Buscar

AV SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0830_AV_ » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	JOSE ANTONIO DE BARROS
	Turma: 9006/AD
	Data: 02/06/2014 18:02:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201301760867)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A identidade de gênero, é uma estrutura constituída por vários componentes organizados em diferentes épocas e por várias influências. Para Grossi (2005), gênero é uma construção cultural, processado na educação formal e informal de homens e mulheres. Para Grossi, qual a diferença entre gênero e sexo ?
		
	
Resposta: Gênero depende de cada ser, vai de acordo com a educação, com a convivência entre os seres. Já o sexo é uma característica autonôma de cada individuo (homem e mulher).
	
Gabarito:
O gênero, sofre modificações em diferentes épocas e por várias influências, por exemplo uma influência forte é o feminismo e o machismo. São as diferentes formas de postura, pensamento que homens e mulheres assumem na sociedade. E o sexo  representa as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301727940)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A greve dos bancários teve a duração de 15 dias. Foi considerada legal, já que não houve abusividade, pois o serviço de compensação durante todo o período de greve foi mantido. Ao firmarem as cláusulas da convenção coletiva, ficou estabelecida a porcentagem do reajuste, bem como a forma de pagamento do mesmo. Entretanto, nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias parados. Os bancários retornaram ao serviço, mas o pagamento dos dias de paralisação não foi efetuado. Tendo por base o caso acima, a Lei de Greve, os ditames constitucionais, a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho e o entendimento jurisprudencial , responda justificadamente: a) Os bancários fazem jus ao pagamento dos dias paralisados? b) Caso houvesse, na convenção coletiva, cláusula assecuratória do pagamento dos dias paralisados , os bancários poderiam sofrer o desconto dos respectivos dias em seu pagamento?
		
	
Resposta: A) Não fazem jus ao pagamento dos dias paralisados pois o mesmo não foi acordado em relação aos dias parados na convenção coletiva, de acordo com a Lei de Greve. B) Não poderiam sofrer o desconto, uma vez que de acordo com a Lei de Greve rege a cláusula assecuratória do pagamento sem o desconto dos respectivos dias paralisados.
	
Gabarito: a) O direito de greve é um direito social garantido constitucionalmente, o que não significa que seja um direito absoluto. O art. 7º da Lei de Greve estabelece que durante a greve ocorre a suspensão do contrato de trabalho, e nas hipóteses de suspensão, como não há prestação do serviço, não há a contraprestação. O entendimento jurisprudencial é de que, não havendo previsão de pagamento dos dias paralisados no acordo ou convenção coletiva , está-se diante da suspensão do contrato de trabalho. Dessa forma, como nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias de paralisação, os bancários não fazem jus ao pagamento, podendo o desconto ser efetuado. b) Nessa hipótese haverá o pagamento, pois embora o art. 7º da Lei de Greve traga a previsão de que o contrato de trabalho fica suspenso durante a greve, estabelece, por outro lado, que as relações obrigacionais serão regidas pelo acordo, convenção ou decisão judicial. Assim, se ficou estabelecido que o pagamento dos dias paralisados seria mantido, implica dizer que o que ocorreu foi a interrupção no contrato laboral, não podendo ser efetuado o desconto dos respectivos dias.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301768535)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Paulo e João conversavam sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) quando Paulo disparou as seguintes colocações: I - A prova do ENADE é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 75% da nota. II- Todos os alunos concluintes do 2º semestre do ano em questão e do 1º semestre do ano seguinte serão selecionados para realizar o ENADE. III- Valorização do certificado da Estácio no mercado de trabalho (à medida que os cursos forem bem avaliados pelo ENADE). Pode-se então afirmar com plena certeza que Paulo está correto na seguinte condição:
		
	 
	Somente a alternativa I está correta.
	 
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	 
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301748139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Filosofia teve origem no final do século VII e início do século VI A.C. nas colônias gregas da Ásia Menor na cidade de Mileto e o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Sobre filosofia é correto afirmar:
		
	
	Tem a sua base formada por conceitos contraditórios e incoerentes
	
	A capacidade crítica para filtrar o que nos é apresentado pela sociedade não é pertinente a filosofia
	 
	A filosofia auxilia no entendimento e interpretação do mundo
	
	Surgiu pela necessidade de uma explicação irracional
	
	Apesar de ser uma ciência antiga não consegue auxiliar na identificação dos nossos próprios sistemas de valores
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301727951)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de globalização fez surgir demandas como: alinhamento das ações estratégicas com as ações do dia a dia; necessidade de disseminação da cultura organizacional; redução dos custos de treinamento; necessidade de autodesenvolvimento do funcionário e foco na competência. Para atender essa situação surgiu no ambiente organizacional a:
		
	
	Manutenção de pessoal
	
	Inovação andrológica
	 
	Universidade corporativa
	
	Treinamento comportamental
	
	Desenvolvimento gerencial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301748191)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente. (ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social)
Sobre responsabilidade social pode-se afirmar:
 
I A responsabilidade social tem a ver com a consciência social e o dever cívico, dando-lhe o caráter coletivo.
II A responsabilidade social busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva.
III Umas dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva é a identificação de problemas sociais realmente prioritários pelos interessados.
		
	 
	Apenas a afirmação I está correta
	 
	Apenas a afirmação II está correta
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
	 
	Apenas a afirmação III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301727936)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É um desafio configurar um quadro de pessoal que possa atender as necessidades detectadas, atuais e futuras, considerando as restrições impostas pelos níveis salariais, localização geográfica, clima e cultura organizacional, dentre outros fatores. Estas restrições caracterizam:
		
	
	Cenário macroeconômico
	
	Cenário macroeconômico e microeconômico
	 
	Ambiente interno - organização
	
	Ambiente externo - mercado
	 
	Ambiente interno e externo organização e mercado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301727970)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A evolução das questões relacionadas à segurança do trabalho está intimamente relacionada aos riscos enfrentados pelos trabalhadores que, por sua vez, são incorporados ao ambiente laboral via tecnologia empregada. Podemos identificar que riscosassociados ao ato de caçar ou de pescar, pertence a que fase da história?
		
	
	Pré revolução industrial.
	
	Tempos atuais.
	
	Pós revolução industrial.
	 
	Homem primitivo.
	
	Tempos modernos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301749859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem ferramentas que são fundamentais para o exercício das funções diárias de um profissional de cargos e salários, e que são provenientes da implantação de um PCS. Entre estas existem os benefícios, o risco e o risco social. Sobre este assunto responda:
Qual seria a forma de proteção contra os riscos sociais?
		
	
	Benefícios recreativos
	
	Vale farmácia
	
	Vale refeição
	
	Vale transporte
	 
	Seguro privado ou social
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301727961)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Programas para integração e adaptação de novos funcionários é um tema que vem sendo considerado nas organizações modernas. Esses programas de integração podem ser vistos como parte dos programas de qualidade de vida no trabalho, uma vez que buscam dar ao funcionário a sensação de segurança e de acolhimento no ambiente de trabalho. Tendo em vista essas considerações, uma analista de RH resolveu montar um programa para adaptação comportamental dos novos estagiários. Pensou em várias ações que poderiam ser desenvolvidas e mostrou para sua gerente. Assinale a alternativa que aponta o treinamento escolhido pela gerente, porque o objetivo dele é adequado para a adaptação comportamental dos novos estagiários.
		
	
	Evento de sensibilização cujo propósito é aumentar a percepção dos estagiários em relação às suas dificuldades de vida.
	
	Evento de sensibilização cujo propósito é aumentar a percepção dos estagiários em relação às suas dificuldades de relacionamento interpessoal.
	
	Situação envolvendo grupos de oposição com o propósito de melhorar o poder de argumentação dos estagiários.
	 
	Ações de comunicação em que as pessoas enviam e recebem mensagens cujo propósito é os estagiários aprimorarem os atos de dar e receber feedback.
	 
	Evento voltado para o desenvolvimento de equipes de trabalho cujo propósito é estabelecer os papéis dos estagiários e dos demais membros do grupo.

Outros materiais