Logo Passei Direto
Buscar

Questionario 1,2,3 e 4 Respondido

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A posição do algarismo zero perante os demais algarismos que compõem um número faz total diferença na contabilização dos algarismos significativos. Em alguns casos, sua presença não é relevante. Já em outros, faz muita diferença na representação final.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a quantidade de algarismos significativos correspondente a cada número, é correto afirmar que:
I. ( ) 468 possui três algarismos significativos.
II. ( ) 115,98 possui cinco algarismos significativos.
III. ( ) 9,0014 possui cinco algarismos significativos.
IV. ( ) 0,00690 possui cinco algarismos significativos.
F, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
V, V, F, V.

Analise o fluxograma a seguir: Em um teste de mesa, o usuário informou corretamente os seguintes valores para as variáveis A, B, X e Y respectivamente: 8, 4.6, 12 e 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, marque a alternativa correta a respeito da saída deste fluxograma:
A soma de um tipo real e um inteiro resulta em um tipo inteiro.
O resultado em Z pode ser do tipo real, mesmo Z sendo inteiro.
Os valores de A, X e Y são do tipo real.
C é um inteiro após a execução do fluxograma.
Z recebe 3 e o tipo resultante é um inteiro.

Analise com atenção o algoritmo a seguir: inicio leia os valores de Y e Z SE Z>Y ENTÃO faça Z = Z – Y mostrar na saída o valor de Z SENÃO mostrar na saída a mensagem: “Valores inválidos”. fim
Suponha que um usuário, durante teste de mesa, informou os seguintes valores para Y e Z respectivamente: 3 e 9. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que será exibido na tela:
como Z(9) é maior que Y(3), então será feita a subtração, onde a variável Z recebe o valor dela menos o valor de Y, exibindo na tela o valor 6.
como as variáveis Z e Y são de tipos diferentes, então, após a execução do código será apresentada a mensagem “Valores inválidos”.
o algoritmo está inconsistente, faltam passos dentro desta sequência, como a definição do tipo de Z e do tipo de Y, logo, nada será exibido.
para qualquer valor de Y maior que Z, será exibida na tela a subtração do valor de Y por Z, que, nesse caso, é 6.
a única condição para exibir a mensagem “valores inválidos” é para quando Y for diferente de Z, todas as outras mostram o resultado da subtração.

As linguagens de programação de alto nível, apesar de próximas da linguagem humana, estão bem distantes da linguagem compreendida pelo computador: linguagem de máquina. As linguagens de alto nível são mais simples de se programar, pois utilizam palavras e expressões próximas da língua falada. Por outro lado, a programação em linguagem de máquina, ou de baixo nível, é mais difícil de se programar, uma vez que utiliza apenas 0s e 1s na programação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos e linguagens de programação, analise as afirmativas a seguir.
I. As variáveis nas linguagens de programação são representadas por traço ‘-‘ e, em seguida, pelo nome da variável.
II. O operador de concatenação de cadeia de caracteres em algoritmos e na maior parte das linguagens é o sinal de mais ‘+’.
III. Em um fluxograma, o losango pode representar a entrada do usuário e uma estrutura de repetição.
IV. Em um algoritmo, ao dizer: “Exibir o valor da soma”, significa que o valor de uma variável será apresentado na saída padrão do sistema operacional.
I e II.
II e IV.
I e IV.
II, III e IV.
I e III.

O sistema de numeração binário é o mais utilizado na linguagem de programação de computadores; sua dinâmica consiste em utilizar os algarismos 0 e 1 que, combinados, representam informações como letras, palavras, textos, entre outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conversão entre bases numéricas, pode-se afirmar que a representação do número 21 no sistema binário é dado por:
(10101)2
(10011)2
(11010)2
(10010)2
(11011)2

Analise com atenção o seguinte fluxograma que representa a execução de um algoritmo:
Considerando o fluxograma acima e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as afirmativas a seguir:
I. Neste fluxograma podemos observar a presença de uma estrutura condicional que compara o valor em A e o valor em B.
II. Sabendo que o símbolo <> significa diferente, se o valor em A for igual ao valor em B, o algoritmo apresentará erro.
III. Se o valor em A for maior que o valor em B, sabendo que <> significa diferente, então será apresentado a mensagem “Bom Dia”.
IV. Independentemente do valor na variável A ou do valor na variável B, o fim será alcançado neste algoritmo.
II e III.
III e IV.
I e IV.
II e IV.
I e III.

O sistema computacional é composto por diversas partes de hardware e por várias partes de software. O coração deste ambiente é o processador, o responsável por executar os programas do computador. O computador também possui memória, geralmente, vários tipos diferentes em um único sistema. A memória é usada para armazenar programas, enquanto o processador os executa, além de armazenar os dados que os programas estão manipulando. O computador também possui dispositivos para armazenar dados ou trocar dados com o mundo exterior.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arquitetura de computadores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O armazenamento primário diz respeito à memória que é volátil, ou seja, possui armazenamento temporário.
II. ( ) O armazenamento secundário, como o nome já diz, é para dados sem importância, por isso, é temporário.
III. ( ) A unidade lógica aritmética, também chamada de unidade de controle, realiza o controle das operações matemáticas.
IV. ( ) A unidade lógica aritmética e a unidade de controle, juntas, compõem o que nós conhecemos como UCP (Unidade Central de Processamento).
V, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, V, F.

