Buscar

AV Seminários Integrados em Gestão de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0830_AV_201202139825 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202139825 - SUZANA NUNES INÁCIO
	Professor:
	VERA LUCIA BARTOLO VIVES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2014 10:56:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201202399181)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Curso de Gestão de Recursos Humanos, entre outros objetivos, visa atender à demanda do setor produtivo  Assim, o currículo foi concebido considerando  realidade dinâmica, flexível, propiciando a integração teoria e prática, o diálogo entre as diferentes ciências e saberes, e as atividades facilitadoras da construção de competências.  Descreve os momentos, aspectos e/ou situações em que você percebe a integração curricular no curso que está fazendo.
		
	
Resposta: A integração do currículo se dá quando podemos perceber que os conhecimentos que temos ao longo do curso se associam a nossa realidade e se aproxima do que o mercado de trabalho espera do profissional da aréa de Gestão de Pessoas. O curso visa a preparação de um profissional preparado não somente para a prática e sim para mundanças no senário em que estão inseridos, com a busca de aprendizado constante, buscando cada vez mais novas formas de aperfeiçoamento, atendendo assim as necessidades das organizações.
	
Gabarito:
A integração curricular fica evidente quando analisamos a grade curricular do curso e percebemos que as disciplinas estão atualizadas e coerentes com as demandas de competências do mercado.  Outra evidência é a interdependência entre os assuntos abordados nas disciplinas.  Uma terceira constatação é a padronização nas avaliações e qualidade no material disponibilizado para estudo etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202405293)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ambiente técnico do gestor de Cargos, Salários, Remuneração ou Benefícios exige que o profissional, para exercer com desenvoltura suas atividades, possua algumas competências. Cite e comente, pelo menos, duas dessas competências apresentadas em aula:
		
	
Resposta: Competências tecnicas, ou seja, entender sobre as rotinas desses setores. Competências comportamentais, manter relações interpessoais amistosas, saber solocionar conflitos, manter o dialogo com todos os setores da organização e com os colaboradores a fim de esclarecer dúvidas.
	
Gabarito: Facilidade de expressão; saber expor suas opiniões e análises; capacidade de entrevistar: conhecer as técnicas de entrevistas; Redação clara e concisa: redigir relatórios, descrições e pareceres; senso analítico: analisar conteúdo dos cargos, relatórios e dados estatísticos; facilidade de aprendizado: conhecer a empresa, seus produtos e a estrutura organizacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202406850)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. Divulgado anualmente, o resultado final deste indicador é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Nesse particular, estamos destacando o:
		
	
	Indicador de Qualificação Tecnográfica da Instituição.
	
	Índice de Qualificação Tecnográfica da Instituição.
	
	Indicador de Qualidade Aferida.
	
	Indicador Mediano de Estudo.
	 
	Índice Geral de Curso da Instituição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202406856)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo da arte, da cultura e filosofia se mostram importantes para a formação do profissional de Recursos Humanos. Qual das afirmativas abaixo reflete esta importância?
		
	
	Entender que é preciso ganhar mais para tornar-se um artista.
	 
	Compreender através da reflexão os diversos olhares e comportamentos das pessoas.
	
	Conhecer a sabedoria humana e mostrar-se um intelectual.
	
	Entender que todas as organizações precisam de filósofos e artistas para a sua sobrevivência.
	
	Entender que o mundo não sobrevive sem música.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202407016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A internet é um sistema de dimensões gigantescas, que abrange todo o mundo, com potencialidades surpreendentes. Como todo sistema, possui vantagens e desvantagens. Sobre este ponto pode-se afirmar que:
		
	
	É uma oportunidade para melhorar somente a educação e é de difícil utilização.
	
	Seu uso pode incentivar a pirataria, mas em compensação elimina os riscos de pedofilia.
	 
	Facilita o acesso à cultura e tem o potencial de promover a perda da privacidade.
	
	É oportunidade para melhorar somente a educação, mas em compensação elimina os riscos de pedofilia.
	
	Seu uso pode incentivar a pirataria, pois o manuseio é complicado e de uso restrito.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202407074)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existe uma confusão entre gênero e sexo em nosso meio social e esta falta de esclarecimento pode provocar alguns desencontros e pequenas confusões. Observe as sentenças abaixo: I - Identidade sexual representa o conjunto de características sexuais que diferenciam cada pessoa das demais e que se expressam pelas preferências sexuais, sentimentos ou atitudes em relação ao sexo. II - É o sentimento de masculinidade ou feminilidade que acompanha a pessoa ao longo da vida e o mesmo nem sempre está de acordo com o sexo biológico ou com a genitália da pessoa; III - Gênero é uma construção cultural, processado na educação formal e informal de homens e mulheres, contrariamente do senso comum, que compreende que biologicamente o sexo, por si só, determina os comportamentos masculinos e femininos;
		
	 
	Apenas a afirmação I está correta;
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas;
	 
	;Apenas a afirmação II está correta;
	 
	Apenas a afirmação III está correta;
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202366286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aqui no Brasil, no ano de 1978 a Portaria 3.214 estabelece o necessário atendimento pelas empresas e empregados das "Normas Regulamentadoras - NR", que pertence ao:
		
	 
	Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	Ministério publico Estadual.
	
	Ministério Serviço federal.
	
	Instituto Nacional do Seguro Social.
	
	Ministério publico federal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202366270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As técnicas de treinamento da sensitividade, análise tran sacional, desenvolvimento de equipes, consultoria de pro cedimentos e reunião de confrontação estão associada ao desenvolvimento organizacional em diferentes nívei de intervenção e etapas. PORQUE O desenvolvimento organizacional é a aplicação dos co nhecimentos das ciências comportamentais no esforço de longo prazo, visando a melhorar a capacidade de reso lução de problemas e de adaptação, além de promove renovação organizacional. A esse respeito, conclui-se que
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202366266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando uma empresa de serviços do segmento de entregas (delivery) define como uma de suas competências (ponto forte) rapidez de entrega com qualidade está, na verdade, buscando estabelecer um diferencial frente às outras empresas do mesmo segmento. Se esta mesma empresa define que suas entregas ocorrerão num prazo máximo de 30 minutos e que o produto chegará sem nenhuma avaria, garantindo a satisfação total do cliente,terá um diferencial ainda maior, destacando-se cada vez mais dos seus concorrentes. Para atender a essa estratégia desafiadora, a empresa terá que estruturar ações que garantam o cumprimento desse objetivo. Marque abaixo a(s) ação(ões) que condiz coma situação relatada:
		
	 
	Todas as ações são verdadeiras
	
	implementar sistemas tecnológicos integrados
	
	estabelecer parcerias de mercado
	
	capacitação de sua equipe de funcionários
	
	estabelecer processos internos eficazes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202366260)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	MPT - 14 º Concurso - adaptada Uma associação de trabalhadores formula pedido de resgistro sindical, com os documentos indispensáveis para a prática dos ato, protocolizado na Delegacia Regional do Trabalho onde se localiza a sede da entidade. Após a publicação do Diário Oficial , houve a impugnação por entidade sindical de mesmo grau, representatividade e base territorial coincidentes com a da requerente, acompanhada de documentos, entre os quais o comprovante do registro sindical exepedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com a situação hipotética descrita, analise as seguintes asserções: I- A autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego concederá autorização à entidade que reunir as melhores condições para representar os integrantes da categoria, podendo, caso seja necessário, desconstituir registro anteriormente concedido à outra entidade sindical. II- Prevalecerá na hipóteses a anterioridade, ou seja, a entidade que anteriormente detiver o registro sindical; III- O registro da associação requerente deve ser concedido, sem prejuízo do registro já concedido anteriormente, sob pena de intervenção do Estado nos sindicatos. IV- O registro das entidades sindicais no Ministério do Trabalho e Emprego é compatível com a Constituição da República. V- O registro da associação requerente deve ser concedido, tendo em vista o sistema da pluralidade sindical.
		
	 
	São corretas as assertivas II e IV.
	
	São corretas as assertivas I, II e IV.
	
	São corretas as assertivas III e IV.
	 
	São corretas as assertivas II e III.
	
	São corretas as assertivas I e V.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais