Buscar

PRINCIPIO DAS CIENCIAS E REST DOS MATERIAIS - QUESTÕES

Prévia do material em texto

A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	
	
	A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
		
	
	formação estrutural e geometria
	 
	composição, estrutura e processamento
	
	todas as opções estão erradas
	
	formatação e processamento
	
	somente a estrutura de formação
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502636977)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Materiais avançados.
	
	Compósitos;
	
	Polímeros;
	 
	Cerâmicas;
	
	Metais;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502636982)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Compósitos
	
	Cerâmicas
	 
	Metais
	
	Materiais avançados
	
	Polímeros
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503194921)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
		
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	 
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503194917)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
		
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	 
	Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Um outro aspecto importante da teoria cristalográfica é a definição de Fator de Empacotamento Atômico (FEA), que expressa a razão entre o volume de átomos no interior de uma célula unitária e o volume da própria célula unitária.
Considerando a teoria cristalográfica e a definição de FEA, calcule este fator para uma célula cúbica de face centrada (CFC).
 
		
	 
	0,74
	
	1,00
	
	0,87
	
	0,70
	
	0,47
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502731041)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	 
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503198915)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
		
	
	Ligação Alotrópica
	 
	Ligação Covalente
	
	Ligação Iônica
	
	Ligação de Tetravalente
	
	Ligação Eutetóide
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503198820)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
		
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	 
	Iônica, Covalente e Metálica
	
	Metálica e Impulsiva
	
	Isotópica e Metálica
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503167583)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Qual destas estruturas cristalinas não é encontrada nos metais comuns?
		
	
	Cúbica de corpo centrado
	
	N/A
	
	Cúbica de face centrada
	 
	Cúbica simples
	
	Hexagonal compacta
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502647141)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
		
	 
	12
	
	3
	
	2
	 
	8
	
	6
	As forças que atuam emum plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de:
		
	
	Cisalhamento
	
	Compressão
	
	Ruptura
	 
	Torção
	 
	Flexão
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502731320)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear =E, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre=E, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
 
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio
	69
	Magnésio
	 45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
           
		
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502821415)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EMTODA A SUA ESTRUTURA.
		
	
	Poliestireno.
	 
	Aço.
	
	Madeira.
	
	Borracha.
	
	Água.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502821412)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos  obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade.
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material, enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Tanto o material A como o material B não estão associados aos conceitos de cristalinidade.
	 
	O material "B" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto A é amorfo.
	
	O material "A" apresenta não padrão amorfo em sua microestrura, assim como B.
	 
	O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
	
	O material "A" apresenta não padrão cristalino em sua microestrura, assim como B.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502810359)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	No ensaio de um material através de um corpo de prova será obtido o registro com os dados necessários para compor o gráfico Tensão x Deformação. Os valores das cargas obtidas, que divididos pela área deste corpo de prova, fornecem os resultados das tensões que estão corretos na alternativa:
		
	
	A tensão não poderá ser associada a esforço de carga
	
	Somente a tensão de ruptura
	
	Somente a tensão máxima
	
	Somente a tensão máxima e de ruptura
	 
	A tensão máxima, de ruptura e escoamento
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502731326)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
		
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
		Um conjunto de valores para temperatura, pressão e outras variáveis que descrevem a natureza do material, é o conceito de:
		
	
	
	
	 
	Condição de Estado
	
	
	Condição aleatória
	
	
	Condição crítica
	
	
	Propriedade aleatória
	
	
	Variável crítica
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		As representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição, são a definição de:
		
	
	
	
	
	Projeção de diagrama
	
	 
	Diagrama de fases
	
	 
	Diagrama aleatório
	
	
	Curva de projeção decadente
	
	
	Diagrama de Lineu
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 
 
 
 
		
	
	
	
	
	A liga corresponde a uma liga de composição eutetóide.
	
	 
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
	
	
	A perlita consiste em uma mistura de ferrita e cementita.
	
	
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de austenita e abaixo, tem-se perlita.
	
	
	A microestrura originada é denominada.
	
	
	
		4.
		Qual tipo de diagrama apresenta limitações  na previsão de fases obtidas em situações fora das condições de equilíbrio?
		
	
	
	
	 
	Diagrama de desequilíbrio
	
	
	Diagrama de Moon
	
	
	Diagrama seccional
	
	
	Diagrama de projeção perfeita
	
	 
	Diagrama de fases
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Com a adição de elementos de liga à um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que:
		
	
	
	
	 
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "solvente"
	
	 
	os átomos não ocupam posições atômicas na rede cristalina
	
	
	não existem átomos ¿soluto¿
	
	
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "dissolvidos"
	
	
	não existe formação de solução sólida
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No Diagrama de Equilíbrio o sistema ternário é constituído por:Monotético
	
	
	Peritético
	
	
	Isomorfo
	
	 
	Pseudobinário
	
	
	Sintético
		No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
		
	
	
	
	 
	Têmpera
	
	
	Normalização
	
	
	Recristalização do Grão
	
	
	Austenização
	
	 
	Revenimento
	
	
	
		2.
		Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
		
	
	
	
	 
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	 
	Remoção de tensões.
	
	
	Diminuição da espessura.
	
	
	Alteração da cor do aço.
	
	
	Diminuição do volume.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Para que servem os tratamentos térmicos de materiais?
		
	
	
	
	 
	Alterar as microestruturas e a ductibilidade dos materiais.
	
	
	Alterar o tamanho dos grãos e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar as microestruturas e como consequência, aumentar as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	
	Alterar as microestruturas e como consequência, reduzir as propriedades mecânicas dos materiais.
	
	 
	Alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a um objetivo do tratamento térmico de materiais?
		
	
	
	
	 
	Manter o material imutável
	
	
	Remoção da usinabilidade
	
	
	Diminuição da dureza
	
	
	Remoção da resistência mecânica
	
	
	Remoção de tensões
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A frase; "uma maneira prática de representar a dependência da transformação com o tempo em relação à temperatura", está relacionada a que alternativa abaixo?
		
	
	
	
	
	Diagramas de medição radioativa
	
	 
	Diagramas de mudanças gravimétricas
	
	
	Perfis de densidade
	
	
	Tabelas de ebulição
	
	 
	Diagramas de transformação de fases
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O Tratamento Térmico viabiliza que uma peça seja tratada dentro de especificação técnica e a obtenção de propriedades importantes devido as microestruturas presentes na composição. UM material passando pelas curvas de início e fim de transformação, terá como produto final o microconstituinte:
		
	
	
	
	
	Marquensita
	
	
	Gipsita
	
	
	Sílica
	
	 
	Perlita
	
	 
	Austenita
	Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos?
		
	
	Os aços apresentam maiores quantidades de carbono que os ferros fundidos;
	
	Os ferros fundidos são formados apenas pelo elemento ferro, enquanto os aços apresentam certa quantidade de carbono;
	
	Os aços necessitam de outros elementos de liga, enquanto os ferros fundidos são formados apenas por ferro e carbono;
	 
	Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços;
	
	Os aços e os ferros fundidos apresentam a mesma quantidade de carbono, porém os aços apresentam outros elementos de liga em menores proporções.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503141620)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	A microestrutura dos Ferros Fundidos, denominados FoFos, é controlada pela composição química e pelo processo de fabricação. De uma forma geral, sob o ponto de vista da estrutura do ferro fundido os dois fatores considerados os mais importantes no processo de obtenção estão descritos corretamente na alternativa:
		
	
	O teor de silício não é determinante no processo
	 
	O teor de silício e a velocidade de resfriamento
	 
	O teor de silício sem associação com a velocidade de resfriamento
	
	O teor de carbono e a temperatura elevada
	
	A velocidade de resfriamento prejudica no processo
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502732327)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	Temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	 
	Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	
	Taxa de resfriamento.
	
	Tempo de permanência na temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	Atmosfera em que o resfriamento/aquecimento ocorre.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502845368)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Os tratamentos termoquímicos são realizados em condições ambientais que promovem uma modificação parcial da composição química do material com o objetivo fundamental de aumentar a dureza e a resistência ao desgaste na superfície. Os tratamentos termoquímicos mais importantes são, EXCETO
		
	
	cementação
	 
	carbonetação
	
	nitretação
	 
	lixiviação
	
	cianetação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503141634)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	"Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. É caracterizado pela presença de veios de grafita em sua microestrutura. Da mesma forma, a grafite, entrecortando a matriz metálica, absorve vibrações, facilita a usinagem e confere ao ferro fundido uma melhor estabilidade dimensional." Considere o texto descrito e assinale opção correta que descreve o material citado:
		
	 
	Ferro Fundido Grafitado
	
	Ferro Fundido Nodular
	
	Ferro Fundido Maleável
	 
	Ferro Fundido Cinzento
	
	Ferro Fundido Branco
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502810384)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Uma liga é um material metálico feito de múltiplos elementos. A este respeito, o latão é uma liga de:
		
	
	Cobre e Alumínio.
	
	Cobre e Magnésio.
	 
	Cobre e Zinco.
	
	Cobre e Estanho.
	
	Cobre e Ferro.
	Assinale a alternativa que indica quais fatores influenciam os Tratamentos Térmicos.
		
	 
	Tamanho dos grãos atmosfera do forno, manutenção da temperatura abaixo da zona critica, aquecimento.
	
	Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura abaixo da zona critica, aquecimento.
	 
	Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	Resfriamento, tamanho dos grãos, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	Tamanho dos grãos, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503188185)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, que consiste no aquecimento acima da zona crítica e no resfriamento rápido. Seu objetivo em geral é:
		
	 
	Reduzir limite de escoamento.
	 
	Aumentar dureza, resistência a tração, compressão e limite de escoamento
	
	Aumentar elasticidade, ductibilidade e densidade
	
	Reduzir dureza, resistência a tração e compressão.
	
	Aumentar resiliência, alongamento e estricção.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502845358)
	 Fórum de Dúvidas (1)Saiba  (1 de 1)
	
	Nos tratamentos térmicos em aços-carbonos comuns, a(o):
		
	 
	revenido sempre gera aumento de dureza
	
	dureza após têmpera diminui com o aumento do teor de carbono do aço tratado
	
	recozimento pleno diminui o tamanho de grão quando comparado com a normalização.
	 
	objetivo da martêmpera é diminuir o risco de empeno e trincamento
	
	perlita se transforma em martensita quando resfriada rapidamente
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502816423)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
		
	 
	Aumentando a dureza do aço.
	
	Diminuindo à resistência a tração.
	
	Diminuindo as tensões internas quando o material é resfriado a altíssimas taxas.
	
	Diminuindo a dureza.
	
	Aumentando a ductilidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503202012)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
		
	
	menor a dureza do grão
	 
	maior a dureza do grão
	
	aumenta a irregularidade do grão
	 
	maior o tamanho do grão
	
	menor o tamanho do grão
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502732360)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%.
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns.
	 
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	 
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%.
	Assinale a alternativa que indica quais fatores influenciam os Tratamentos Térmicos.
		
	 
	Tamanho dos grãos atmosfera do forno, manutenção da temperatura abaixo da zona critica, aquecimento.
	
	Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura abaixo da zona critica, aquecimento.
	 
	Resfriamento, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	Resfriamento, tamanho dos grãos, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	Tamanho dos grãos, atmosfera do forno, manutenção da temperatura acima da zona critica, aquecimento.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503188185)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, que consiste no aquecimento acima da zona crítica e no resfriamento rápido. Seu objetivo em geral é:
		
	 
	Reduzir limite de escoamento.
	 
	Aumentar dureza, resistência a tração, compressão e limite de escoamento
	
	Aumentar elasticidade, ductibilidade e densidade
	
	Reduzir dureza, resistência a tração e compressão.
	
	Aumentar resiliência, alongamento e estricção.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502845358)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Nos tratamentos térmicos em aços-carbonos comuns, a(o):
		
	 
	revenido sempre gera aumento de dureza
	
	dureza após têmpera diminui com o aumento do teor de carbono do aço tratado
	
	recozimento pleno diminui o tamanho de grão quando comparado com a normalização.
	 
	objetivo da martêmpera é diminuir o risco de empeno e trincamento
	
	perlita se transforma em martensita quando resfriada rapidamente
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502816423)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
		
	 
	Aumentando a dureza do aço.
	
	Diminuindo à resistência a tração.
	
	Diminuindo as tensões internas quando o material é resfriado a altíssimas taxas.
	
	Diminuindo a dureza.
	
	Aumentando a ductilidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503202012)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
		
	
	menor a dureza do grão
	 
	maior a dureza do grão
	
	aumenta a irregularidade do grão
	 
	maior o tamanho do grão
	
	menor o tamanho do grão
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502732360)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%.
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns.
	 
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	 
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%.
	O processo de fratura é normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes. No modo frágil podemos afirmar que:
		
	 
	O material se deforma substancialmente antes de fraturar.
	
	O material se deforma muito antes de fraturar e o processo de propagação da trinca pode ser muito lento.
	
	Este tipo de trinca é denominado estável porque ela para de se propagar, a menos que haja um aumento da tensão aplicada no material.
	 
	O material se deforma pouco antes de fraturar e o processo de propagação da trinca pode ser muito veloz.
	
	O processo de desenvolve de forma relativamente lenta à medida que a trinca propaga.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503188188)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação aos custos indiretos decorrentes da corrosão podemos citar:
		
	 
	Uso de materiais para prevenir a corrosão.
	 
	Atrasos, litígios, multas, indenizações, desgaste da imagem, danos ambientais, custos compensatórios.
	
	Mão de obra e equipamentos
	
	Inspeção, manutenção e reparos.
	
	Reposição de partescorroídas, perda de produtividade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503149826)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O conceito para um determinado material que descreve sobre: " É a deformação plástica que ocorre em materiais sujeitos as tensões constantes e temperaturas elevadas", está correto na alternativa:
		
	
	Corrosão
	 
	Fadiga
	
	Frágil
	 
	Fluência
	
	Dúctil
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502812788)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
		
	
	Área do Eletrólito
	 
	Área Anódica
	
	Área do Circuito Metálico
	 
	Área Catódica
	
	Área de Corrosão
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502732373)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	As propriedade mecânicas dos aços carbono deterioram-se a baixas temperaturas.
	
	A microestrutura geralmente é composta de perlita e ferrita.
	
	Apresentam facilidade de conformação e soldagem.
	
	Apresentam baixa dureza e alta ductilidade.
	 
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503149818)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De forma geral, o processo de fratura,normalmente, tem um contexto amplo quanto à sua ocorrência e pode gerar grandes acidentes. O mesmo envolve duas etapas principiais que são a formação de trinca e propagação. Ao tratar-se de uma material Frágil, podemos considerar que o fator Trinca apresentará a característica de:
		
	 
	Ocorrer a deformação substancialmente antes de fraturar
	
	Desenvolver-se lentamente à medida que a trinca propaga
	
	Aplicar-se somente ao material dúctil
	 
	Ser instável por se propagar mesmo sem aumento da tensão aplicada
	
	Não ocorre o processo de trinca
	O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados naws cozinha domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar:
		
	 
	Pode ser utilizado em temperaturas superiores a 750oC, que a forma do recipiente será mantida.
	 
	O Alumínio possui excelente laminação, sendo considerado comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza e uma boa fusibilidade.
	
	Possui alta resistência à corrosão.
	
	O Alumínio é um material pouco tenaz que encrua-se sob trabalhos mecânicos a quente.
	
	É geralmente um metal maleável e muito dúctil.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503188215)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica. Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o que permite:
		
	 
	A produção de alumina a preços menos competitivos.
	 
	A produção de alumina a preços mais competitivos.
	
	A produção de alumina com baixa condutividade elétrica
	
	A produção de alumínio de alta resistência mecânica
	
	A produção de alumina de alta dureza
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503188214)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície. Atualmente os maiores produtores mundiais de alumínio são:
		
	 
	Estados Unidos e o Canadá
	
	Canadá e Brasil
	
	Estados Unidos e Inglaterra
	
	Brasil e Argentina
	
	Estados Unidos e Brasil
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503202214)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O alumínio apresenta diferenças de propriedades físicas e químicas que levam a diferenças de sua soldagem em comparação com a de outros metais. O processo mais usado para juntas de menor espessura, utilizando usualmente argônio, Hélio ou misturas de ambos como gases de proteção é o processo de soldagem:
		
	 
	TIG
	
	Por fusão
	
	Por fricção
	
	Por oxi acetileno
	
	MIG/MAG
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503191915)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido." Esta afirmação diz respeito a qual material abaixo?
		
	 
	granito
	
	mármore
	
	calcário
	
	brita
	 
	Alumínio
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502812791)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um determinado material tem como características a excelente laminação, considerado um metal comercialmente puro com teores de 99,0%, apresentando baixa dureza, uma boa fusibilidade, além de pode ser reciclado. Apesar da matéria-prima principal ser de fácil extração, o processo de transformação exige muita energia. Assinale a opção correta que descreve o nome deste material considerado na classificação dos Não Ferrosos e a cite a sua matéria prima de origem, respectivamente ?
		
	 
	Alumínio e Bauxita
	
	Aço inxodável e Carbeto
	
	Polímero e Xisto
	
	Alumínio e Bainita
	
	Ferro e Ferrita
	Na soldagem de alumínio, o uso de preaquecimento e de um maior aporte térmico é comum na soldagem de juntas de maior espessura para garantir a formação da poça de fusão e evitar problemas de falta de fusão. Os processos mais usados são MIG e TIG. Em ambos os processos, a seleção do consumível é baseada na composição química e em aspectos mecânicos e metalúrgicos.
Entre as características destes processos, NÃO podemos citar:
		
	 
	O preaquecimento na soldagem do alumínio deve ser superior a 205ºC.
	
