Buscar

EXERCÍCIOS DE SINTAXE I

Prévia do material em texto

Luís Fernando Veríssimo se firmou como escritor por meio da profissão de jornalista. A partir de 1970, começou a escrever crônicas para o jornal Folha da Manhã e logo se consagrou como escritor.
A definição do gênero Crônica até hoje é uma questão polêmica. Segundo o autor Jorge de Sá, no livro A Crônica, a aparência de simplicidade "decorre do fato de que a crônica surge primeiro no jornal, herdando a sua precariedade, esse seu lado efêmero de quem nasce no começo de uma leitura e morre antes que se acabe o dia, no instante em que o leitor transforma as páginas em papel de embrulho, ou guarda os recortes que mais lhe interessam no arquivo pessoal. O jornal, portanto, nasce, envelhece e morre a cada 24 horas. Nesse contexto, a crônica também assume sua transitoriedade, dirigindo-se inicialmente a leitores apressados, que leem nos pequenos intervalos da luta diária, no transporte ou no raro momento de trégua que a televisão lhes permite. Sua elaboração também se prende a essa urgência: o cronista dispõe de pouco tempo para datilografar o seu texto, criando-o, muitas vezes, na sala enfumaçada de uma redação. Mesmo quando trabalha no conforto e no silêncio de sua casa, ele é premiado pela correria com que se faz um jornal, o que acontece mesmo com suplementos semanais, sempre diagramados com certa antecedência.
À pressa de escrever, junta-se a de viver. Os acontecimentos são extremamente rápidos, e o cronista precisa de um ritmo ágil para poder acompanhá-los. Por isso a sua sintaxe lembra alguma coisa desestruturada, solta, mais próxima da conversa entre dois amigos do que propriamente do texto escrito. Dessa forma, há uma proximidade maior entre as normas da língua escrita e da oralidade, sem que o narrador caia no equívoco de compor frases frouxas, sem a magicidade da elaboração, pois ele não perde de vista o fato de que o real não é meramente copiado, mas recriado. O coloquialismo, portanto, deixa de ser a transcriação exata de uma frase ouvida na rua, para ser a elaboração de um diálogo entre o cronista e o leitor, a partir do qual a aparência simplória ganha sua dimensão exata.
Quantos períodos há no primeiro parágrafo? Classifique-os em simples ou compostos.
Classifique a oração “... e logo se consagrou como escritor.”
“A definição do gênero Crônica até hoje é uma questão polêmica” Esse período é simples ou composto? Por quê?
“... de quem nasce no começo de uma leitura e morre antes que se acabe o dia...” Analise esse período.
“O jornal, portanto, nasce, envelhece e morre a cada 24 horas.” Analise esse período.
“À pressa de escrever, junta-se a de viver.” Analise esse período.
“O coloquialismo, portanto, deixa de ser a transcriação exata de uma frase ouvida na rua...” Analise esse período.
Na oração “Os acontecimentos são extremamente rápidos”, classifique o sujeito e o predicado.
No período “Por isso a sua sintaxe lembra alguma coisa desestruturada, solta, mais próxima da conversa entre dois amigos do que propriamente do texto escrito.” Indique a função sintática dos termos sublinhados.
Na coordenação as orações são unidas sem que uma dependa da outra sintaticamente, isto é, são orações independentes (completas sintaticamente) que vêm ligadas por conjunções ou simplesmente justapostas.
Explique de maneira sucinta a oração justaposta.
Diferencie as orações sublinhadas em termos semânticos:
O chão está molhado porque choveu.
Choveu porque o chão está molhado.

Outros materiais