Buscar

AV2 TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCA0346_AV2_201102246972 » TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201102246972 - BEATRIZ VIANNA DE CASTRO
	Professor:
	ANDREA ALMEIDA DE MOURA ESTEVAO
	Turma: 9005/AN
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 26/11/2015 17:19:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201102435148)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O contexto da globalização está diretamente vinculado com a percepção da importância da comunicação no meio empresarial e institucional. Podemos dizer que a Comunicação Organizacional é fundamental para o sucesso de uma empresa, hoje? Por que? Caracterize os múltiplos aspectos da comunicação organizacional.
		
	
Resposta: A comunicação organizacional é muito importante para uma empresa pois ela esta sempre preocupada com o bem estar da empresa, contendo dois lados, a comunicação interna que visa a produtividade dos funcionários, através de formas de comunica-lo como anda a empresa, as noticias diárias da empresa, através de murais, jornais diários, emails, entre outros, vizando também o incentivo dos funcionários atravez de promoções, confraternizações, elogios ao colaborador em público, entre outros, coisas que agregem valor e que façam o colaborador se sentir bem em seu ambiente de trabalho para que seu desempenho seja cada vez melhor. E a comunicação externa, que esta voltada para o publico externo, concorrentes, consumidores, orgãos públicos, jurídicas, entre outras, visando sempre mostrar a transparência da empresa, o lado bom que a empresa oferece, etc. Através de maillins, comerciais, anuncios, outdoors e outros meios de comunicação.
	
Gabarito: O aluno deve descrever aspectos da economia globalizada como cenário extremamente competitivo onde a comunicação eficiente de uma empresa com todos os seus públicos é essencial para o sucesso. O aluno deve apontar os modos de comunicação organizacional e caracterizá-los. O aluno deve destacar que a construção da imagem da marca, o estabelecimento de um canal de comunicação com o grande público permite a percepção da empresa ou instituição como responsável, ética, ecológica e politicamente correta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102510331)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	No site Donos da Mídia (http://donosdamidia.com.br/inicial), site que divulga o desenvolvimento de uma pesquisa que pretende apresentar um panorama completo sobre a Mídia no Brasil apresenta como resultado parcial do seu empreendimento, um quadro com os grupos nacionais de mídia (conjunto de empresas, fundações ou órgãos públicos que controlam mais de um veículo, independentemente de seu suporte, em mais de dois estados). Os dados abaixo mostram os conglomerados que atuam no núcleo do Sistema Central de Mídia do Brasil porque a maioria destes grupos controla cabeças-de-rede de televisão. Grupo Abril - 74 veículos Globo - 69 veículos Band - 47 veículos Gov. BR(ligado à EBC) - 46 veículos IURD (ligado à Record) - 27 veículos ASSOCIADOS (ligado à SBT) - 19 veículos Sisac (ligado à Novo Tempo FM) - 14 veículos RENASCER (ligado à EBC) - 11 veículos SBC (ligado à SBT) - 10 veículos LBV (ligado à Aleluia FM) - 10 veículos Quais as implicações sociais, políticas e culturais dessa concentração midiática? Exemplifique e explique.
		
	
Resposta: Pelo fato deles serem redes de canal aberto, tendem a atingirem o maior número da população. Lembrando grande parte da população não tem uma classe social elevada, não tendo assim uma renda alta para possuir TV a cabo com diversos tipos de canais. Ou seja, essa população que é a mais bombardeada de informações por tais emissoras citadas acima, tendem a verem os acontecimentos sociais, politicos e culturais da forma em que esses canais queiram que eles vêem. Essa concentraçõ midiática pode ser boa por alcançar o maior número de pessoas, mas pode ser ruim por concentrar variados tipos de informações, fazendo com que os telespectadores passem a filtrar as informações recebidas.
	
Gabarito: O aluno deve explicar a importância da mídia na vida social, o modo como apresentam a visão da realidade, pautam os temas de conversa e interesse, oferecem parâmetros para juízos e informam de forma a permitir a inserção social dos indivíduos e grupos. A concentração de mídias impede uma visão múltipla e a percepção da diversidade, cultural, social e política no Brasil levando a distorções que impedem uma democracia ampla e plena. A concentração midiática confere um poder temerário à mídia. Em termos culturais, produz padronização e a formação de esteriótipos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102386778)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada a expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, como meio de maior alcance da população:
		
	
	(B) da propaganda ideológica.
	
	(C) da publicidade.
	