Os sistemas de numeração podem ser posicionais, caracterizados por associar um determinado valor a posição na qual o algarismo ocupa ou sistemas não posicionais, em que não existe uma relação estabelecida para a localização do algarismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas posicionais: decimal, binário, octal e hexadecimal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O sistema decimal possui base 10 e faz uso de dez símbolos para representar todas as quantidades.
II. ( ) O sistema binário possui base 2 e é indicado pela combinação dos algarismos 0 e 1.
III. ( ) O sistema octal trabalha com a base 8 e utiliza os algarismos de 0 a 8.
IV. ( ) O sistema hexadecimal utiliza a base 16 e sua representação é feita com os algarismos de 0 a 15.
V, F, V, F.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.

Algoritmo é o termo que define um procedimento que possui uma solução para um problema. Também é comumente usado para definir um conjunto de regras que uma máquina (em especial um computador) segue para atingir um objetivo específico. Porém, algoritmos nem sempre se aplicam a atividades mediadas por computador. O termo pode ser usado para representar as etapas seguidas para fazer uma pizza ou resolver um cubo mágico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Como exemplo de nome de variável inválido em um algoritmo, podemos citar este: minha-variavel.
II. Os caracteres de traço como ‘-’ e ‘_’ não podem ser utilizados, uma vez que, na programação, eles têm seus papeis já definidos ou reservados.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Na pretensão de solucionar um modelo matemático com auxílio do cálculo numérico, é inevitável a ocorrência de erros, uma vez que na grande maioria dos casos são utilizados dados aproximados. No entanto, é preciso atenção, pois a propagação do erro pode ocasionar resultados distantes ou sem nexo ao correto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a relação entre a quantidade de dígitos e a precisão de um cálculo com números irracionais, é possível afirmar que:
quanto maior a número de dígitos antes da vírgula, mais correto será o resultado.
quanto maior o número de dígitos após a vírgula, maior será a precisão do cálculo.
quanto maior a quantidade de pontos e vírgulas, melhor será a resposta do cálculo.
quanto maior a quantidade de números diferentes de zero, mais específico será o cálculo.
quanto maior a quantidade de dígitos, mais exato será o resultado da operação.

A linguagem C possui comandos específicos para entrada e saída de dados. Assinale a alternativa verdadeira sobre o comando PRINTF. esse não é um comando de entrada ou saída de dados. é um comando usado para entrada de dados. permite exibir na tela textos e valores associados a variáveis. não faz parte da biblioteca padrão “stdio.h”. printf é apenas um comando e não pode ser chamado de função.

As estruturas de repetição são extremamente úteis na linguagem C. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta. o laço while é útil para repetições indeterminadas. O laço while garante que pelo menos uma vez os comandos sejam executados. a estrutura for é uma estrutura determinada. Existem 3 estruturas de repetição. A estrutura do-while faz sua verificação ao final dos comandos.

Acerca dos operadores usados no código acima, responda a alternativa incorreta: O operador >= também pode ser usado ao contrário (=>) O operador && (linha 8) é um operador lógico. O operador >= (linha 7) é um operador relacional. O operador < (linha 8) significa “menor que”. O operador = (linha 6) é um operador de atribuição.

Dentre os procedimentos passiveis para a determinação do zero de uma função, há o Método do Meio Intervalo (MMI) também conhecido como Método da Bisseção, que é capaz de determinar a raiz de uma função após várias iterações, partindo de um determinado intervalo.
Sobre o Método do Meio Intervalo, analise as afirmativas a seguir:
I. A cada iteração, a média do intervalo é dividida pela metade.
II. O MMI possui convergência linear.
III. Nesta metodologia, é desnecessário a raiz se localizar no intervalo inicial.
IV. A estimativa da raiz é feita a partir da média geométrica do intervalo inicial.
II e III.
I e III.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A posição do algarismo zero perante os demais algarismos que compõem um número faz total diferença na contabilização dos algarismos significativos. Em alguns casos, sua presença não é relevante. Já em outros, faz muita diferença na representação final.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a quantidade de algarismos significativos correspondente a cada número, é correto afirmar que:
I. ( ) 468 possui três algarismos significativos.
II. ( ) 115,98 possui cinco algarismos significativos.
III. ( ) 9,0014 possui cinco algarismos significativos.
IV. ( ) 0,00690 possui cinco algarismos significativos.
F, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
V, V, F, V.

Analise o fluxograma a seguir: Em um teste de mesa, o usuário informou corretamente os seguintes valores para as variáveis A, B, X e Y respectivamente: 8, 4.6, 12 e 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, marque a alternativa correta a respeito da saída deste fluxograma:
A soma de um tipo real e um inteiro resulta em um tipo inteiro.
O resultado em Z pode ser do tipo real, mesmo Z sendo inteiro.
Os valores de A, X e Y são do tipo real.
C é um inteiro após a execução do fluxograma.
Z recebe 3 e o tipo resultante é um inteiro.

Analise com atenção o algoritmo a seguir: inicio leia os valores de Y e Z SE Z>Y ENTÃO faça Z = Z – Y mostrar na saída o valor de Z SENÃO mostrar na saída a mensagem: “Valores inválidos”. fim
Suponha que um usuário, durante teste de mesa, informou os seguintes valores para Y e Z respectivamente: 3 e 9. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que será exibido na tela:
como Z(9) é maior que Y(3), então será feita a subtração, onde a variável Z recebe o valor dela menos o valor de Y, exibindo na tela o valor 6.
como as variáveis Z e Y são de tipos diferentes, então, após a execução do código será apresentada a mensagem “Valores inválidos”.
o algoritmo está inconsistente, faltam passos dentro desta sequência, como a definição do tipo de Z e do tipo de Y, logo, nada será exibido.
para qualquer valor de Y maior que Z, será exibida na tela a subtração do valor de Y por Z, que, nesse caso, é 6.
a única condição para exibir a mensagem “valores inválidos” é para quando Y for diferente de Z, todas as outras mostram o resultado da subtração.

As linguagens de programação de alto nível, apesar de próximas da linguagem humana, estão bem distantes da linguagem compreendida pelo computador: linguagem de máquina. As linguagens de alto nível são mais simples de se programar, pois utilizam palavras e expressões próximas da língua falada. Por outro lado, a programação em linguagem de máquina, ou de baixo nível, é mais difícil de se programar, uma vez que utiliza apenas 0s e 1s na programação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos e linguagens de programação, analise as afirmativas a seguir.
I. As variáveis nas linguagens de programação são representadas por traço ‘-‘ e, em seguida, pelo nome da variável.
II. O operador de concatenação de cadeia de caracteres em algoritmos e na maior parte das linguagens é o sinal de mais ‘+’.
III. Em um fluxograma, o losango pode representar a entrada do usuário e uma estrutura de repetição.
IV. Em um algoritmo, ao dizer: “Exibir o valor da soma”, significa que o valor de uma variável será apresentado na saída padrão do sistema operacional.
I e II.
II e IV.
I e IV.
II, III e IV.
I e III.

O sistema de numeração binário é o mais utilizado na linguagem de programação de computadores; sua dinâmica consiste em utilizar os algarismos 0 e 1 que, combinados, representam informações como letras, palavras, textos, entre outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conversão entre bases numéricas, pode-se afirmar que a representação do número 21 no sistema binário é dado por:
(10101)2
(10011)2
(11010)2
(10010)2
(11011)2

Analise com atenção o seguinte fluxograma que representa a execução de um algoritmo:
Considerando o fluxograma acima e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as afirmativas a seguir:
I. Neste fluxograma podemos observar a presença de uma estrutura condicional que compara o valor em A e o valor em B.
II. Sabendo que o símbolo <> significa diferente, se o valor em A for igual ao valor em B, o algoritmo apresentará erro.
III. Se o valor em A for maior que o valor em B, sabendo que <> significa diferente, então será apresentado a mensagem “Bom Dia”.
IV. Independentemente do valor na variável A ou do valor na variável B, o fim será alcançado neste algoritmo.
II e III.
III e IV.
I e IV.
II e IV.
I e III.

O sistema computacional é composto por diversas partes de hardware e por várias partes de software. O coração deste ambiente é o processador, o responsável por executar os programas do computador. O computador também possui memória, geralmente, vários tipos diferentes em um único sistema. A memória é usada para armazenar programas, enquanto o processador os executa, além de armazenar os dados que os programas estão manipulando. O computador também possui dispositivos para armazenar dados ou trocar dados com o mundo exterior.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arquitetura de computadores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O armazenamento primário diz respeito à memória que é volátil, ou seja, possui armazenamento temporário.
II. ( ) O armazenamento secundário, como o nome já diz, é para dados sem importância, por isso, é temporário.
III. ( ) A unidade lógica aritmética, também chamada de unidade de controle, realiza o controle das operações matemáticas.
IV. ( ) A unidade lógica aritmética e a unidade de controle, juntas, compõem o que nós conhecemos como UCP (Unidade Central de Processamento).
V, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, V, F.

Os sistemas de numeração podem ser posicionais, caracterizados por associar um determinado valor a posição na qual o algarismo ocupa ou sistemas não posicionais, em que não existe uma relação estabelecida para a localização do algarismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas posicionais: decimal, binário, octal e hexadecimal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O sistema decimal possui base 10 e faz uso de dez símbolos para representar todas as quantidades.
II. ( ) O sistema binário possui base 2 e é indicado pela combinação dos algarismos 0 e 1.
III. ( ) O sistema octal trabalha com a base 8 e utiliza os algarismos de 0 a 8.
IV. ( ) O sistema hexadecimal utiliza a base 16 e sua representação é feita com os algarismos de 0 a 15.
V, F, V, F.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.

Algoritmo é o termo que define um procedimento que possui uma solução para um problema. Também é comumente usado para definir um conjunto de regras que uma máquina (em especial um computador) segue para atingir um objetivo específico. Porém, algoritmos nem sempre se aplicam a atividades mediadas por computador. O termo pode ser usado para representar as etapas seguidas para fazer uma pizza ou resolver um cubo mágico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Como exemplo de nome de variável inválido em um algoritmo, podemos citar este: minha-variavel.
II. Os caracteres de traço como ‘-’ e ‘_’ não podem ser utilizados, uma vez que, na programação, eles têm seus papeis já definidos ou reservados.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Na pretensão de solucionar um modelo matemático com auxílio do cálculo numérico, é inevitável a ocorrência de erros, uma vez que na grande maioria dos casos são utilizados dados aproximados. No entanto, é preciso atenção, pois a propagação do erro pode ocasionar resultados distantes ou sem nexo ao correto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a relação entre a quantidade de dígitos e a precisão de um cálculo com números irracionais, é possível afirmar que:
quanto maior a número de dígitos antes da vírgula, mais correto será o resultado.
quanto maior o número de dígitos após a vírgula, maior será a precisão do cálculo.
quanto maior a quantidade de pontos e vírgulas, melhor será a resposta do cálculo.
quanto maior a quantidade de números diferentes de zero, mais específico será o cálculo.
quanto maior a quantidade de dígitos, mais exato será o resultado da operação.

