Buscar

AV2 GENÉTICA 2015.2

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0010_AV2_ » GENÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	DEISE MARA MACHADO DE MATTOS
	Turma: 9002/TF
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 01/12/2015 09:06:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201401859111)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Defina doença monogênica:
		
	
Resposta: Doença derivada de um único gene mutante.
	
Gabarito: São doenças causadas por apenas um gene mutante.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401477660)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Na década de 70, o DNA era o componente celular mais difícil de ser analisado. Sua sequência de nucleotídeos de enorme tamanho e monotonia química era geralmente analisada por meios indiretos como a sequência de proteínas e análise genética. A partir da década de 70, novas tecnologias foram desenvolvidas permitindo o isolamento e a purificação de genes específicos num processo chamado de clonagem gênica. A partir daí, o DNA tornou-se, então, a molécula mais fácil de ser analisada sendo possível isolar regiões específicas, obtê-las em grande quantidade e determinar a sua sequência numa velocidade de milhares de nucleotídeos por dia. De acordo com o que foi abordado, explique o papel das endonucleases de restrição como ferramenta do DNA Recombinante.
		
	
Resposta: As endonucleases são enzimas que irão fazer a divisão do DNA em uma região com determinada sequência de nucleotídeos, isolando-a para posterior análise.
	
Gabarito: As endonucleases de restrição ou tesouras moleculares (também conhecidas como enzimas de restrição) são enzimas encontradas naturalmente em bactérias, utilizadas para realizar cortes nas cadeias de nucleotídeos (tanto do RNA quanto do DNA). Cada enzima de restrição corta o material genético em sequências específicas de DNA, produzindo um conjunto de fragmentos menores.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401477665)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(ENADE, 2008) O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas. Em seu trabalho, Mendel afirmava que os fatores, que hoje chamamos de genes, separavam-se na formação dos gametas e se uniam na formação do zigoto. Além disso, argumentava que diferentes fatores se separavam nesse processo de maneira independente entre si. Essas duas afirmações correspondem a observações citológicas da meiose, tal como esta ocorre na maioria das espécies, as quais mostram, respectivamente, que:
		
	 
	as cromátides irmãs se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
	
	os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
	 
	os cromossomos homólogos se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
	
	as cromátides irmãs se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
	
	os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401470011)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A espermatogênese é o processo de formação dos espermatozóides que ocorre nas gônadas masculinas denominadas de testículos. As células do testículos estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos onde os espermatozóides são produzidos. Em humanos, o processo de formação dos espermatozóides leva aproximadamente 64 dias e divide-se em quatro fases. Na espermatogênese, o período que converte as espermátides em espermatozóides é chamado de:
		
	
	período de fecundação
	
	período de crescimento
	 
	período de maturação
	 
	período de diferenciação
	
	período germinativo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401962112)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas. Assinale a alternativa que contém os as denominações das bases pirimídicas:
		
	 
	Guanina, timina e uracila;
	 
	Citosina, timina e guanina;
	 
	Adenina, timina e uracila
	 
	Adenina, citosina e timina
	 
	Citosina, timina e uracila;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401867194)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação às heranças recessivas ligadas ao X, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmação(ões) VERDADEIRA(S): I - Uma mutação ligada ao X se expressa em todos as mulheres que a herdam, mas apenas nos homens homozigóticos para esse mesmo loco. Como consequência, os distúrbios recessivos ligados ao X geralmente se restringem às mulheres e quase não são vistos nos homens. II- As mulheres heterozigóticas normalmente não são afetadas, embora algumas possam expressar a afecção com uma intensidade variável devido, novamente, a inativação ao acaso de um de seus cromossomos X. III- Neste tipo de herança, o gene responsável pela afecção jamais será transmitido diretamente do homem para o seu filho, mas sim de um homem afetado para todas as suas filhas mulheres.
		
	
	I, II e III.
	
	Somente I.
	 
	Somente I e II.
	
	Somente I e III.
	 
	Somente II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401911412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando o cromossomo X em cada célula é inativado ao acaso no início do desenvolvimento embrionário das fêmeas, isto indica:
		
	
	herança monogênica
	 
	inativação do X
	
	herança recessiva ligada ao X
	
	herança autossômica dominante
	
	herança autossômica recessiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401467964)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O zigoto é formado pela união do gameta feminino com o gameta masculino, cada um com metade do número de cromossomos da espécie. Modificações no número cromossômico, geralmente, ocorrem devido à presença ou ausência de um ou mais cromossomos no gameta. Estas mutações cromossômicas do tipo numéricas são chamadas de aneuploidia. Sobre as aneuploidias assinale a alternativa correta:
		
	 
	A síndrome de Down é a mais frequente aneuploidia na espécie humana e se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21.
	
	A síndrome de Klinefelter é uma monossomia sendo o cariótipo do indivíduo 45, X.
	
	A síndrome de Turner ocorre exclusivamente no sexo masculino e se caracteriza pela presença de duplo Y.
	
	A síndrome de Edward causa em recém-nascidos malformações congênitas múltiplas e retardamento mental. Foi à primeira trissomia autossômica identificada na espécie humana.
	
	A síndrome de Patau é uma tetrassomia do cromossomo 13, causa retardo mental acompanhado de graves malformações do sistema nervoso central.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401911441)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois de muitos estudos surge a possibilidade da manipulação genética que permitiu os avanços na análise do DNA. Para isso novas técnicas foram desenvolvidas, dentre elas:
		
	
	pesquisas forenses
	
	teste de paternidade
	 
	tecnologia do DNA recombinante
	
	identificação cromossômica
	
	pesquisa de distúrbios genéticos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401470048)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo estudos realizados por diversos pesquisadores, atualmente, 5% das crianças no mundo nascem com uma doença hereditária ou congênita e quase 40% dos adultos são geneticamente predispostos a desenvolver doenças comuns como diabetes, câncer e doenças do coração, dentre outras. PORQUE O diagnóstico genético está baseado apenas em critérios clínicos e em testes bioquímicos de produtos genéticos ou da ausência de determinados genes. No entanto a terapia gênica é a introdução de um gene em tecido somático cujo produto pode aliviar o defeito causado pela perda ou mau funcionamento de um gene vital oude seu respectivo produto.
		
	 
	as duas opções são verdadeiras, mas a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	as duas opções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	a segunda afirmação é verdadeira, e a primeira é falsa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes