Buscar

Questões discursivas. linguistica geral docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1: Leia com atenção as reflexões de Lyons sobre a gramática:
“A razão pela qual os linguistas de hoje são tão insistentes com a distinção entre regras descritivas e prescritivas, é simplesmente que a gramática tradicional tinha um caráter acentuadamente normativo. O gramático acreditava que sua missão era formular os padrões de correção e impor, se necessário, aos falantes da língua, tais normas de comportamento.” (Lyons. Linguagem e linguística, 1987, p 55). 
Analisando a afirmação anterior, explique o ponto de vista descritivo que os linguistas têm em relação ao estudo de uma língua.
Resposta: Na linguística a ciência é descritiva e explicativa. Em relação ao estudo de uma língua, os linguistas analisam os fatos linguísticos de forma objetiva, sem julgar o que é certo ou errado, junto à ciência explicativa, que procura explicações para os fatos e fenômenos linguísticos observados, considera, então, as línguas como vivas, possíveis de transformações, sem que isso represente alguma perda ou dano para a língua. 
Questão 2: Leia com atenção o trecho de um diálogo relacionado ao ensino da Língua Portuguesa:
“Existem muito mais semelhanças do que diferenças entre as variedades do português do Brasil. Na verdade, se fosse possível colocar num dos pratos da balança os traços linguísticos que diferenciam as variedades mais padronizadas e as variedades menos padronizadas e, no outro prato, os traços linguísticos semelhantes, ficaríamos surpresos de ver como as semelhanças são em quantidade muitíssimo maior que as diferenças” (BAGNO, M. A Língua de Eulália: novela sociolinguística. 2001, p37-38).
Considerando as reflexões anteriores a respeito das variedades linguísticas, explique como ensinar a Língua Portuguesa na perspectiva linguística. Resposta: Não há negação pelo linguista quanto ao valor dos usos literários das línguas e o valor dos estudos dos usos literários nas escolas. O que o linguista nega é a atribuição de valor de correção ou pureza a um padrão linguístico e desvalorização de outro padrão. Nas escolas o ensino deve ser orientado a aceitar e valorizar as variedades linguísticas em sala de aula, objetivando o desenvolvimento das habilidades linguísticas do aluno ao invés de enquadrá-lo em um padrão construído artificialmente.
Questão 3: Reflita sobre o texto a seguir:
“A partir dos anos de 1870, a geração dos neogramáticos procurou mostrar que a mudança das línguas possui uma regularidade, segue uma necessidade própria, não dependendo da vontade dos homens. Com esse objetivo, desenvolveram uma teoria das transformações linguísticas baseada em método estritamente científico, afastando-se das especulações vagas e subjetivas que marcaram os estudos da linguagem no início do século XIX. De acordo com a escola dos neogramáticos, a linguística necessariamente deveria ter um caráter histórico, já que sua tarefa seria estudar as transformações das línguas em busca de explicações e formulações de regras de um “vir a ser” dessas línguas (...) A distinção feita por Saussure entre a investigação diacrônica e investigação sincrônica representa duas rotas que separam a linguística estática da linguística evolutiva”. (Costa, M A Estruturalismo. In Manual de Linguística. 2011, p117) 
Explique, de acordo com Saussure, o ponto de vista sincrônico e o ponto de vista diacrônico da língua. Resposta: Estudo sincrônico: É ver um momento só da língua, vamos estudar a língua hoje em um único momento, o linguista concentra suas observações em um determinado estado da língua, ignorando as transformações que a antecederam e as que sucederão. Quanto ao estudo diacrônico é uma análise da língua em seu processo de transformações históricas.
Questão 4: de acordo com o behaviorismo, todos os comportamentos do homem, inclusive a linguagem, podem ser descritos e explicados com base no esquema estímulo/resposta. Nessa perspectiva, explique o ensino de línguas estrangeiras na abordagem audiolingual.
Resposta: O professor deve ter atenção punindo respostas indesejadas, sendo o erro um esforço a ser evitado e reforçando respostas desejadas. O ensino das línguas se tornou muito apoiado em exercícios de repetição e imitação condicionando a resposta desejada. Primeiro o aluno exercita as habilidades orais, que é o ouvir e falar, internalizando e automatizando, para só depois exercitar as habilidades escritas.
Questão 5: Segundo Saussure, a língua é um sistema. Assim, cabe-nos entender como as unidades constitutivas desse sistema encontram-se relacionadas umas às outras. De acordo com essa perspectiva, explique no que consiste o eixo sintagmático e no que consiste o eixo paradigmático. Resposta: Os signos estão relacionados entre si com dois domínios diferentes que são o sintagmático e paradigmático. O eixo paradigmático é o das oposições, substitui e seleciona os elementos linguísticos. O eixo sintagmático é o eixo que permite a combinação de vários elementos linguísticos em uma relação linear.
Questão 6: Veja a imagem a seguir: (aparelho fonador)
O desenho representa diversas estruturas do aparelho fonador, como língua, palato, lábios, glote, etc. Assim, cada língua e seus respectivos usuários empregam as múltiplas combinações sonoras que o aparelho fonador permite.
Agora, descreva textualmente o que seriam as articulações bilabiais, retroflexas e labiodentais, indicando sua definição teórica. Em seguida, indique três palavras para cada um dos pontos de articulação. Resposta: Articulações bilabiais: é o som produzido com impedimento à passagem do ar formado pelos lábios: mato, pato, bato. Articulações retroflexas: é o som produzido com impedimento à passagem do ar formado pela língua que vai ao encontro do palato, com a ponta virada para trás: porta, porteira, tarde(dialeto caipira).Articulações labiodentais: é o som produzido com impedimento à passagem do ar formado pelo lábio indo ao encontro dos dentes superiores: faca, vaca, fala, voto.
Questão 7: Em linguística Geral você aprendeu que a Gramática Tradicional (GT) é prescritiva, enquanto a Linguística Moderna (LM) é descritiva e explicativa.
Quais são os preceitos que compõem a Gramática Tradicional ? Cite minimamente cinco características, explicando e contextualizando cada uma delas. Resposta: .*A gramática tradicional foca na língua escrita; *a ´língua escrita é superior à língua falada; * Há a eliminação das diferenças entre língua oral e língua escrita; * as mudanças que ocorrem nas línguas podem deteriorá-las, os iletrados tendem a corromper a língua; * a gramatica tradicional tem uma visão prescritiva: conjunto de regras que devem ser obedecidas pelos falantes ao falarem e escrever. Como consequência de todas essas questões há o preconceito linguístico de que a norma culta da gramática normativa é superior às outras.
Questão 8: Leia o poema a seguir: 
Ai, se sesse!
Se um dia nos se gostasse
Se um dia nos se queresse
Se nos dois se impariasse... Severino de Andrade Silva(Ze da Luz)
O texto escrito por Ze da Luz é marcado por diversos termos oralizados como ‘virge’, puxasse, cum, quarqué, tarvez, entre outros. Alguns trechos repetem a mesma estrutura sintática, variando apenas a palavra empregada.
Apoiando-se nos preceitos de Ferdinand Saussure, analise os dois excertos a seguir: 
a) ‘Se juntinho nós dois vivesse!/ Se juntinho nós dois morasse/ Se juntinho nós dois drumisse/ se juntinho nós dois morresse!”
b) ‘E a minha faca puxasse/E o buxo do céu furasse? / Talvez qui nós dois ficasse’
Agora responda: temos nesses excertos variações sintagmáticas ou paradigmáticas? Resposta: Existem as duas variações, pois as duas fazem parte de um sistema. Sintagmático é toda a combinação dos morfemas que obedece aos princípios da língua e paradigmáticos exerce um fator de combinação dos termos, uma escolha de palavras, que poderiam ser substituídas por outras, para passar a ideia desejada.
 Questão 9: Explique a dupla articulação da linguagem. Por que ela considerada um fator de economia linguística? Resposta; A dupla articulação é a organizaçãoda língua em dois planos: a primeira articulação é o domínio das formas significativas, objetos da morfologia e da sintaxe. Na segunda articulação é o domínio das formas sem significado, estudados pela fonologia. A dupla articulação corresponde ao princípio da economia linguística através do qual é possível ao falante produzir um número infinito de enunciados com base em seu conhecimento de unidades significativas da língua e de um número limitado de unidades sonoras da língua. É a principal característica que distingue a linguagem humana da suposta linguagem dos animais.
Questão 10: Segundo a teoria linguística de Chomsky, a que diz respeito o programa de princípios e parâmetros? Resposta: É a gramática gerativo-transformacional, hoje chamada de Teoria de Princípios e Parâmetros. Neste programa as regras são efeitos de princípios universais, que é a Gramática Universal e parâmetros de variação que são particulares de cada língua, formando a base para uma teoria da aquisição.

Outros materiais