A linguagem C possui comandos específicos para entrada e saída de dados. Assinale a alternativa verdadeira sobre o comando PRINTF. esse não é um comando de entrada ou saída de dados. é um comando usado para entrada de dados. permite exibir na tela textos e valores associados a variáveis. não faz parte da biblioteca padrão “stdio.h”. printf é apenas um comando e não pode ser chamado de função.

As estruturas de repetição são extremamente úteis na linguagem C. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta. o laço while é útil para repetições indeterminadas. O laço while garante que pelo menos uma vez os comandos sejam executados. a estrutura for é uma estrutura determinada. Existem 3 estruturas de repetição. A estrutura do-while faz sua verificação ao final dos comandos.

Acerca dos operadores usados no código acima, responda a alternativa incorreta: O operador >= também pode ser usado ao contrário (=>) O operador && (linha 8) é um operador lógico. O operador >= (linha 7) é um operador relacional. O operador < (linha 8) significa “menor que”. O operador = (linha 6) é um operador de atribuição.

Dentre os procedimentos passiveis para a determinação do zero de uma função, há o Método do Meio Intervalo (MMI) também conhecido como Método da Bisseção, que é capaz de determinar a raiz de uma função após várias iterações, partindo de um determinado intervalo.
Sobre o Método do Meio Intervalo, analise as afirmativas a seguir:
I. A cada iteração, a média do intervalo é dividida pela metade.
II. O MMI possui convergência linear.
III. Nesta metodologia, é desnecessário a raiz se localizar no intervalo inicial.
IV. A estimativa da raiz é feita a partir da média geométrica do intervalo inicial.
II e III.
I e III.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.

Prévia do material em texto

Questionário 1 
1. Pergunta 1 
0/0 
A posição do algarismo zero perante os demais algarismos que compõem um número faz total 
diferença na contabilização dos algarismos significativos. Em alguns casos, sua presença não é 
relevante. Já em outros, faz muita diferença na representação final. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a quantidade de algarismos 
significativos correspondente a cada número, é correto afirmar que: 
I. ( ) 468 possui três algarismos significativos. 
II. ( ) 115,98 possui cinco algarismos significativos. 
III. ( ) 9,0014 possui cinco algarismos significativos. 
IV. ( ) 0,00690 possui cinco algarismos significativos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
V, V, F, F. 
 
F, F, F, V. 
 
V, V, F, V. 
 
F, F, V, V. 
 
Correta: 
V, V, V, F. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Analise o fluxograma a seguir: 
 
 
 
 
 Em um teste de mesa, o usuário informou corretamente os seguintes valores para as variáveis A, B, 
X e Y respectivamente: 8, 4.6, 12 e 9. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre 
algoritmos, marque a alternativa correta a respeito da saída deste fluxograma: 
Ocultar opções de resposta 
 
Z recebe 3 e o tipo resultante é um inteiro. 
Resposta correta 
 
C é um inteiro após a execução do fluxograma. 
 
Os valores de A, X e Y são do tipo real. 
 
Incorreta: 
A soma de um tipo real e um inteiro resulta em um tipo inteiro. 
 
O resultado em Z pode ser do tipo real, mesmo Z sendo inteiro. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Analise com atenção o algoritmo a seguir: 
inicio 
 
 leia os valores de Y e Z 
 SE Z>Y ENTÃO 
 faça Z = Z – Y 
 mostrar na saída o valor de Z 
 SENÃO 
 mostrar na saída a mensagem: “Valores inválidos”. 
 
fim 
Suponha que um usuário, durante teste de mesa, informou os seguintes valores para Y e Z 
respectivamente: 3 e 9. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, 
assinale a alternativa que apresenta corretamente o que será exibido na tela: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
como Z(9) é maior que Y(3), então será feita a subtração, onde a variável Z recebe o valor dela 
menos o valor de Y, exibindo na tela o valor 6. 
Resposta correta 
 
como as variáveis Z e Y são de tipos diferentes, então, após a execução do código será apresentada a 
mensagem “Valores inválidos”. 
 
o algoritmo está inconsistente, faltam passos dentro desta sequência, como a definição do tipo de Z e 
do tipo de Y, logo, nada será exibido. 
 
a única condição para exibir a mensagem “valores inválidos” é para quando Y for diferente de Z, 
todas as outras mostram o resultado da subtração. 
 
para qualquer valor de Y maior que Z, será exibida na tela a subtração do valor de Y por Z, que, 
nesse caso, é 6. 
4. Pergunta 4 
0/0 
As linguagens de programação de alto nível, apesar de próximas da linguagem humana, estão bem 
distantes da linguagem compreendida pelo computador: linguagem de máquina. As linguagens de 
alto nível são mais simples de se programar, pois utilizam palavras e expressões próximas da língua 
falada. Por outro lado, a programação em linguagem de máquina, ou de baixo nível, é mais difícil de 
se programar, uma vez que utiliza apenas 0s e 1s na programação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos e linguagens de 
programação, analise as afirmativas a seguir. 
I. As variáveis nas linguagens de programação são representadas por traço „-„ e, em seguida, pelo 
nome da variável. 
II. O operador de concatenação de cadeia de caracteres em algoritmos e na maior parte das 
linguagens é o sinal de mais „+‟. 
III. Em um fluxograma, o losango pode representar a entrada do usuário e uma estrutura de repetição 
IV. Em um algoritmo, ao dizer: “Exibir o valor da soma”, significa que o valor de uma variável será 
apresentado na saída padrão do sistema operacional. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
II, III e IV. 
 
I e IV. 
 
I e II. 
 
I e III. 
 
Correta: 
II e IV. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
O sistema de numeração binário é o mais utilizado na linguagem de programação de computadores; 
sua dinâmica consiste em utilizar os algarismos 0 e 1 que, combinados, representam informações 
como letras, palavras, textos, entre outros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conversão entre bases numéricas, 
pode-se afirmar que a representação do número 21 no sistema binário é dado por: 
Ocultar opções de resposta 
 
(10010)2 
 
(10011)2 
 
(10101)2 
Resposta correta 
 
(11011)2 
 
Incorreta: 
(11010)2 
6. Pergunta 6 
0/0 
Analise com atenção o seguinte fluxograma que representa a execução de um algoritmo: 
 
 
 
 
Considerando o fluxograma acima e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as afirmativas a 
seguir: 
I. Neste fluxograma podemos observar a presença de uma estrutura condicional que compara o valor 
em A e o valor em B. 
II. Sabendo que o símbolo significa diferente, se o valor em A for igual ao valor em B, o 
algoritmo apresentará erro. 
III. Se o valor em A for maior que o valor em B, sabendo que significa diferente, então será 
apresentado a mensagem “Bom Dia”. 
IV. Independentemente do valor na variável A ou do valor na variável B, o fim será alcançado neste 
algoritmo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
III e IV. 
 
II e IV. 
 
I e III. 
 
Correta: 
I e IV. 
Resposta correta 
 
II e III. 
7. Pergunta 7 
0/0 
O sistema computacional é composto por diversas partes de hardware e por várias partes de 
software. O coração deste ambiente é o processador, o responsável por executar os programas do 
computador. O computador também possui memória, geralmente, vários tipos diferentes em um 
único sistema. A memória é usada para armazenar programas, enquanto o processador os executa, 
além de armazenar os dados que os programas estão manipulando. O computador também possui 
dispositivos para armazenar dados ou trocar dados com o mundo exterior. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arquitetura de computadores, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O armazenamento primário diz respeito à memória que é volátil, ou seja, possui 
armazenamento temporário. 
II. ( ) O armazenamento secundário, como o nome já diz, é para dados sem importância, por isso, é 
temporário. 
III. ( ) A unidade lógica aritmética, também chamada de unidade de controle, realiza o controle das 
operações matemáticas. 
IV. ( ) A unidade lógica aritmética e a unidade de controle, juntas, compõem o que nós conhecemos 
como UCP (Unidade Central de Processamento). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
V, V, F, F. 
 
V, F, V, F. 
 
F, V, V, F. 
 
Correta: 
V, F, F, V. 
Resposta correta 
 
F, F, V, V. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Os sistemas de numeração podem ser posicionais, caracterizados por associar um determinado valor 
a posição na qual o algarismo ocupa ou sistemas não posicionais, em que não existe uma relação 
estabelecida para a localização do algarismo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas posicionais: decimal, 
binário, octal e hexadecimal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O sistema decimal possui base 10 e faz uso de dez símbolos para representar todas as 
quantidades. 
II. ( ) O sistema binário possui base 2 e é indicado pela combinação dos algarismos 0 e 1. 
III. ( ) O sistema octal trabalha com a base 8 e utiliza os algarismos de 0 a 8. 
IV. ( ) O sistema hexadecimal utiliza a base 16 e sua representação é feita com os algarismos de 0 a 
15. 
Agora, assinale a alternativaque apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
Incorreta: 
F, F, V, V. 
 
V, F, V, F. 
 
V, F, F, F. 
 
F, F, F, V. 
 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Algoritmo é o termo que define um procedimento que possui uma solução para um problema. 
Também é comumente usado para definir um conjunto de regras que uma máquina (em especial um 
computador) segue para atingir um objetivo específico. Porém, algoritmos nem sempre se aplicam a 
atividades mediadas por computador. O termo pode ser usado para representar as etapas seguidas 
para fazer uma pizza ou resolver um cubo mágico. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Como exemplo de nome de variável inválido em um algoritmo, podemos citar este: minha-
variavel. 
Porque: 
II. Os caracteres de traço como „-‟ e „_‟ não podem ser utilizados, uma vez que, na programação, 
eles têm seus papeis já definidos ou reservados. 
Agora, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Na pretensão de solucionar um modelo matemático com auxílio do cálculo numérico, é inevitável a 
ocorrência de erros, uma vez que na grande maioria dos casos são utilizados dados aproximados. No 
entanto, é preciso atenção, pois a propagação do erro pode ocasionar resultados distantes ou sem 
nexo ao correto. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a relação entre a quantidade de dígitos 
e a precisão de um cálculo com números irracionais, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
quanto maior o número de dígitos após a vírgula, maior será a precisão do cálculo. 
Resposta correta 
 
quanto maior a número de dígitos antes da vírgula, mais correto será o resultado. 
 
quanto maior a quantidade de pontos e vírgulas, melhor será a resposta do cálculo. 
 
quanto maior a quantidade de dígitos, mais exato será o resultado da operação. 
 
quanto maior a quantidade de números diferentes de zero, mais específico será o cálculo. 
 
