Buscar

Potenciometria: Medição de pH e Concentração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Potenciometria
Andresa Lazzarotto Feliciano
Brenda Chagas Vaccaro
Bruno Faria Pitaluga
Flavia Maria
Luana Barros Pereira
Wagner Poggere de Moura
Universidade Federal de Mato Grosso
1
1
Introdução	
Controle da atividade do íon H+ em soluções
Medida com o eletrodo de membrana de vidro
Tipos de eletrodos
2
Eletrodos de vidro
Obedece a equação de Nernst
Retorno ao potencial original
3
3
Eletrodo Calomelano
Fácil de ser preparado
Possui coeficiente de temperatura significativa
Histerese térmica 
4
Eletrodo de prata/Cloreto 
de prata
Utilizado em temperaturas maiores de 60°C
5
A Potenciomentria
Determinação da concentração
Relação entre potencial e concentração (Nernst). 
6
Walther Nernst
Físico-químico alemão.
Eletroquímica, termodinâmica, 
química do estado sólido e fotoquímica.
Equação de Nernst.
7
Equação de Nernst.
Força eletromotriz de uma pilha, para concentrações de íons diferentes de uma unidade. 
∆Elido = Eindicador - Ereferência
8
Titulação Potenciométrica 
É um método volumétrica em que o potencial entre dois eléctrodos é medido como função do volume do reagente adicionado
 São preferidas às titulações manuais, pois são mais precisas.
Facilmente adaptáveis a automação, onde sistemas de titulação automáticos podem processar volumes de amostra.
9
10
Métodos Potenciômetricos
 Durante a titulação introduz-se um eléctrodo de pH no titulado, o que permite medir o pH ao longo da titulação e traçar a curva de titulação.
É usado para acompanhar a variação de concentração de uma espécie iônica envolvida em uma reação.( Ponto de Equivalência)
11
Método utilizado para estabelecer a concentração de uma solução quando o titulo e desconhecido. 
Faz a leitura de pH toda vez que se é adicionado uma fração de titulante.
12
13
Gráfico indicando o pH inicial, ponto de equivalência, volume gasto até o ponto de equivalência . Podemos observar também a zona de variação brusca de pH.
14
O problema crítico na titulação, como sempre, é a identificação do ponto em que as espécies que reagem estão em quantidades equivalentes.
15
Pode-se determinar o ponto de variação máxima de potencial com mais segurança pelo método da 1ª derivada. Neste caso teremos que o ponto de equivalência se situa no ponto máximo da curva.
16
Na derivada primeira, os pontos finais ficam bem destacados e coincidem com os pontos máximos da relação pH versus média dos volumes, isto é: onde ocorrem as maiores variações é onde o gráfico atinge um pico mais alto.
17
Pode-se obter a 2ª derivada. Neste caso o ponto de equivalência se situa no ponto onde a derivada segunda se anula.
18
Da mesma forma que a derivada primeira, a derivada segunda permite encontrar os volumes nos pontos finais de forma estatisticamente mais precisa e a derivada segunda nada mais é que a “derivada da derivada” e a “média das médias”.
19
A Influência da Temperatura no Potencial 
É muito difícil prever potenciais em função da temperatura, e o que se faz é recorrer a valores tabelados e cuidar para que a temperatura não varie durante as medições.
Eletrodo indicador, variações de temperatura diminuem a qualidade da medida potenciométrica, em medições de grande precisão, torna-se imprescindível termostatizar o frasco que contém a amostra a ser medida.
20
Considerações experimentais Erros Comuns em Medidas de pH:
1) ERRO DE SÓDIO (OU ALCALINO): o pH medido é menor que o verdadeiro Ocorre em amostras em que a conc. de Na + (ou outros cátions monovalentes) é muito maior que a de H + 2) 
ERRO ÁCIDO: o pH medido é maior que o verdadeiro Ocorre em soluções de ácidos fortes em que toda a superfície do eletrodo é “recoberta” por H + de modo a não haver sítios suficientes para uma interação representativa
21
Artigo Científico
MÉTODO DE ARMAZENAMENTO DE LEITE PARA DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO IÔNICO
22
O objetivo do trabalho foi definir o melhor método de armazenamento e horário de análise para determinação do teor de cálcio iônico no leite bovino.
 O experimento foi desenvolvido na Embrapa Clima Temperado - Pelotas/RS. Foram utilizadas amostras de leite de oito vacas Jersey em lactação
23
Conclui-se que o método de armazenamento e o horário de análise influenciam os níveis do cálcio iônico do leite bovino
A instabilidade do leite apresenta algumas características regionais, como não apresentar acidez titulável elevada (acima de 18ºD), permanecer com pH normal (6,6- 6,8), negativo no teste da fervura, além do resultado positivo ao teste do álcool
O objetivo do trabalho foi definir o melhor método de armazenamento e horário de análise para determinação do teor de cálcio iônico no leite bovino.
24
Material e Métodos
As vacas foram avaliadas quanto à ocorrência de mastite clínica pelo teste da caneca e mastite subclínica pelo CMT (Califórnia mastitis test) durante o período experimental
 O potenciômetro contou com eletrodo de íon seletivo para cálcio e outro eletrodo de referência, da marca Orion, com leitura direta em g/l.
Os dados foram analisados pelo programa estatístico - SAS (2001), sendo submetidos à análise de variância, considerando os efeitos de método, hora e interação método*hora
25
Os valores de Ca++ não se mantêm constantes nos referidos horários de análise e que houve interação método*hora significativa (p= 0,0008). 
diante do efeito de algum fator (como mudança de pH, temperatura, estocagem do leite) o cálcio e outros minerais podem realizar trocas entre as micelas de caseína e a fase aquosa para restabelecer equilíbrio iônico, porém algumas trocas podem ser rápidas e reversíveis
26
Resultados e discussões 
Houve efeito de método indicando que os valores de cálcio iônico diferem significativamente entre os métodos de armazenamento, diferença significativa entre os horários de análise .
27
Conclusão
Conclui-se que o método de armazenamento e o horário de análise influenciam os níveis do cálcio iônico do leite bovino. Na impossibilidade de realizar análise imediatamente após a ordenha; sugere-se a utilização de tubos com vácuo ou frascos com tampas bem fechadas.
28
Bibliografia
http://www.redalyc.org/pdf/495/49515040036.pdf
http://www.ufjf.br/baccan/files/2010/10/Aula-12-POTENCIOMETRIA-1S-2012.pdf
http://www.spq.pt/magazines/BSPQ/573/article/3000576/pdf
http://zeus.qui.ufmg.br/~valmir/qui221_potenc.ppt
http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/556
29

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes