam de normas de segurança e medicina no trabalho ( nr13,nr15,nr17...)
PRINCIPIOS JURIDICOS: são fundamentos de ordenamento jurídico pactos previstos na carta constitucional bem como na legislação ordinária e complementar.
JURISPRUDENCI, cA: reiterada decisões dos tribunais a cerca de uma mesma matéria, como importância para a dualização do próprio direito.
SENTENÇA NORMATIVA: decisão proferida TRT, em decidido coletivo ( conflito de interesses entre sindicatos de empregados e empregadores).
FONTES FORMAIS AUTONOMAS: centro de positivação, a manifestação de particulares, contrato de trabalho, doutrina.
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO: é formado entre um sindicato de empregados e um ou mais empregadores de uma mesma categoria profissional.
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO: acordo formado entre sindicatos de empregados e sindicatos de empregadores de uma mesma categoria profissional art 611 clt
REGULAMENTO INERNO DE EMPRESA: regras estabelecidas pelo empregador com base no seu poder diretivo(fiscalização, organização e direção). Tais regras são absolutamente aplicáveis as relações de trabalho no âmbito deste empregador, desde que em conformidade com a CF e as demais legislações protetivas as relações de trabalho.
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO: des de que não viole os direitos constitucionais as clausulas estabelecidas são regras de observação obrigatória as partes contratantes
DOUTRINA: são os estudos regulados por juristas e que contribuam para atualização do direito, servindo muitas vezes como fundamento para decisões judiciais e para criação de novas leis de forma geral
Dia 09.04.2015.
Existe uma empresa tomadora de serviço, uma empresa terceirizada e um empregado. Súmula 331 do TST estabelece algumas regras de terceirização. 
HIERARQUIA DAS FONTES
-Direito comum: Pirâmide de Kelsen: Regra da norma hierarquicamente superior. 
	-DIREITO DO TRABALHO não vou usar esse modelo, pois temos diversas normas trabalhistas aplicáveis ao caso concreto. Se eu utilizar a regra geral como resolução do conflito de normas, estarei contrariando o princípio protetivo do direito do trabalho. 
-PIRÂMIDE DE KELSEN FLEXÍVEL:
Regra da norma/fonte mais favorável. *Princípio da proteção. 
 
Se a convenção coletiva for mais benéfica para o trabalhador, eu vou utilizar essa, mas a CF continua sendo a norma superior a todas as demais. A pirâmide gira, vou flexibilizar ela. 
Essas três teorias surgiram para tornar mais clara a forma de aplicação da regra da hierarquia das fontes. 
*Teoria da acumulação: se utiliza todas as fontes jurídicas e se abstrai destas as melhores condições e as mais favoráveis ao trabalhador de cada direito postulado. (exemplo: direito à férias, aplica-se um pouco a CF; um pouco da Convenção coletiva; um pouco da convenção da OIT, um pouco da CLT;, etc. É a menos aplicada por segurança jurídica. 
*Teoria Conglobamento: na existência de conflitos entre normas, deverá se utilizar DENTRE TODAS UMA SÓ que for de forma geral mais benéfica ao trabalhador, englobando todos os institutos. Exemplo, adicional noturno, hora extra, insalubridade e férias. Analiso de forma conjunta, e aplico apenas uma fonte, CF ou CLT ou as demais. É uma teoria aplicada no direito pátrio, porém não é a mais utilizada. 
Conceito professor: Estabelece a aplicabilidade de uma norma jurídica/fonte jurídica que seja mais benéfica ao trabalhador, como um conjunto, em detrimento às demais fontes teoricamente possíveis de aplicação. (Exemplo: Direito a férias, horas extras e insalubridade). Considerando direitos previstos na CF, na CLT, CCT, aplicar-se-á dentre estas a mais benéfica ao trabalhador que contemplar os direitos postulados em eventual ação judicial. 
*Teoria Eclética: É a mais utilizada no direito trabalhista. Diante do mesmo exemplo, os direitos de hora extra, férias, adicional noturno e adicional de insalubridade, estabelece que deverá o julgador utilizar AQUELAS que contemplarem os direitos de forma geral em cada instituto mais benéfico ao trabalhador. Vou analisar primeiro a questão das horas extras: adicional a ser pago, qual a jornada de trabalho que corresponde a hora extra, e qual a multa aplicada ao empregador que descumprir. Nessa teoria vou analisar a hora extra na CCT é mais benéfica que as duas outras. No que tange a hora extra, aplicarei essa aqui, por ser mais benéfica. O segundo pedido é o adicional noturno, e o julgador vai analisar entre as 3. Digamos que a mais benéfica será a da CLT. Para o adicional noturno de forma geral, me utilizo das normas da CLT. E assim por diante. Aqui analiso o direito, e analiso uma fonte de forma geral. 
CONCEITO PROFESSOR: Estabelece a aplicabilidade da fonte jurídica referente a um direito isoladamente mais benéfico ao previsto em outras fontes. Exemplo: direito a horas extras, adicional noturno e insalubridade. Aplica-se a CCT no que tange a hora extra, por ser mais benéfica a outras fontes; Nesse mesmo caso, aplica-se a CLT para o adicional de insalubridade; aplica-se a CF para o adicional noturno. 
