Buscar

Reações Químicas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
JOICE KELLY NOVAIS
WESLEY SILVA BARROS
WESLEY NASCIMENTO
P15
Reações químicas
ILHÉUS - BAHIA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
JOICE KELLY NOVAIS
WESLEY SILVA BARROS
WESLEY NASCIMENTO
Reações químicas
	Trabalho apresentado como parte do crédito da disciplina de Química Geral-Pratica, ministrado pela professora Luana Novaes.
ILHÉUS - BAHIA
2014
1 Introdução
As Leis das reações químicas foram um conjunto de descobertas que influenciaram o progresso dos estudos químicos e de todas as ciências que dependem dela. Durante as reações, as moléculas iniciais são “desmontadas” e os seus átomos são reaproveitados para “manter” novas moléculas.
	No cotidiano estas reações acontecem o tempo todo, no preparo de alimentos, na digestão, não combustível dos automóveis, no aparecimento de ferrugem e etc...
Há porém diversos tipos de reações químicas, o que evidencia um determinada reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial.
Reação de síntese ou adição – São aquelas que duas ou mais substâncias originam um novo produto: A+B=C
Reação de análise ou decompisição: Nessa reação, um única substância gera dois ou mais produtos: A=B+C. Ex: Eletrólise, fotólise e pirólise.
Reação de simples troca: Ocorre quando uma substância simples reage com uma composta, originando novas substâncias.
Reações de dulpa troca: Dois reagentes reagem formandodois produtos, ou seja, duas substâncias compostas reagem formando novas substâncias compostas.
Exite também as reações de oxi-redução, onde ocorre a troca de elétrons entre as espécies reagentes.As espécies que cedem elétrons são as redutoras, e as que recebem elétrons são as oxidantes. Em muitas reações há liberação de calor e essas são chamadas de exotérmicas, as que absorvem calor são as endotérmicas.
2 Materiais e procedimentos
2.1 Matérias
2.1.1 Vidraria
Tubos de ensaio
Estante para tubos
Fio de cobre
2.1.2 Reagentes
Solução de NaOH 0,1mol/L
Solução de HCl 0,1mol/L
Fenolftaleína
Solução de NaCl 1mol/L
Solução de AgN 5% m/v
2.2 Procedimentos 
Coloque em um tubo de ensaio cerca de 2mL de hidróxido de sódio 0,1mol/L. A essa solução adicione 2 gotas de fenolftaleína. Coloque 2mL de ácido clorídrico 0,1 mol/L na solução final. 
Em um tubo de ensaio, adicionar cerca de 5,0 mL de solução de cloreto de sódio. Adicionar algumas gotas de solução de nitrato de prata.
Em um tubo de ensaio contendo cerca de 3 mL de solução de nitrato de prata, imergir cerca de 1cm de fio de cobre. Continuar a pratica e observar após cinco minutos.
3 Discursão e Conclusão dos dados
3.1 Reação ácido base
HCl + NaOH → NaCl + 
 Ao adicionar fenolftaleína ao hidróxido de sódio a solução sofreu uma alteração de cor para o rosa, e adicionando ácido clorídrico à solução volta para a cor inicial devido a neutralização do ácido com a base. Este procedimento se refere a uma reação ácido-base. 
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados.
Utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização há sempre formação de moléculas de água líquida.
3.2 Reação de precipitação
AgNO3 (aq) + NaCl (aq) → NaNO3 (aq) + AgCl(s) ↓
 Ao adicionar nitrato de prata à solução de cloreto de sódio ocorre a formação de um corpo de fundo e a solução apresenta uma coloração tendendo para o branco. Após um tempo em repouso a solução volta a sua coloração inicial, transparente, e todo corpo solido se aloja no fundo do recipiente. Esta é uma reação de precipitação onde dois líquidos reagem para a formação de uma determinada quantidade de sólido.
Reação de oxirredução
Cu + 2AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2Ag
 Ao imergir um fio de cobre em uma solução de nitrato de prata, a solução apresenta uma coloração azulada e formação de bolhas de oxigênio na haste de cobre que a princípio parecem cristais, em um determinado tempo ocorre a ruptura da haste de cobre, pois, cobre puro solido é liberado em forma de em uma reação de oxirredução. 
Como já dito inicialmente, uma reação de oxirredução é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula, são imediatamente recebido por outros.
5 Referências
Livros
Brow, L.S.; Holme, T.A. Química geral: aplicada à engenharia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman: Porto Alegre, 2001.

Continue navegando