Buscar

Aula_06 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segurança e medicina do Trabalho - AULA 4
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Aula 6- NR-7 PCMSO Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
Tema da Apresentação
*
 - Higiene do trabalho;
 Objetivos do PCMSO; 
- Abordagem médica, tipos de exames e responsabilidades;
Tema da Apresentação
*
Higiene do trabalho ou Higiene Ocupacional
Ciência que trata da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos originados nos locais de trabalho que podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e das comunidades vizinhas, bem como impactar o meio ambiente. 
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Riscos ocupacionais são aqueles capazes de causar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador em função da sua natureza, concentração, intensidade, susceptibilidade e tempo de exposição.
São classificações em: 
 Físicos;
 Químicos;
 Biológicos;
 Ergonômicos;
 Acidentes e comportamentais. 
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
*
Podemos tratar a questão dos riscos comportamentais entendendo que o comportamento seguro de um trabalhador é a capacidade de identificar e controlar os riscos presentes no ambiente laboral contribuindo, dessa forma, para a redução da ocorrência indesejada do incidente ou acidente de trabalho. 
Tema da Apresentação
*
Cabe destacar que tal capacidade é obtida a partir de capacitação periódica e reuniões de segurança, entre outros mecanismos. 
Limites de (exposição) tolerância  - níveis de aceitabilidade específicos, para prevenir perdas ou evitar os efeitos sobre o organismo. Nunca devem ser interpretados como linha certa que separa o perigoso do aceitável.
Tema da Apresentação
*
NR-7 - PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL
Objetivos do PCMSO
O PCMSO tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde dos colaboradores. O referido programa deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores observados em um estudo in loco, dos ambientes laborais.
Tema da Apresentação
*
O reconhecimento de riscos deve ser feito através de visitas aos diversos locais de trabalho para análise dos procedimentos produtivos, postos de trabalho, informações sobre ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, atas de CIPA, mapas de risco, estudos acadêmicos etc...
Tema da Apresentação
*
Através deste reconhecimento, deve ser estabelecido um conjunto de exames clínicos e complementares específicos para a prevenção ou detecção precoce dos agravos à saúde dos trabalhadores daquele ambiente laboral, deixando claro, ainda, os critérios que deverão ser seguidos na interpretação dos resultados dos exames e as condutas que deverão ser tomadas no caso da constatação de alterações.
Tema da Apresentação
*
Abordagem médica, tipos de exames e responsabilidades
Identificação da organização: razão social, endereço, CGC, ramo de atividade, de acordo com quadro I da NR 4 e seu respectivo grau de risco, número de trabalhadores, distribuição por sexo e, ainda, horários de trabalho e turnos.
Estrutura básica de um PCMSO
Tema da Apresentação
*
Definição, com base nas atividades e processos de trabalho verificados e auxiliados pelo PPRA – Programa de Proteção de Riscos Ambientais e mapeamento de risco, dos critérios e procedimentos a serem adotados nas avaliações clínicas.
Tema da Apresentação
*
Programação permanente anual dos exames clínicos e complementares específicos para os riscos detectados, definindo-se explicitamente quais trabalhadores ou grupos de trabalhadores serão submetidos a que exames e quando.
Tema da Apresentação
*
Segundo a NR-7, são atribuições do empregador:
 Garantir a elaboração e implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;
 Custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;
Tema da Apresentação
*
 Indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO;
Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o quadro I da NR- 4, com até 25 (vinte e cinco) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o quadro I da NR- 4, com até l0 (dez) empregados.
Tema da Apresentação
*
No caso da empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR- 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para reordenar o PCMSO.
Inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.
Tema da Apresentação
*
Ainda, segundo a NR- 7, são atribuições do médico coordenador:
 Realizar os exames médicos previstos, ou encarregar os mesmos a um profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa; 
Tema da Apresentação
*
 Encarregar-se dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos da NR- 7, profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados.
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais