Buscar

Aula 5 Aluno

Prévia do material em texto

Aula 5
Tema: A Configuração do Estado Moderno e o Território como elemento essencial do
Estado
Objetivos:
O aluno deverá ser capaz de:
1 – entender como se deu historicamente a formação do Estado Moderno a partir da
Paz de Vestefália;
2 – compreender que o território, como elemento essencial do Estado, delimita seu poder de império;
3 – analisar o território a partir de uma visão espacial multidimensional;
Estrutura do Conteúdo
Esta aula será apresentada com base nos conteúdos estabelecidos no Capítulo 3 da Unidade II do Livro Didático de Ciência Política. Leia-os em momento anterior à sua apresentação pelo professor em sala de aula.
Tópicos:
O Estado Moderno e sua configuração a partir de Vestefália – Aqui se analisará o processo histórico que desencadeará na formação do chamado Estado Moderno a partir da Paz de Vestefália. Com ela se dá simbolicamente a passagem de uma organização política típica da medievalidade para uma formação política típica da modernidade, mais especificamente com o surgimento do Estado Absoluto e a criação do Direito Internacional Público, tal qual é concebido nos dias atuais. Também é a partir deste período que é possível estabelecer o conceito de Estado partir da coexistência dos seus três grandes elementos essenciais (povo, território e soberania una e indivisível).
Território: a delimitação espacial do poder, - O território é componente material da estrutura do Estado, indispensável à sua existência como base geográfica do poder estatal e a base física sobre a qual o Estado irá exercer sua jurisdição soberana. Nesta linha, define ele os limites dentro dos quais se exerce a soberania do Estado, com exclusão da soberania de qualquer outro Estado.
O caráter multidimensional do território – O território deve ser visto sob uma perspectiva multidimensional, uma vez que a base física delimitadora do limite de
atuação jurisdicional do Estado não se restringe ao elemento terrestre, podendo, ainda incluir o espaço marítimo e o espaço aéreo, bem como áreas destacáveis do núcleo territorial do Estado. Assim, enquanto delimitação espacial do poder, projeta ele a ideia de que soberania se estende sobre o solo, o subsolo, as águas interiores, o mar territorial e o espaço aéreo sobrejacente, perfazendo assim o caráter multidimensional do território.
Recursos Físicos
Quadro, Pincel, Datashow, internet para pesquisas.
Aplicação: Articulação teoria e prática:
Foi noticiado na imprensa a ocorrência de um assassinato no interior de navio mercante com bandeira da Nauru (pequena ilha no Pacífico Sul, com território inferior a 22 km quadrados) a 10 milhas marítimas de distância da linha de base do território brasileiro. A fim de realizar a entrega de produtos extraídos na ilha e comercializados para o exterior, o referido navio dirigia-se a uma plataforma da Petrobrás situada a 15 milhas marítimas de distância da costa brasileira, que explora petróleo a uma profundidade de 6 mil metros (pré-sal). Na reportagem, o jornalista afirmou que as autoridades brasileiras seriam competentes para investigar e julgar o crime já que o mesmo teria ocorrido dentro de seu território (o chamado mar territorial). Além disso, informou a reportagem, que a pequena extensão territorial de Nauru era fator impeditivo para que se reconhecesse a mesma como um Estado detentor de soberania. Analisando as informações acima, responda:
a) Procedem argumentos apresentados pelo jornalista para sustentar a competência das autoridades brasileiras no que se refere à investigação e julgamento do crime?
Sim, o território brasileiro e a lei brasileira 12 milhas.
b) Estaria o Brasil autorizado a explorar atividade econômica fora de seu mar territorial sem a permissão da comunidade internacional?
Não, tem que ter a permissão, pois tem direito a exploração 
Considerações adicionais:
Para enriquecer seus conhecimentos, como leitura complementar, indicam-se: BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10ª ed, ver. e atual. São Paulo: Malheros
Editora, 1997.
COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação histórica dos Direitos humanos. VII Edição. São Paulo: Saraiva, 2010.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. São Paulo:
Saraiva, 1995.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes