Buscar

3 - Admin_Financeira_Aula 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Aula
O capital de giro pode ser definido como o montante que recursos que a empresa precisa desembolsar para antes de receber pela venda de seus produtos ou serviços.
 
A gestão do capital de giro reflete como está a empresa pois demonstra a capacidade que a empresa possui em pagar suas obrigações em dia e de gerar retorno aos acionistas.
 
Uma empresa quando encontra-se “ descapitalizada” é o mesmo que não dispor de capital de giro suficiente para cumprir com seus compromissos.
CAPITAL DE GIRO:
Bem , quando uma empresa é formada , iniciamos com o capital social ( recursos dos sócios que formam a empresa), uma parte deste capital irá para formar a empresa no que tange o investimento fixo (aquisição das máquinas, móveis, prédio, ferramentas, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado.). A outra parte formará o estoque e ficará distribuído entre o caixa e banco.
MAS AFINAL! POR QUE CHAMAMOS CAPITAL DE GIRO? 
= >
CAIXA
DUPLICATAS A RECEBER
FORNECEDORES
ESTOQUE
VENDAS
Vendas a vista geram dinheiro no caixa e vendas a prazo geram duplicatas a receber
O conceito de capital de giro está associado aos recursos que estão em constante movimentação do capital de giro que envolve dois ciclos: o operacional e o financeiro.
Contempla as decisões do administrador financeiro em relação aos ativos e passivos circulantes; diante desses dois grupos de contas do balanço patrimonial é que podemos dizer se uma empresa possui ou não liquidez. A liquidez de uma empresa, é quando ela consegue honrar suas obrigações, para isso a empresa deve manter um saldo disponível , representado por dinheiro em caixa, em conta corrente e aplicações em títulos de alta liquidez , estes são registrados como disponibilidades no balanço patrimonial. Imagine uma empresa com seu A C no valor de $1200,00 e seu 
P C no valor de $ 1000,00 ; isto significa que seu CCL é positivo em $ 200,00; ou seja o valor do Ativo circulante supera o Passivo circulante. Quando o CCL é POSITIVO a parcela do Ativo Circulante é financiada com recursos de Longo Prazo. Do contrário há necessidade de capital de giro.
ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO: 
Podemos observar no próprio balanço patrimonial que quanto maior for o montante de recursos investido em cada uma das contas de disponibilidades, maior será a capacidade de liquidez da empresa e menor será o risco de inadimplência por falta de pagamentos dos credores.
No balanço temos duas fontes de recursos, são elas: Fontes onerosas e fontes não - onerosas
As Fontes onerosas são aquela que fornecem recursos sobre os quais se exige remuneração na forma de juros ou dividendos. Ex: Empréstimos, as debêntures e o capital próprio.
As Fontes não- onerosas são aquelas que fornecem recursos que não apresentam custos explícitos, ex: salários , impostos a recolher,duplicatas a pagar, etc;
 