Na primeira eu discuto o adicional de hora extra e a partir de que hora é a hora extra. Vou pegar um direito dele e vasculhar em todas as fontes, e tirar a que mais melhor for. 
Já no terceiro, eu vou pegar um caso, de forma geral, sobre horas extras qual é melhor, aplico essa de forma geral para resolver o problema das horas extras. Apenas um para cada direito. 
*EXEMPLO: Normas jurídicas sobre férias:
CF/88: Artigo 7º
CLT: Artigo 129 e seguintes. 
Convenção OIT: 132
Convenção Coletiva de Trabalho: 
Todas essas legislações tem regras sobre férias. Período aquisitivo de férias é o período que eu trabalho para ter direito a férias. A partir da CF e da CLT eu tenho que trabalhar um ano para ter direito a férias. A convenção da OIT diz que o período para ter férias é de 6 meses. Já a CCT diz que meu período aquisitivo é 10 meses. 
O empregador que não cumprir com isso cada uma dessas leis diz uma coisa diferente também. 
Alguma delas oferece um critério mais benéfico, como exemplo a da OIT, entretanto pela não concessão das férias em período correto é menos benéfica que a clt e a convenção coletiva. 
Eu quero requerer que estabeleça a forma de remuneração de uma, a jornada de outra e etc. Isso vira uma folia, e a teoria que resolve a situação são as acima:
PRINCÍPIOS DO DIREITODO TRABALHO
Livro de Américo Rodrigues sobre princípios.
Tem como função INTRPRETATIVA, de integração da norma complementando lacunas, são meios de decidir casos concretos. 
-PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS:
1. Princípio da proteção: Subdivide-se em:
-condição mais benéfica;
-norma mais favorável: existindo duas ou mais normas jurídicas aplicáveis ao mesmo caso concreto, deverá o julgador utilizar a mais benéfica àquele empregado. 
-“in dubio pro operário”: na dúvida da aplicação da norma, deverá esta ser aplicada em favor do trabalhador. Mas a norma tem que ser possível de aplicabilidade. 
2- Principio da irrenunciabilidade ou indisponibilidade: dividem –se em:
Direitos trabalhistas são irrenunciáveis pois esta aplicado na Constituição Federal, não pode abrir mão desse direito.
-Renuncia direitos fundamentais: 
-Fase pré (pre contrato, entrevista de emprego onde é apresentada as funções) e fase contratual(quando já esta trabalhando)
-Acordo judicial (conciliação no direito do trabalho PORQUE A VALIDADE QUANDO O ACORDO É FEITO JUDICIALMENTE?
Os efeitos do acordo judicial trabalhista frente ao principio da irrenunciabilidade.
-Rescisão contratual/homologação/efeitos
Contrato de trabalho com mais de um ano de vigência deveram ser levados no sindicato da categoria para a devida recisão. A homologação tem efeitos apenas com relação as parcelas e valores discriminados no termo.
Principio primazia da realidade
	FATOS REIAS
	FATOS/DOCUMENTOS
	7 HORAS AS 13
14 HORAS A 19
	8 H AS 12
14 A 18H SEGUNDA A SEXTA.
PREVALECE FATOS SOBRE FORMAS
nuidade da relação de emprego
Exceção: contratos e termo(art 443 paragrafo 2º e 3º CLT)
OS CONTRATOS POR PRAZO DETERMINADOS SÃO EXEÇÕES A REGRA GERAL, ESTÃO EXPRESSOS EM LEI EX: CONTRATO DE EXPERIENCIA.
 TODOS CONTRATOS A PRAZO DETERMINADOS TEM REGRAS QUE O EMPREGADOR DEVEM SEGUIR, SE NÃO SEGUIR ESSA REGRA SE CONVERTERA A CONTRATO DE PRAZO INDETERMINADO: 
PRAZO VALIDO:
PRAZO VALIDO 90 DIAS
POSSIBILIDADE DE PROROGAÇÃO POR UMA ÚNICA VEZ DENTRO DOS 90 DIAS
 DIREITOS: 
CARTEIRA ASSINADA
FUNDO DE GARANTIA
PRINCIPIO DA INTANGIBILIDADE SALARIAL OU INRREDUTIBILIDADE SALARIAS:
Irredutibilidade: Garantia ao trabalhador pra que não haja redução no salario em que ele foi contratado por acordo ou convenção 
 Exeção: convenção coletiva de trabalho ou acordo...até 30 % de 3 meses sendo prorrogado por mais 3 meses.
Intangibilidade: salario é protegido, descontos salariais: é possível apenas descontar o descontos legais ex: inss, imposto de renda, contribuição sindica desconto não pode ultrapassar 70% do salario.
Ex: quebro propositalmente o notbook da minha empresa gera prejuízo de 2000 mil reais?
2º Outra situação vou correndo tropeço sem querer no fiu no computador e ele quebra...também gera prejuízo de 2 mil reias
1º ato doloso pode ser parcelado o valor do prejuízo (462 paragrafo 1º)
2º ato culposo pode ser descontado apenas quando tiver previsto no contrato.
A PARTIR DAQUI SEGUNDA PROVA

Outros materiais