Buscar

PROVA 2 DE CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO DA PROVA 2 DE CIVIL III
1ª Questão D; 2ª Questão C; 3ª Questão B.  
1) Diferencie purgação e cessação da mora (2,0).
 
• A purgação ou emenda da mora significa afastar ou neutralizar os efeitos decorrentes do inadimplemento parcial, principalmente do atraso no cumprimento (art. 401 do CC).(0,5)
• Pela purgação ou emenda da mora, tanto o credor quanto o devedor que incorreram em mora corrigem, sanam a falta cometida cumprindo com a obrigação ainda em tempo hábil ao adimplemento. Devedor: oferta da prestação atrasada “mais os prejuízos decorrentes até o dia da oferta” (Art.401, I). Credor: “oferecendo-se este a receber o pagamento e sujeitando-se aos efeitos da mora até a mesma data” (inciso II). (0,5)
• A cessação da mora “ocorrerá por um fato extintivo de efeitos pretéritos e futuros, como sucede quando a obrigação se extingue com a novação, remissão de dívidas ou renúncia do credor”. (0,5)
• A cessação de mora incide a partir da renúncia (expressa ou tácita) do credor ou do devedor dos direitos que dela adviriam. Não depende de um comportamento ativo do contratante moroso, destinado a sanar a sua falta ou omissão. Decorre da extinção da obrigação. (0,5)
 
2) Em que hipóteses o pagamento poder ser exigido antes do vencimento original? (2,0)
 
• Em regra, o pagamento vai ocorrer no vencimento. Sendo que o credor não pode exigir o pagamento antes do vencimento e também, não pode o devedor forçar o credor a receber antes do vencimento. (0,5)
No entanto, há exceções, nas quais poderia o pagamento ser exigido antecipadamente ao vencimento:
• Nos casos de insolvência, falência ou liquidação extrajudicial do devedor. (0,5)
• Na penhora em execução efetuada por outro credor, de bens empenhados ou hipotecados. (0,5)
• Na cessação ou insuficiência das garantias oferecidas, como fiança, hipoteca e outras, desde que o devedor não as queiraou não possa renovar ou reforçar. (0,5)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes