Buscar

Aula_09 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Aula 9 – NR-16 Atividades e Operações Perigosas
Tema da Apresentação
Segurança e medicina do Trabalho - AULA 9
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Conteúdo Programático desta aula
Caracterização da Periculosidade.
Aspectos gerais e texto legal da NR-16.
Tema da Apresentação
*
NR-16 Atividades e Operações Perigosas 
Caracterização da periculosidade
Existe atualmente a permissividade legal de caracterização do exercício periculoso em relação aos trabalhadores que desempenham atividades em áreas de risco com explosivos, inflamáveis ou energia elétrica. 
Adicionalmente, por força de portaria do Ministério do Trabalho e do Emprego - MTE n. 518, de 04/04/2003, as radiações ionizantes aparecem como o quarto agente periculoso. 
Tema da Apresentação
*
Explosivos, em segurança do trabalho,  tem o seguinte significado: são as substâncias capazes de forma muito veloz transformar-se em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas, por exemplo, dinamite ou pólvora negra.
Tema da Apresentação
*
Com relação aos líquidos combustíveis e inflamáveis, temos os seguintes significados:
Líquidos combustíveis:
São substâncias que possuem o ponto de fulgor igual ou superior a 70,0 C e inferior a 93,3 C, por exemplo: 
Óleo diesel ou óleo lubrificante.
Tema da Apresentação
*
Líquidos inflamáveis: 
São substâncias que possuem o ponto de fulgor inferior a 70,0 C e pressão de vapor que não excede 2,8 kg / cm2, por exemplo: Gasolina ou solvente.
Tema da Apresentação
*
Radiação ionizante, ou substância radioativa, é a radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo, por exemplo, radiação alfa ou radiação gama.
Tema da Apresentação
*
Insalubridade X Periculosidade
Tema da Apresentação
*
Aspectos gerais e texto legal da NR - 16  
Para os fins da Norma Regulamentadora – NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a:
Degradação química ou autocatalítica;
Ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.
Tema da Apresentação
*
Também, para os fins da Norma Regulamentadora – NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de:
 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos.
 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
Tema da Apresentação
*
O trabalhador, cuja atividade esteja enquadrada nas condições anteriores, faz jus ao adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, sendo-lhe ressalvado o direito de opção por adicional de insalubridade eventualmente devido.
Tema da Apresentação
*
Não caracterizam periculosidade, para fins de percepção de adicional:
O manuseio, a armazenagem e o transporte de líquidos inflamáveis em embalagens certificadas, simples, compostas ou combinadas, desde que obedecidos os limites consignados na referida Norma Regulamentadora, independentemente do número total de embalagens manuseadas, armazenadas ou transportadas;
Tema da Apresentação
*
O manuseio, a armazenagem e o transporte de recipientes de até cinco litros, lacrados na fabricação, contendo líquidos inflamáveis, independentemente do número total de recipientes manuseados, armazenados ou transportados, sempre que obedecidas as Normas Regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a legislação sobre produtos perigosos relativa aos meios de transporte utilizados.
Tema da Apresentação
*
É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
Cabe salientar que as quantidades de inflamáveis, contidas nos tanques de consumo próprio dos veículos, não serão consideradas para efeito desta norma.
Tema da Apresentação
*
Todas as áreas de risco previstas na Norma Regulamentadora NR-16 devem ser delimitadas, sob responsabilidade do empregador.
Tema da Apresentação
*
ANEXO 2
ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais