Buscar

1 - Como estudar para o concurso do INSS 2014

Prévia do material em texto

Como estudar para o concurso do INSS 2014?
Home Page
Dicas
Como estudar para o concurso do INSS 2014?
Saiba como estudar para o concurso INSS 2014 mesmo antes da data da prova!
Sobre o concurso
No último edital INSS 2013, a banca foi a FCC. O concurso foi de nível médio e o salário, de quase R$ 4.500. É provável que para o INSS 2014, sejam quase 3 mil vagas para todo o Brasil.
Além das matérias básicas como português, raciocínio lógico matemático, direito administrativo, direito constitucional e informática, para este certame há matérias específicas-  direito previdenciário e ética no serviço público.
Saiba que o concurso realizado em 2011 oferecia 1.500 vagas somente para Técnicos de Seguro Social, onde foram aprovados 6.881 candidatos e nomeados 5.020! Então esta é sua chance de ganhar um excelente salário para nível médio.
Quantas questões preciso acertar para passar na prova?
No mínimo, o candidato precisará acertar 30% das questões referentes aos conhecimentos gerais (serão 20 questões ), 30% dos conhecimentos específicos (40 questões) e 40% do total das provas.
Como então estudar para o INSS 2014?
Estude os estilos das bancas anteriores- FCC e Funrio (2012 e 2013, respectivamente) – e saiba sobre suas diferentescaracterísticas (saiba mais sobre os estilos das diferentes bancas de concursos do país clicando aqui). Se depender da Funrio, as questões podem ser de nível intermediário, onde o tempo não costuma ser um fator limitante para o candidato. Mas especialistas dizem que o melhor é focar na prova de 2011, mais objetiva e específica para não ter erro.
Os conhecimentos específicos tem o maior peso da prova, variando entre 40% e 50%. (Direito previdenciário e ética).
Em seguida, vem direito previdenciário- 16% da prova;
Português-10% da prova;
Informática, direito administrativo e direito constitucional- cada uma com 7%;
Noções de administração, com 6%;
A prioridade é para as disciplinas de maior peso, mas o candidato não pode esquecer que em um concurso público cada questão é importante e não pode negligenciar nenhum conteúdo.
Mas que matérias focar neste concurso ?
Recomenda-se reservar:
60% do tempo:
Legislação Previdenciária.
Foque em textos das leis 8.213/91 (benefícios) e 8.212/91 (custeio). Na primeira lei, o candidato deve focar nos temas segurados e nas normas relativas aos benefícios. Já na lei de custeio, deve atentar para as normas que envolvem a contribuição das pessoas, estudando principalmente os artigos 1º ao 11, 16, 20, 21, 24 e 28 do referido diploma legal.
Quando estudar esta matéria, tenha atenção à literalidade da lei, com grande cuidado para o estudo da lei seca. Cada detalhe deve ser revisado com muito afinco e dedicação.
30% do tempo:
Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Raciocínio-Lógico e Noções de Informática;
10% do tempo:
Língua Portuguesa.
Trabalho durante a semana, como me preparar?
Para quem trabalha, estude com afinco a teoria no fim de semana e resolva questões durante a semana, quando chegar do trabalho, por duas horas.
Vamos lá? Boa sorte!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes