Buscar

ciencia politica caso 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os regimes autocráticos de governo
 Descrição
 Recentemente em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/golpe-militar-de- 1964-completa-50-anos-relembre.html foi publicada a seguinte manchete em conhecido meio de comunicação: “Golpe militar de 1964 completa 50 anos; Foi o início de uma ditadura militar de duas décadas no Brasil. Especialistas contam como ocorreu a tomada do poder do país pelos militares.” Como tivemos a oportunidade de estudar na disciplina História do Direito Brasileiro, o golpe militar que deu início a uma ditadura que perdurou por 21 anos no Brasil ocorreu em um contexto histórico de Guerra Fria, com disputa entre americanos e soviéticos por áreas de influência. Neste sentido pergunta-se: 
a) o regime militar implantado em 1964 pode ser classificado como um regime autocrático? Justifique
R: Sim. A existência de um partido único, a concentração de poder, desrespeito aos direitos fundamentais, Estado intervencionista, violação as liberdades, restrições a direitos civis e políticos.
b) em relação ao Golpe de 1964, ocorrido em um quadro de disputas por áreas de influência e lutas ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética, é-nos possível afirmar que os norte-americanos representaram a defesa do regime liberal-democrático, enquanto os soviéticos representavam a defesa das posições socialistas de cunho autoritário? Justifique. 
R:Não. Visto que é possível Estados autocráticos com regime capitalista. E mais, diante da ameaça de um Estado de ideologia soviética, os EUA apoiaram as ditaduras da América Latina.
c) Pode-se dizer que o Brasil vivenciou a experiência totalitária no decorrer do regime militar de 1964? Justifique.
R: No caso brasileiro, estaríamos diante de um governo autoritário, pois apesar de violar direitos civis e políticos, permitia uma pequena liberdade na esfera privada.

Outros materiais