Buscar

Fórum B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A legislação ambiental brasileira constitui um conjunto de normas jurídicas que se destinam a disciplinar a atividade humana para torná-la compatível com a proteção do meio ambiente. No Brasil, as leis voltadas para a conservação ambiental começaram a ser votadas a partir de 1981, com a Lei que criou a Política Nacional do Meio Ambiente. Posteriormente novas leis foram promulgadas, vindo a formar um sistema bastante completo de proteção ambiental e um dos mais avançados do mundo. Contudo conhecendo a nossa realidade ambiental fica clara a diferença do que está escrito na lei e o que é efetivamente colocaddo em prática. A maioria das leis que trata a questão ambiental é cumprida parcialmente ou nem são cumpridas em alguns casos, o que dificulta a melhoria do quadro ambiental brasileiro.
http://www.uesb.br/eventos/ebg/anais/4h.pdf
Apesar na nossa legislação ambiental ser considerada uma das melhores do mundo ela enfrenta um contradição gigantesca quando esbarra na sua aplicabilidade. No papel as leis são perfeitas, porém a realidade é bem diferente, podemos afirmar que a persistência dos problemas ambientais resulte da alta impunidade. Existem várias causas que acarretam na ineficácia da Lei de Crimes Ambientais e, entre elas, está a falta de mão-de-obra qualificada, inexistência de fiscalização efetiva em todo Brasil, falha em aplicação severa da lei, demora dos processos judiciais, má interpretação das leis, profissionais desqualificados para elaborar projetos e interpretar laudos periciais, etc. Um outro ponto relevante seria a questão do desenvolvimento do país está diretamente ligado aos nossos recursos naturais. Grande parte dos governantes tem receio de colocar em prática políticas ambientais, fazer valer a legislação ambiental, pois temem dessa forma reduzir o crescimento econômico do país. O meio ambiente vive um eterno dilema ao se defrontar com as questões pertinentes à preservação ambiental e o crescimento econômico da nação.
Pesquisa sobre crimes ambientais relevantes:
VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO
 No dia 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma da British Petroleum Deepwater Horizon, no Golfo do México, matou 11 pessoas e rompeu tubulações no fundo do oceano. Desde então, uma quantidade estimada de 779 milhões de litros de óleo vazaram no oceano, fazendo deste o maior acidente ambiental da história dos Estados Unidos , a causa do acidente seria por decisões tomadas por várias empresas e equipes de trabalho que contribuíram para o acidente que surgiu de um conjunto complexo e interligado de falhas mecânicas, julgamentos humanos, engenharia de projeto, execução operacional e interfaces de equipes. Uma semana após o desastre, autoridades americanas confirmaram ter encontrado pelo menos seis golfinhos e quase 40 tartarugas mortas no litoral sul dos Estados Unidos.
Cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, estimam que os impactos sobre o ecossistema durem dez anos.
Dentre os acidentes ambientais mais importantes da história do nosso país está a contaminação pelo material radioativo Césio 137.
 Um dos mais graves casos de exposição à radiação do mundo, o caso ocorreu em Goiânia (GO), em setembro de 1987. Dois catadores de lixo arrobaram um aparelho radiológico nos escombros de um antigo hospital, onde encontraram um pó branco que emitia luminosidade azul quando no escuro. Sem saber o altíssimo teor radioativo do material, os catadores o levaram a outros pontos da cidade.
De mão em mão, o Césio 137 se espalhou e contaminou pessoas, água, solo e ar. A radiação foi descoberta 16 dias após a primeira exposição, levando a um longo e trabalhoso processo de descontaminação. Pelo menos quatro pessoas morreram devido à exposição, e centenas de outras desenvolveram doenças por causa do contato com o Césio 137. Em 1996, a Justiça condenou, por homicídio culposo, três sócios e um funcionário do hospital abandonado a três anos e dois meses de prisão. Porém, as penas foram trocadas por prestação de serviços voluntários.
Infelizmente o que não faltam são episódios trágicos envolvendo crimes ambientais no Brasil e no mundo que podem exemplificar a importância da adoção e efetiva aplicação das leis ambientais e das penalidades relacionadas a este tipo de crime. O que se percebe facilmente é que a simples penalização não basta uma vez que os danos ambientais acarretam inúmeras consequências não só ao meio adjacente mas a toda população próxima das áreas afetadas.

Outros materiais