Buscar

Ética Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0120_AV2_201401345905 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401586396)
	Pontos: 1,3  / 1,5
	A enfermeira do plantão constatou que o médico prescreveu um medicamento em dose inadequada. A mesma resolveu administrar o medicamento na dose adequada e não comentar com ninguém para não prejudicar o médico. Desceva a conduta ÉTICA da enfermeira, mediante ao Código dos profisionais de enfermagem.
		
	
Resposta: Primeiramente a enfermeira só deve realizar a medicação por ordem escrita, exceto os casos de emergência em que o médico está ao seu lado pedindo para que faça a medicação e depois a preescreve, e como estava errada ela deveria informar particularmente ao médico o seu erro para que esse o concertasse, porque em outro plantão a medicação continuaria sendo feita incorretamente.
	
Gabarito: Não ética, porque alterou a dosagem sem consultar o responsável pela prescrição.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não ética, porque alterou a dosagem sem consultar o responsável pela prescrição.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401504357)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
		
	
Resposta: Preparar e fazer as medicações conforme ordem médica e logo depois do procedimento assim que o médico já houver atendido o caso, pedir para que o mesmo prescreva a medicação usada no ato da emergência nopaciente em seu prontuário.
	
Gabarito: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402099791)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei baseada no sentido espiritualista e impregna a consciência do homem e lhe indica o verdadeiro fim é considerada:
		
	
	Lei da robótica.
	
	Lei da Física.
	
	Lei Juridica.
	
	Lei da Gestalt.
	 
	Lei Natural.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401494274)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para estar habilitado ao exercício legal da profissão na administração pública direta e indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e dos Territórios, o enfermeiro e todo o pessoal de enfermagem, necessariamente, precisam estar registrados na seguinte entidade de classe:
		
	
	Sindicato Regional de Enfermagem.
	 
	Conselho Regional de Enfermagem.
	
	Associação Brasileira de Enfermagem.
	
	Associação dos Servidores Públicos.
	
	Conselho Federal de Enfermagem
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401569979)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em virtude de dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
		
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	 
	O segredo profissional fundamenta-se na confiança, na confidência, na moral, na ética, na beneficência, na autonomia , na veracidade nos aspectos sociais e na justiça.
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	A revelação ADEQUADA de um segredo ou inadvertidos comentários em corredores ou enfermarias pode prejudicar a recuperação do paciente, pode trazer intranqüilidade ou desespera-lo, podendo não leva-lo a prática de um suicídio.
	 
	O núcleo do tipo é revelar, empregado no sentido de contar a uma pessoa o que sabe. Basta que o segredo seja revelado a uma só pessoa, por qualquer meio. Uma carta, um telefonema, numa conversa qualquer.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401555105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato:
		
	 
	c) imperícia.
	
	a) negligente.
	
	b) imprudente.
	
	e) omisso
	
	d) descuidoso.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402099864)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia as AFIRMATIVAS abaixo, com relação ao enfermeiro enquanto educador.
I - De acordo com a resolução 306/2006 o enfermeiro  não deve apenas indicar, demonstrar e conscientizar, mas também realizar a educação permanente, não se prendendo apenas ao problema ou atual patologia do paciente.
II - O enfermeiro deve tratar a atual patologia e prevenir as futuras, mantendo seu cliente informado dos fatores de risco e possibilidades de adquirir determinadas doenças.
III - O enfermeiro deve oferecer treinamento aos usuários incapazes.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	II,III.
	 
	I, II.
	
	I,III.
	 
	II.
	
	I,II,III.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402128020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	CONSIDERANDO que o estágio curricular supervisionado é definido pela legislação educacional vigente como ¿atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes de ensino técnico e de graduação pela participação em situações reais de vida e de trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado sob a responsabilidade e coordenação de instituição de ensino¿; Descreva a Lei que dispõe sobre indicativos para a realização de estágio curricular supervisionado de estudantes de enfermagem de graduação e do nível técnico da educação profissional;
		
	 
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-358/2009 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-298/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-209/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2010 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402082037)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Resolução Cofen nº 303, de 23 de junho de 2005 - Dispõe sobre a autorização para a(o) enfermeira(o) assumir a Coordenação como responsável técnica(o) do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde - PGRSS. Favor identificar algumas ações do enfermeiro:
		
	
	O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduosde Serviços de Saúde, não precisa apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Criminal, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	
	Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular e os inscritos com autorização provisória no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
	 
	Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Administrativa, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401569972)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes