Buscar

Av2 de etica 2015.02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202012341)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Pelo art. 35 do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, que trata das relações do enfermeiro com a pessoa, a família e a coletividade, configura proibição a esse profissional. Descreva em que situação, leva, o profissional enfermeiro registrar as informações com a família e a coletividade?
		
	
Resposta: O registro de enfermagem é feito através da consulta de enfermagem,o enfermeiro coleta informações sobre o estilo de vida do paciente/cliente e sobre o histórico familiar do mesmo.Esta consulta tem o objetivo de educar e de promover a saúde como um todo (saúde fisica e psicológia) do paciente ,e orientar a familía e a coletividade.
	
Gabarito: Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201920735)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade materno fetal, a assistência ao parto sem distócia poderá ser realizas por Enfermeiro somente graduado e sem especialização. Essa afirmação está correta? Justifique.
		
	
Resposta: Não.A assistência ao parto deve ser feita pelo enfermeiro graduado com especialização dentro de uma instituição de saúde,ou seja ,dentro de um ambiente hospitalar o enfermeiro deve ter especialização em obstetrícia,para executar esta ação,salvo nos casos de urgência e emergência ,que o enfermeiro graduado e sem especialização está apto para tal procedimento.
	
Gabarito: Sim, está correta. A resolução do COFEN 223/99 estabelece que o parto normal sem distócia poderá ser realizado por Enfermeiro, Enfermeira Obstetriz ou Enfermeira Obstetra, além de Especialistas em Enfermagem obstetra e na saúde da mulher
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202420735)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desde então, passou a designar os preceitos doutrinários relativos às diversas profissões ou situações sociais. Modernamente, fala-se em deontologias particularizadas, conforme o campo profissional que se aplica, especificamente, a um conjunto de normas de conduta. A palavra deontologia foi usada pela primeira vez por:
		
	
	Jeremy Morgam, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1833.
	
	John Benthan, em seu livro Deontology or Science of Studant, em 1834.
	
	Eduartd Benthan, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1837.
	 
	livro Deontology or Science of Studant, em 1834. Sebastian Ruts
	 
	Jeremy Benthan, em seu livro Deontology or Science of Morality, em 1834.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201920212)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para estar habilitado ao exercício legal da profissão na administração pública direta e indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e dos Territórios, o enfermeiro e todo o pessoal de enfermagem, necessariamente, precisam estar registrados na seguinte entidade de classe:
		
	
	Associação dos Servidores Públicos.
	 
	Conselho Regional de Enfermagem.
	
	Associação Brasileira de Enfermagem.
	
	Sindicato Regional de Enfermagem.
	
	Conselho Federal de Enfermagem
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201929104)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assegurar à pessoa, família e coletividade, assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. (COFEN, responsabilidades e deveres ,Lei do Exercício Profissional). Com base no Código, caracteriza imperícia a situação em que o enfermeiro :
		
	
	não faz a conexão com a saída de ar comprimido.
	
	não utiliza técnica asséptica durante o cateterismo vesical.
	
	não comunica ao médico a queixa de dor do paciente, após verificar que na prescrição médica não consta medicamentos específicos para a queixa.
	
	não atende prontamente o paciente que solicita, com o toque da campainha, assistência de enfermagem.
	 
	realiza a aplicação de medicação por via endovenosa sem conhecer a ação e os possíveis efeitos da droga.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201920801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. De acordo com esta lei assinale a alternativa correta. I. É livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta Lei, regendo o exercício da profissão do enfermeiro, sem incluir as categorias de nível auxiliar e técnico. II. A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. III. É privativo do Enfermeiro as atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem; consulta de Enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem. IV. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, prestando privativamente cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica.
		
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas I está correta.
	
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202525796)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ______________________ deve ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam o controle das patologias, ou seja, as mudanças no estilo de vida aos clientes/pacientes a serem tratados pelos profissionais de Enfermagem em seu exercício profissional, e do amparo ético na lei de nº 7.498/86.
		
	
	avaliação em enfermagem.
	
	rotinas de enfermagem.
	 
	consulta de enfermagem.
	
	prescrição de enfermagem.
	
	normas de enfermagem.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202553958)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	CONSIDERANDO que o estágio curricular supervisionado é definido pela legislação educacional vigente como ¿atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes de ensino técnico e de graduação pela participação em situações reais de vida e de trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado sob a responsabilidade e coordenação de instituição de ensino¿; Descreva a Lei que dispõe sobre indicativos para a realização de estágio curricular supervisionado de estudantes de enfermagem de graduação e do nível técnico da educação profissional;
		
	
	RESOLUÇÃO COFEN-298/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-209/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-358/2009 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	 
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2010 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202556404)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Esta resolução normatiza a atuação do Enfermeiro na Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Dispõe ainda que ao enfermeiro cabe o planejamento, execução, coordenação, avaliação dos procedimentos de enfermagem prestados para ao doador de órgãos/ tecidos. Este deverá notificar as centrais de captaçãoe garantir ao responsável legal o direito e o dever de discutir com a família sobre a doação. Sobre qual resolução o texto se refere?
		
	 
	Resolução 299/2005
	
	Resolução 389/2011
	
	Resolução 358/2009.
	 
	Resolução 292/2004
	
	Resolução 299/2004
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201995910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas

Outros materiais