Observe que o ativo circulante é maior que o passivo circulante, esta diferença é denominada CCL ou Capital de Giro Líquido.
CGL = Ativo Circulante – Passivo Circulante
Ex.1: Ao analisar a empresa KDM, durante o ano de 2004, o ativo circulante foi de $ 650 e o passivo circulante, de $ 345. No ano seguinte, o ativo circulante foi para $ 870 e o passivo circulante, para $ 505. Calcular a variação do capital de giro em 2005.
$ 60
FLUXOGRAMA (CAPM)
CCL
AC 2005 = $ 870
O CCL foi positivo, o que não gera necessidade de capital de giro
PC 2004 = $ 345
PC 2005 = $ 505
AC 2004 = $ 650
Variação do CCL = $ 365 – $ 305 = $ 60
MAPA CONCEITUAL (CAPM)
ti
CCL = $60
CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
TORNOO
AC 2004 = $ 650
PC 2004 = $ 345
$ 305
AC 2005 = $ 870
PC 2005 = $ 505
$ 365
Fundamental para a analise do ponto de vista financeiro (caixa), é parte das estratégias de financiamento, crescimento e lucratividade da entidade. Utilizamos os demonstrativos contábeis: Balanço patrimonial e Demonstrativos de resultado. A NCG é a diferença entre as aplicações cíclicas (AC) e as fontes cíclicas (FC): NCG = AC – FC, que indica o montante de recursos necessários para se manter o giro dos negócios, devido à insuficiência das fontes operacionais. Havendo insuficiência de FC, em relação às AC, a empresa terá que buscar novas fontes de financiamento para continuar operando. 
NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO: 
Estas novas fontes serão do sistema financeiro. Quando apresentar AC = FC ou mesmo AC < FC, não haverá necessidade de a empresa buscar novas fontes de financiamento para sua operações. NCG pode ser calculada pela utilização dos saldos das contas cíclicas, constantes do BP, conforme acima.
Os recursos oriundos de fontes de longo prazo foram agrupados (exigível a longo prazo e patrimônio líquido), e representam que o CCL é financiado por recurso dessas fontes.
Quando a soma dos elementos do ativo corrente é maior que a soma dos elementos do passivo corrente, dizemos que o CCL é positivo. Em caso contrário, o CCL pe negativo. Quando a soma dos elementos do ativo corrente é igual à soma dos elementos do passivo corrente, o CCL é nulo.
CCL POSITIVO
CCL NEGATIVO
CCL NULO
0
Compra de
Matéria Prima (CICLO)
15
Conclusão da fabricação e venda do produto
30
45
Pagamento ao fornecedor de matéria-prima
Recebimento do cliente 
CLICO FINANCEIRO OPERACIONAL
CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA
CO = PME + PMR
CF = PME + PMR – PMP
 
Ex: A empresa JUJU , tem um ciclo operacional de 60 dias e um ciclo financeiro de 38 dias. Determine o nº de dias que em média a empresa leva para pagar seus fornecedores.
CO = IME + PMC = 60
CC = IME + PMC - PMP = 38
então,
PMP = 38 – 60 = - 22
PMP = 22 Dias
Estratégias de gestão de ciclo de conversão de caixa
Bate Pronto
QUESTÕES:
Quais os ciclos associados ao Capital Circulante?
Quando o CCL é POSITIVO a parcela do Ativo Circulante é financiada com?
Qual a relação entre NCG e FC?
Quais as principais estratégias de gestão de caixa?
 
 
 
 
 
APLICAÇÃO
Se no caso a empresa KDM apresentasse durante o ano de 2004, o ativo circulante de $ 870 e o passivo circulante, de $ 505. No ano seguinte, o ativo circulante foi para $ 650 e o passivo circulante, para $ 345. Calcular a variação do capital de giro em 2005. AC2005 =$ 650; PC2005 = $345; AC2004 = $ 870; PC 2004 = $ 505; Variação do CCL = $305 - $ 365 = - $60. Neste caso o CCL é negativo.
Mas se no caso a empresa KDM apresentasse durante o ano de 2004, o ativo circulante de $ 870 e o passivo circulante, de $ 505. No ano seguinte, o ativo circulante foi para $ 770 e o passivo circulante, para $ 405. Calcular a variação do capital de giro em 2005. AC2005 =$ 770; PC2005 = $505;  
AC2004 = $ 670; PC 2004 = $ 405; Variação do CCL = $265 - $ 265 = $0; Neste caso o CCL é nulo.
A necessidade de capital de giro (NCG) pode ser calculada pela utilização dos saldos das
contas cíclicas, constantes do Balanço Patrimonial, conforme a definição acima.
Exemplo:
Contas a Receber: 25.000
Estoques: 40.000
Fornecedores: 30.000
Impostos a Pagar: 5.000
 
NCG: 25.000 + 40.000 – 30.000 – 5.000 = 30.000
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APLICAÇÃO
 CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
 NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO
 CICLO OPERACIONAL E CICLO FINANCEIRO
 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais