Buscar

FORMAÇÃO INSTRUTORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0532_AV_201401280706 » FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401280706 - INGRAS DE OLIVEIRA CARNEIRO
	Professor:
	CESAR AUGUSTO LESSA PINHEIRO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 18:20:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201401546259)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Todo processo de treinamento para apresentar resultados precisa ser monitorado e avaliado. Quando isso não acontece corre-se o risco de acontecer imprevistos, equívocos que não são corrigidos em tempo hábil e comprometem a eficácia do processo. No treinamento existe um procedimento ou ¿passo¿ chamado de realimentação. Qual a importância dessa etapa ?
		
	
Resposta: A REALIMENTAÇÃO é o feedback sobre os resultados e açoes de melhorias. Sua importância é enfatizar o que foi abordado e proporcionar melhorias na organização, assim p funcionário se sente valorizado e motivado a trabalhar.
	
Gabarito: Esse passo se caracteriza pela aplicação de procedimento de mensuração do processo de treinamento, através de alguns indicadores e, principalmente, dos resultados das avaliações feitas na prática do dia-a-dia dos treinandos, pós-treinamento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401402536)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A realização de treinamentos demanda a seleção adequada de quais propostas de treinamento devem ser realizadas no plano de treinamento da organização. Qual a ferramenta principal para definição destes treinamentos?
		
	
Resposta: Diagnosticar a nesssedidade, planejar todos os contéudos, dominar o tema, ser didático, ser ético, ser flexivel, clareza na comunicação.
	
Gabarito: OP aluno deverá indicar que a ferramenta é o Levantamento das necessidades de treinamento (LNT)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401560153)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No contexto da nossa disciplina, duas são as categorias associadas às informações obtidas em um processo ensino-aprendizagem. São elas:
		
	
	Técnicas, lógicas e racionais;
	
	Comportamentais, humanísticas, seriadas e de abstração plena;
	 
	Técnicas e comportamentais;
	
	Operacionais, administrativos, executivos e de liderança;
	
	Abertos e fechados ou relativos e absolutos;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402047464)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de treinamento é também entendido como um processo de educação profissional . Como está vinculado à educação é desejável que as pessoas que trabalham nessa área tenham formação e/ou características específicas da área. Há vários profissionais que trabalham na área de T&D. Mencione quatro categorias de profissionais que atuam em T&D.
		
	
	Profissional de qualquer formação - Psicólogos - Psiquiatra - Matemáticos.
	 
	Pedagogos - Psicólogos - Especialistas em Gestão de RH - Assistentes Sociais.
	
	Assistentes Sociais - Psicólogos - Contadores - Operadores de som.
	
	Pedagogos - Advogados - Antropólogos - Sociólogos
	
	Técnicos em informática - Suporte - Psicólogos - Especialistas em RH.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401560151)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ações de capacitação podem ser observadas como sistemas, conforme estudado pelo gestor de pessoas. Nesse sentido, qual das opções a seguir melhor se enquadraria na ideia de sistema?
		
	
	Saída (diagnóstico das necessidades de capacitação), processamento (execução do evento), entrada(pagamento do treinamento) e realimentação (feedback sobre os resultados e ações de melhoria);
	 
	Entradas (diagnóstico das necessidades de treinamento), processamento (execução do treinamento), saída (empregado treinamento) e realimentação (feedback sobre os resultados e ações de melhoria);
	
	Processamento (diagnóstico das necessidades de treinamento), entrada (execução do treinamento), saída (empregado treinamento) e realimentação (feedback sobre os resultados e ações de melhoria);
	
	Realimentação (diagnóstico das necessidades de treinamento), processamento (execução do treinamento), entrada (empregado treinamento) e saída (feedback sobre os resultados e ações de melhoria);
	
	Processamento (execução do treinamento), entrada e saída (fluxo de planejamento, LNT e diagnóstico incremental;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401543948)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O treinamento, a educação quando é centrada no professor é chamada de:
		
	 
	Pedagogia tradicional
	
	Todas as respostas acima
	
	Autodidata
	
	Andragogia
	
	Heutagogia
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401947097)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No passado, o Instrutor poderia preocupar-se, apenas, com a entrega da mensagem, do conteúdo programático, da melhor maneira que pudesse. E confiava na relação Instrutor-aluno para que o processo se concretizasse e a aprendizagem ocorresse. Hoje, isto mudou! Baseado nesta afirmativa, assinale a questão que aponta, pelo menos, uma das preocupações que o Instrutor precisa ter com o elemento Comunicação
		
	
	Pode atuar de maneira tranquila pois, cabe ao treinando a responsabilidade exclusiva de prestar atenção e compreender o que o Instrutor fala
	
	Mesmo que o aluno não compreenda na hora em que o Instrutor fala, este não deve preocupar-se com isto pois, se o conteúdo estiver bem elaborado, quando o treinando estiver na operação, ele poderá lembrar do que foi dito e, portanto, compreender o que foi falado
	
	Considerando a diversidade de recursos que temos na contemporaneidade, o aluno se não entender em sala de aula, poderá procurar por mais informações quando estiver fora do ambiente de aprendizagem formal
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao solicitado pelo enunciado da questão
	 
	Precisa preocupar-se com a compreensão do treinando, já que ele é o responsável imediato pela transmissão das informações contidas no conteúdo do curso
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401988467)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No contexto da comunicação oral na instancia de preparação de instrutores, encontramos as seguintes características: 1-Aspecto fisiológico: está relacionado com o uso da nossa voz, com as variações de altura e intensidade dos sons que emitimos; 2-Aspecto fisiológico: com o comprometimento de todo nosso corpo na postura que adotamos e nos gestos que manifestamos; 3-Aspecto fisiológico: com as condições de recepção ou audição daquele que ouve nossa mensagem; 4-Aspecto Psicológico: está vinculado às emoções e aos sentimentos que experimentamos ao falar e com o interesse, a disposição e a atenção de nosso ouvinte. Assinale a alternativa correta:
		
	
	A opção 1 está correta. As demais estão erradas.
	
	A opção 1 está errada. As demais estão corretas
	 
	As opções 1-2-3 e 4, estão corretas.
	 
	A opção 1-3 e 4 estão corretas. A opção 2 está errada.
	
	A opção 1-2-3 estão corretas. As demais estão erradas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401978856)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta.
		
	
	A dramatização empresarial deve ser encarada como diversão, como uma ferramenta alternativa e também como um verdadeiro dispositivo.
	 
	Vivência, relato, avaliação, descobertas e o estabelecimento do compromisso pessoal com as mudanças percebidas como necessárias são as cinco etapas do CAV.
	 
	A utilização de filme em treinamentos pode ser uma tentativa de valorização do tempo. O auxílio de recursos audiovisuais, quando bem utilizados, possui um efeito interessantíssimo nos treinamentos.
	
	Figuras, diagramas, vídeos curtos ou músicas tornam o conteúdo de uma apresentação mais interessante. Portanto, não há nada de errado em usar e abusar desses recursos instrucionais.
	
	As músicas utilizadas para ilustrar treinamentos necessariamente não precisam ter qualquer ligação com o que virá a seguir, tampouco servir como um suporte para que o treinamentonão fique sem realce.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401971688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em treinamentos é muito comum o uso de métodos variados para propiciar e facilitar o processo de aprendizagem do treinando. Dentre as alternativas a seguir, apenas uma é INCORRETA.
		
	
	Exposição dialogada
	
	Seminários
	 
	Entrevistas
	
	Método expositivo
	
	Método individualizado

Outros materiais