	(D) do rádio.
	
	(E) do cinema.
	 
	(A) do jornal diário.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102508091)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as teorias da comunicação norte americanas desenvolvidas sob a denominação de Mass Communication Research, na primeira metade do século XX, é correto afirmar que:
		
	
	Interpretavam o processo de comunicação a partir de um modelo automático, mecânico, linear-sequencial, onde as mensagens geradas por tecnologias massivas, seguem seu processo sem intervenção das massas.
	 
	Adotavam o modelo linear pois entendiam que o eixo emissor era o eixo decisivo do processo. Segundo o modelo, o emissor é ativo, o receptor passivo e o canal, instância neutra de transmissão da mensagem.
	
	Adaptavam o modelo da comunicação interpessoal para a compreensão do processo de comunicação massiva, visando a formação de uma sociedade livre, autônoma e responsável.
	
	Interpretavam o processo de comunicação a partir de um modelo circular onde o efeito das mensagens era repetitivo e uniforme. Emissor e receptor se alternam na atividade de comunicar.
	
	Concebiam a comunicação social como atividade de expressão de caráter mais emocional do que racional. A formação da opinião pública segundo esse modelo está baseada na sedução e persuasão.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102397063)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para um eficaz planejamento de comunicação empresarial, deve-se compreender o posicionamento de cada meio de comunicação, obtendo-se esse conhecimento por intermédio de um(a)
		
	 
	avaliação de suas posições sobre temas e questões centrais.
	
	levantamento do volume de anunciantes que conseguem captar
	
	análise da realidade social, política e econômica
	
	estudo das regiões e áreas geográficas em que atua
	 
	pesquisa de mercado com os consumidores em potencial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102508164)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Comunicação Estratégica, as ações internas alcançarão resultados através de ____________, à troca mútua de conhecimentos, às experiências e à conjunta participação, em todos os níveis e setores. Os objetivos principais da Comunicação Externa são: divulgar a missão da organização, através de um posicionamento correto e adequado; assegurar também a _____________ e sua identidade fazendo com que a organização tenha respeito e reconhecimento da sociedade acerca dos seus serviços; valorizar os recursos e ____________ da instituição, reconhecendo seu engrandecimento e contribuição da organização.
		
	
	Troca de favores - agressividade - falcatruas
	
	Competição entre os funcionários - agressividade - potenciais mercadológicos
	 
	Estímulo ao diálogo - qualidade técnica - potenciais humanos.
	
	Tecnologia - lucratividade - momentos de crise
	
	Respeito mútuo - liderança - pontos fracos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102462635)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Briefing é:
		
	
	uma minuta do planejamento, na qual constam,entre outros dados, os honorários da agência.
	 
	o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante, para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda
	
	no briefing, o anunciante define COMO DIZER as informações que ele considera importantes para aumentar as vendas.
	
	um documento em que se formulam as estratégias a serem utilizadas pela agência, na campanha a ser criada.
	
	uma peça da responsabilidade do cliente, por isso NÃO faz parte dos documentos formulados pela agência
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102513630)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ATUALMENTE A INTERNET TEM SE TORNADO ESPAÇO DE PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ISTO ESTÁ PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PROCESSO PARA A COMUNICAÇÃO EM REDE, ATRELANDO DIVERSAS MÍDIAS. ESTE CONCEITO É CONHECIDO POR:
		
	
	MÍDIAS CONCORRENTES
	 
	CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS
	
	MÍDIAS INOVADORAS
	
	CONVERSÃO DAS MÍDIAS
	
	MÍDIAS ALTERNATIVAS
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102386775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tipo de comunicação que tem como pressuposto a intermediação de um meio técnico, ou multiplicador, que permite atingir uma grande audiência anônima, heterogênea e fisicamente dispersa é denominada:
		
	
	virtual.
	
	institucional.
	
	comunitária.
	
	empresarial.
	 
	de massa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102885937)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Julgue as afirmativas a seguir: I - Na sociedade contemporânea é obrigatório pensar a cidadania dissociada do consumo de informações e valores. II - O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa afeta significativamente os espaços da vida social contemporânea. III - A mídia e suas linguagens devem apoiar a formação de sujeitos participativos e conscientes de sua cidadania. Agora, assinale:
		
	 
	se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras
	 
	se todas as afirmativas forem verdadeiras
	 
	se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras
	 
	se apenas a afirmativa II for verdadeira
	 
	e apenas a afirmativa I for verdadeira

Outros materiais