	A soldagem TIG é usada principalmente para juntas de menor espessura.
	
	Na soldagem TIG, maiores teores de Hélio permitem uma melhor fusão do metal de base.
	
	Na soldagem TIG, os gases de proteção usuais são argônio, Hélio ou misturas de ambos.
	
	O processo MIG/MAG é mais usado para juntas de maior espessura, apresentando velocidade de soldagem muito superior ao processo TIG.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502629971)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Engenheiro:
Aprendemos que a utilização de Diagramas de Equilíbrio está restrito a taxas de resfriamento baixas, sendo assim você foi apresentado aos Diagramas TTT, que consideram as transformações de fases para taxas de resfriamento de moderadas à elevadas. Como as Propriedades Mecânicas dos materiais e a sua utilização industrial estão diretamente relacionadas com o aparecimento das novas fases presentes, é muito importante que você conheça bem o nome dos Tratamentos Térmicos que a elas estão associadas.
 
		
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Letra A = Tratamento Térmico de Recozimento;
	
	Letra B = Tratamento Térmicode Normalização
	
	Letra T e E = Têmpera
	
	A Dureza obtida na letra A e menor que a obtida em T
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502637033)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Muitos materiais metálicos necessitam da adição de elementos de liga para sua utilização. Sendo assim, o que são os elementos de liga nos materiais metálicos?
		
	 
	É quaisquer elementos adicionados a liga com a função de alterar determinadas propriedades do material;
	 
	São elementos metálicos adicionados à liga com a função de alterar uma ou mais propriedades do material;
	
	Nenhuma das afirmações anteriores está correta;
	
	É quaisquer elementos adicionados a liga, porém não causam mudanças significativas nas propriedades do material.
	
	São elementos metálicos adicionados à liga que não causam mudanças significativas nas propriedades do material;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502732403)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Diversos fatores influenciam a corrosão, entre eles a acidez do meio em combinação com a temperatura do mesmo. Considerando o exposto e a o gráfico a seguir, analise as proposições e identifique a INCORRETA:
 
 
		
	 
	O pH sempre afeta a taxa de corrosão.
	
	Em temperaturas diferentes, não há igualdade das taxas de corrosão.
	
	A temperatura sempre afeta a taxa de corrosão.
	
	A taxa de corrosão é maior nos ambientes de menor pH.
	
	A taxa de corrosão aumenta com a temperatura.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502732461)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir da Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, com o surgimento de polímeros que puderam substituir polímeros naturais como a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, NÂO podemos afirmar:
		
	 
	Copolímero é uma macromolécula contendo dois ou mais tipos de monômeros em sua estrutura.
	 
	Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pela extensão da molécula.
	
	Crosslink ou ramificações são ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros.
	
	Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.
	
	Homopolímero é uma macromolécula derivada de um único tipo de monômero.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502732439)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O cobre é o metal mais antigo manipulado pelo homem e transformado em utensílios úteis. Estima-se que as primeiras ferramentas tenham sido feitas por volta de 7.000 A.D na região entre os rios Tigres e Eufrates. Apesar da sua antiguidade, o Cobre encontrou lugar na metalurgia moderna, sendo ligado a vários outros elementos. A liga Cobre¿Zircônio (Cu-Zr) é um exemplo desta versatilidade.
Com relação as características desta importante liga, NÂO podemos citar:
 
		
	 
	- O tratamento térmico não aumenta a condutividade elétrica do Cu-As que, neste caso, pode ser utilizado sem preocupação em instalações elétricas.
	
	Esta liga possui propriedades semelhantes às do Cu-Cr, porém níveis de resistência mecânica mais elevados, particularmente no que diz respeito à resistência ao amolecimento e à fluência.
	
	O limite de solubilidade do zircônio no cobre chega a 0,24%, sendo possível a aplicação do tratamento térmico de solubilização e envelhecimento, que proporciona o chamado endurecimento por precipitação.
	
	Nesta liga, a solubilização é realizada em temperaturas da ordem de 900 a 980ºC e, após resfriamento rápido, o envelhecimento é realizado em temperaturas de 400 a 450ºC, em tempos de 1 a 2 horas.
	
	Na construção elétrica, este tipo de cobre ligado é usado na fabricação de lamelas de comutadores sujeitas a solicitações severas, enrolamentos de motores elétricos severamente solicitados, bases de diodos, chaves comutadoras e eletrodos para soldagem elétrica.

Outros materiais