 
Questionário 2 
1. Pergunta 1 
0/0 
Segundo Backes (2013), ao declararmos uma variável, é preciso sempre definir o seu tipo e nome. 
No entanto, o local onde a variável é definida também é muito importante, ou seja, se a variável é 
declarada dentro ou fora das funções. Diante disso, as variáveis podem ser: 
Ocultar opções de resposta 
 
Constantes ou alternadas. 
 
globais ou locais. 
Resposta correta 
 
locais ou internas. 
 
Incorreta: 
externas ou internas. 
 
gerais ou pontuais. 
2. Pergunta 2 
0/0 
A linguagem de programação C é uma linguagem estruturada em blocos, de alto nível e muito 
versátil, onde grandes problemas podem ser divididos em problemas menores. Sobre a linguagem C, 
assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
Incorreta: 
#include é usado para incluir funções. 
 
a expressão const é usada para definir uma constante. 
Resposta correta 
 
scanf() é um comando para saída de dados. 
 
#define é usada para declarar variáveis. 
 
não existem bibliotecas padrões em C. 
3. Pergunta 3 
0/0 
A linguagem C possui comandos específicos para entrada e saída de dados. Assinale a alternativa 
verdadeira sobre o comando PRINTF. 
Ocultar opções de resposta 
 
não faz parte da biblioteca padrão “stdio.h”. 
 
é um comando usado para entrada de dados. 
 
permite exibir na tela textos e valores associados a variáveis. 
Resposta correta 
 
Incorreta: 
printf é apenas um comando e não pode ser chamado de função. 
 
esse não é um comando de entrada ou saída de dados. 
4. Pergunta 4 
0/0 
A linguagem de programação C é uma linguagem de alto nível, mas que frequentemente é 
referenciada como uma linguagem de nível médio. O que explica essa segunda referência? 
Ocultar opções de resposta 
 
fornece certos tipos de acesso que são comuns a linguagens de baixo nível 
Resposta correta 
 
a linguagem C não é tão de alto nível quanto as demais 
 
é complicada demais para ser considerada de alto nível 
 
Incorreta: 
é preciso usar linguagem de máquina para programar em C 
 
é possível resolver apenas problemas medianos. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Na linguagem de programação C temos diversos tipos de operadores que nos auxiliam na construção 
dos programas. Quando queremos expressar a diferença entre dois valores, usamos o operador de 
diferença, que é representado por: 
Ocultar opções de resposta 
 
!= 
Resposta correta 
 
Incorreta: 
 
 
=& 
 
% 
 
>= (linha 7) é um operador relacional. 
 
O operador = (linha 6) é um operador de atribuição. 
 
O operador >= também pode ser usado ao contrário (=>) 
Resposta correta 
 
Incorreta: 
O operador && (linha 8) é um operador lógico. 
 
O operadorem problemas menores. Sobre a linguagem C, 
assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
Incorreta: 
scanf() é um comando para saída de dados. 
 
a expressão const é usada para definir uma constante. 
Resposta correta 
 
não existem bibliotecas padrões em C. 
 
#define é usada para declarar variáveis. 
 
#include é usado para incluir funções. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Segundo Backes (2013), ao declararmos uma variável, é preciso sempre definir o seu tipo e nome. 
No entanto, o local onde a variável é definida também é muito importante, ou seja, se a variável é 
declarada dentro ou fora das funções. Diante disso, as variáveis podem ser: 
Ocultar opções de resposta 
 
gerais ou pontuais. 
 
locais ou internas. 
 
externas ou internas. 
 
Constantes ou alternadas. 
 
Correta: 
globais ou locais. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0/0 
As estruturas de repetição em C também são conhecidas por laços de repetição. Acerca disso, 
responda a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
O laço de repetição “for” não precisa de valores iniciais e finais para funcionar. 
 
A estrutura While não é uma estrutura de repetição. 
 
O loop “for” é uma estrutura de decisão determinada. 
Resposta correta 
 
O “while” é uma estrutura de decisão determinada. 
 
Incorreta: 
Um dos laços de repetição é o if - else. 
5. Pergunta 5 
0/0 
As estruturas de repetição são extremamente úteis na linguagem C. Acerca desse assunto, assinale a 
alternativa incorreta. 
Ocultar opções de resposta 
 
Existem 3 estruturas de repetição. 
 
o laço while é útil para repetições indeterminadas. 
 
A estrutura do-while faz sua verificação ao final dos comandos. 
 
a estrutura for é uma estrutura determinada. 
 
Correta: 
O laço while garante que pelo menos uma vez os comandos sejam executados. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/0 
Observe o seguinte programa e marque a alternativa correta: 
 
 
 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
as variáveis numero e valor são variáveis globais. 
Resposta correta 
 
as variáveis numero e valor não poderão ser usadas na função main() porque estão declaradas fora da 
função. 
 
a variável valoré uma variável local. 
 
faltou informar o tipo de dado das variáveis y e z. 
 
as variáveis declaradas dentro da função main() são globais. 
7. Pergunta 7 
0/0 
“Funções são os blocos de construção de C e o local onde toda a atividade do programa ocorre.” 
(SCHILDT, 1996). 
Sobre a declaração e a forma geral das funções, responda a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
 
as funções aceitam, no máximo, dois parâmetros. 
 
se o tipo de retorno não for informado, o tipo padrão será void. 
 
a declaração dos parâmetros é sempre obrigatória. 
 
Correta: 
o corpo da função sempre deve estar entre chaves { }. 
Resposta correta 
 
o comando return retorna um valor e sempre deverá ter esse valor informado. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Na linguagem de programação C temos diversos tipos de operadores que nos auxiliam na construção 
dos programas. Quando queremos expressar a diferença entre dois valores, usamos o operador de 
diferença, que é representado por: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
!= 
Resposta correta 
 
=& 
 
 
 
> 
intmain() 
{ 
int contagem; 
for(contagem=1; contagempor n incógnitas, que podem ser 
expressas em notação de matriz como Ax = b. De maneira a determinar sua solução existem os 
métodos diretos ou os métodos iterativos.” 
Fonte: BURDEN, R. L.; FAIRES, D. Análise Numérica. 8. ed. S. l.: Cencage Learning, 2008. p. 395. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a principal diferença entre os métodos 
diretos e os interativos, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
 
na execução dos métodos iterativos, surge nas iterações erros de arredondamento e de truncamento. 
 
os métodos diretos se distinguem dos interativos porque necessitam repetir várias vezes o mesmo 
processo. 
 
o método de Gauss-Jacobi e o método de Gauss-Seidel são exemplares dos métodos diretos. 
 
o método de eliminação Gaussiana e o método de fatoração LU são caracterizados como métodos 
iterativos. 
 
Correta: 
nos métodos diretos é encontrada uma resposta exata, já nos métodos iterativos a resposta é um valor 
aproximado. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
O método de Newton-Raphson (MNR) possui uma ótima convergência por determinar com menos 
quantidade de iterações o resultado desejado. Isso ocorre devido à sua praticidade em determinar a 
raiz de uma função, o que faz dele um dos mais utilizados. 
Fundamentando-se no método de Newton-Raphson (MNR), avalie as afirmativas a seguir e assinale 
V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) É preciso conhecer técnicas de integração. 
II. ( ) Sua interpretação geométrica se baseia no fato de a derivada de uma função representar a 
inclinação da reta tangente à curva. 
III. ( ) São necessários conhecimentos prévios sobre derivada. 
IV. ( ) Possui convergência menos eficiente que o Método das aproximações sucessivas (MAS). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
 
V, V, F, V. 
 
F, F, V, V. 
 
V, F, V, F. 
 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
 
V, F, F, V. 
8. Pergunta 8 
0/0 
 
 
 Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
II, III e IV. 
Resposta correta 
 
II e III. 
 
III e IV. 
 
Incorreta: 
I, III e IV. 
 
I e II. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Em muitos problemas de Ciência e Engenharia, há necessidade de se determinar um número ε para 
o qual uma função f(x) seja zero, ou seja, f(ε)=0. Esse número é chamado raiz da equação f(x)=0 ou 
zero da função f(x).” 
Fonte: BARROSO, Leônidas Conceição. et al. Cálculo Numérico (com aplicações). 2ª Ed. Editora 
Harbra. São Paulo, 1987. p. 83. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a determinação da raiz de equações 
não–lineares, graficamente, a raiz de uma equação pode ser descrita como o: 
Ocultar opções de resposta 
 
ponto onde a função muda de concavidade. 
 
Correta: 
ponto onde a função toca o eixo das abscissas. 
Resposta correta 
 
ponto que indica a origem da função. 
 
ponto de intersecção entre as funções. 
 
ponto onde a função toca o eixo das coordenadas. 
10. Pergunta 10 
0/0 
O método das secantes (MS) também recebe a nomeação de método das cordas. Esse dispositivo 
pode ser definido teoricamente como uma aproximação que utiliza o conceito diferenças finitas 
aplicado ao Método de Newton-Raphson (MNR). 
Empregando o Método das Secantes (MS), após três iterações e com precisão de três casas decimais, 
pode-se afirmar que a raiz da função no intervalo [−2;0], é: 
Ocultar opções de resposta 
 
-0,500. 
 
Correta: 
-0,569. 
Resposta correta 
 
-0,645. 
 
-0,698. 
 
-0,581. 
 
Questionário 4 
11. Pergunta 1 
0/0 
O método de Newton-Raphson (MNR) caracteriza-se por ser um caso particular do Método das 
Aproximações Sucessivas (MAS). Por essa metodologia, é possível encontrar uma convergência 
quadrática no processo de obtenção da raiz da função. 
A melhor aproximação da raiz da função , com estimativa de erro ε 0,001, x ε [1;3], utilizando o 
método de Newton- Raphson (MNR), com x = 3, é: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
1,934. 
Resposta correta 
 
1,954. 
 
2,153. 
 
2,456. 
 
2,999. 
12. Pergunta 2 
0/0 
Equações lineares são equações que envolvem relações algébricas e aritméticas entre variáveis de 
grau um. Graficamente, essas equações lineares podem ser representadas por retas, planos ou 
hiperplanos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a representação gráfica das possíveis 
classificações de um sistema linear, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
retas paralelas indicam um sistema impossível. 
Resposta correta 
 
retas perpendiculares demostram um sistema impossível. 
 
retas concorrentes representam um sistema possível e indeterminado. 
 
retas coincidentes indicam um sistema possível e determinado. 
 
retas transversais apresentam um sistema possível e indeterminado. 
13. Pergunta 3 
0/0 
Dentre os procedimentos passiveis para a determinação do zero de uma função, há o Método do 
Meio Intervalo (MMI) também conhecido como Método da Bisseção, que é capaz de determinar a 
raiz de uma função após várias iterações, partindo de um determinado intervalo. 
Sobre o Método do Meio Intervalo, analise as afirmativas a seguir: 
I. A cada iteração, a média do intervalo é dividida pela metade. 
II. O MMI possui convergência linear. 
III. Nesta metodologia, é desnecessário a raiz se localizar no intervalo inicial. 
IV. A estimativa da raiz é feita a partir da média geométrica do intervalo inicial. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
II e III. 
 
II, III e IV. 
 
I e III. 
 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
 
I, II e IV. 
14. Pergunta 4 
0/0 
As equações, caracterizadas principalmente por uma relação de igualdade, permitem modelar 
matematicamente as mais diversas situações presentes em nosso cotidiano. Entre suas classificações, 
existem as equações lineares e as não lineares. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre equação não linear, podemos afirmar 
que ela: 
Ocultar opções de resposta 
 
possui variável diferente de zero. 
 
possui variável de grau igual a dois. 
 
Correta: 
possui variável de grau diferente de um. 
Resposta correta 
 
possui variável de grau diferente de dois. 
 
possui variável de grau igual a um. 
15. Pergunta 5 
0/0 
O método de Newton é o mais indicado para solucionar equações não – lineares, sempre que for fácil 
identificar as condições de convergência e que o cálculo da derivada não seja muito elaborado, pois 
há funções nas quais a derivada é extremamente difícil ou inconveniente de calcular. 
No contexto de solucionar equações não-lineares, em que seja trabalhoso obter e/ou avaliar a 
derivada, e é desejado utilizar um outro método bem eficiente, é aconselhável utilizar: 
Ocultar opções de resposta 
 
o Método do Ponto Fixo. 
 
o Método das Aproximações Sucessivas. 
 
Correta: 
o Método das Secantes. 
Resposta correta 
 
o Método do Meio Intervalo. 
 
o Método da Bissecção. 
16. Pergunta 6 
0/0 
Leia o excerto a seguir: 
“Um sistema linear é constituído por n equações compostas por n incógnitas, que podem ser 
expressas em notação de matriz como Ax = b. De maneira a determinar sua solução existem os 
métodos diretos ou os métodos iterativos.” 
Fonte: BURDEN, R. L.; FAIRES, D. Análise Numérica. 8. ed. S. l.: Cencage Learning, 2008. p. 395. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a principal diferença entre os métodos 
diretos e os interativos, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
 
na execução dos métodos iterativos, surge nas iterações erros de arredondamento e de truncamento. 
 
os métodos diretos se distinguem dos interativos porque necessitam repetir várias vezes o mesmo 
processo. 
 
o método de Gauss-Jacobi e o método de Gauss-Seidel são exemplares dosmétodos diretos. 
 
o método de eliminação Gaussiana e o método de fatoração LU são caracterizados como métodos 
iterativos. 
 
Correta: 
nos métodos diretos é encontrada uma resposta exata, já nos métodos iterativos a resposta é um valor 
aproximado. 
Resposta correta 
17. Pergunta 7 
0/0 
O método de Newton-Raphson (MNR) possui uma ótima convergência por determinar com menos 
quantidade de iterações o resultado desejado. Isso ocorre devido à sua praticidade em determinar a 
raiz de uma função, o que faz dele um dos mais utilizados. 
Fundamentando-se no método de Newton-Raphson (MNR), avalie as afirmativas a seguir e assinale 
V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) É preciso conhecer técnicas de integração. 
II. ( ) Sua interpretação geométrica se baseia no fato de a derivada de uma função representar a 
inclinação da reta tangente à curva. 
III. ( ) São necessários conhecimentos prévios sobre derivada. 
IV. ( ) Possui convergência menos eficiente que o Método das aproximações sucessivas (MAS). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Ocultar opções de resposta 
 
V, V, F, V. 
 
F, F, V, V. 
 
V, F, V, F. 
 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
 
V, F, F, V. 
18. Pergunta 8 
0/0 
 
 
 Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
II, III e IV. 
Resposta correta 
 
II e III. 
 
III e IV. 
 
Incorreta: 
I, III e IV. 
 
I e II. 
19. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Em muitos problemas de Ciência e Engenharia, há necessidade de se determinar um número ε para 
o qual uma função f(x) seja zero, ou seja, f(ε)=0. Esse número é chamado raiz da equação f(x)=0 ou 
zero da função f(x).” 
Fonte: BARROSO, Leônidas Conceição. et al. Cálculo Numérico (com aplicações). 2ª Ed. Editora 
Harbra. São Paulo, 1987. p. 83. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a determinação da raiz de equações 
não–lineares, graficamente, a raiz de uma equação pode ser descrita como o: 
Ocultar opções de resposta 
 
ponto onde a função muda de concavidade. 
 
Correta: 
ponto onde a função toca o eixo das abscissas. 
Resposta correta 
 
ponto que indica a origem da função. 
 
ponto de intersecção entre as funções. 
 
ponto onde a função toca o eixo das coordenadas. 
20. Pergunta 10 
0/0 
O método das secantes (MS) também recebe a nomeação de método das cordas. Esse dispositivo 
pode ser definido teoricamente como uma aproximação que utiliza o conceito diferenças finitas 
aplicado ao Método de Newton-Raphson (MNR). 
Empregando o Método das Secantes (MS), após três iterações e com precisão de três casas decimais, 
pode-se afirmar que a raiz da função no intervalo [−2;0], é: 
Ocultar opções de resposta 
 
-0,500. 
 
Correta: 
-0,569. 
Resposta correta 
 
-0,645. 
 
-0,698. 
 
-0,581.

Mais conteúdos dessa disciplina