Buscar

Provas, AV1 e AV2 Historia da enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 historia
	
	 1a Questão (Ref.: 201001229943)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Enfermagem enclausurada nos hospitais religiosos, permaneceu empírica e desarticulada durante muito tempo, vindo desagregar-se ainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa e das conturbações da Santa Inquisição.Por que os hospitais eram localizados em torno de igrejas e mosteiros?
		
	
	Porque no cristianismo as congregações religiosas construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos ao poder dos mulçumanos
	
	Porque no PAGANÍSMO as congregações religiosas construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos ao poder dos mulçumanos.
	 
	Porque no cristianismo as congregações religiosas construíram diversos abrigos para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa da diminuição do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos aos altares.
	
	Porque no cristianismo as congregações religiosas não construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos aos altares
	 
	Porque no cristianismo as congregações religiosas construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos aos altares
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001225913)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Geovanini (2002), o desenvolvimento histórico das práticas de saúde obedece à relação do objeto de pesquisa com a realidade histórica e é identificada por pontos críticos, nos quais ocorre uma transformação qualitativa na vida dos povos ao longo dos anos. Assim, os povos primitivos acreditavam que a doença era:
		
	
	Normal para os idosos.
	
	Um desequilíbrio das necessidades humanas básicas do indivíduo.
	 
	Um castigo dos deuses.
	
	Um desequilíbrio dos cuidados integrais.
	
	Resultado de uma vida mundana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001230695)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Em meio a afirmações no parágrafo, podemos assinalar que a enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza na sua essência de cuidar/cuidado. Marque a opção correta:
		
	
	Falar de cuidar/cuidado humano, não é preocupar-se com a condição de ser humano ou homem. É permitir que este não possa existir com dignidade, em situações que lhe garantam o viver pleno, saudável com os outros, sem ameaça a sua condição de ser humano.
	
	São os choques de crenças, valores universais e individuais que estabilizam este modo de ser homem, ou seja, um ser sem preocupação, um ser de cuidado pela enfermagem.
	
	A doença e as práticas de cuidado não têm relação com o momento sócio-histórico-político pois a enfermidade não é um fenômeno social.
	
	Daquela época até os dias atuais, a evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram ainda nos dias de hoje.
	 
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001230794)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal e engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Baseado na presente afirmativa, marque a resposta verdadeira.
		
	
	Ventilação, doença, iluminação, calor, ruído, limpeza e odor.
	 
	Ventilação, iluminação, calor, odor, alimentação, ruído e limpeza.
	
	Iluminação, ventilação, saúde, calor, odor, limpeza e alimentação
	 
	Ventilação, iluminação, calor, recreação, odor, alimentação e limpeza.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001278546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto abaixo , as afirmativas seguintes e assinale a resposta correta:
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Fonte Wikipedia.
I- A reforma protestante teve grande impacto na história da enfermagem , pois esse movimento teve como uma de suas consequências a expulsão das irmãs de caridade dos hospitais mantidos pela igreja católica.
II- A grande influência da reforma protestante ma enfermagem foi o surgimento da enfermagem moderna, pois Florence Nightingale era protestante.
III- A reforma protestante dá início ao chamad período crítico da enfermagem.
IV- A reforma protestante , fruto do Renascimento, possibilitou o incorporamento de conhecimentos científicos à profissão do enfermeiro, já que a Igreja Católica proibia experiências científicas.
		
	
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I,III e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001225918)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Vemos uma transição importante sobre o crescimento populacional, a explosão dos cortiços e o reaparecimento das epidemias; além da necessidade (e a oportunidade?) de a cidade se transformar numa grande metrópole capaz de acompanhar os avanços de toda ordem que o século XX impôs (SANTOS et al., 2001). Diante desta afirmação, marque a opção CORRETA sobre a influência da transição monarquia-república na cidade do Rio de Janeiro que culminou no processo de implantação da Escola de Enfermagem na área de Saúde Pública:
		
	 
	O escravo não era consumidor e era considerado um entrave à expansão do capitalismo.
	
	A Lei do Sexagenário (1885) trata da liberdade aos escravos com mais de 60 anos.
	
	Abolição da escravidão em 1888 através da Lei Áurea assinada por Princesa Isabel foi necessária por uma questão humanitária.
	
	Havia problemas da mão de obra na economia cafeeira, que era sustentada pelo trabalho assalariado.
	 
	A Lei Eusébio de Queirós (1850) trata da abolição do tráfico negreiro no Brasil.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001287369)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as assertivas abaixo e marque a resposta correta:
 
I-                   A reforma protestante teve grande impacto na história da enfermagem.
PORQUE
II-                Os protestantes construíram hospitais para divulgar sua fé.
		
	
	As duas assertivas estão erradas.
	
	Somente a assertiva II está correta.
	 
	Somente a assertiva I está correta.
	
	As duas assertivas estão corretas e a assertiva II não é justificativa da I.
	
	As duas assertivas estão corretas e a assertiva II é justificativa da I.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001229869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na modernidade, a loucura diz respeito fundamentalmente à psiquiatria: o louco, como doente mental (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a opção CORRETA sobre os Primórdios da Psiquiatria que contextualizava este período no século passado:O controle da loucura foi caracterizado por um processo de tranquilidade da saúde mental na época.
	
	Havia um serviço especializado que tinha como objetivo de cuidar do doente mental com atividades direcionadas.
	
	O controle da loucura se dá de modo pacífico, na medida em que implica reciprocidade e semelhança entre elas.
	
	As atividades de enfermagem eram relegadas às funções no plano profissional, com um caráter técnico e científico na área de psiquiatria.
	 
	Os primórdios da psiquiatria foi caracterizado por um processo de dominação da loucura pela razão.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001252424)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Florence Nightingale aos 25 anos apresentou aos pais a ousada sugestão de estagiar em hospitais, em Londres, como uma enfermeira. O pedido foi negado com veemência pela família. Nessa época, qual era o significado da palavra nurse.
		
	
Resposta: As nurses eram pessoas de baixa classe social.
	
Gabarito: R: Nurse significava uma mulher vulgar e velha, sempre ignorante e freqüentemente suja, vestindo roupas sórdidas e embriagando-se com uma garrafa de gin, prostituída e sem nenhuma qualificação formalizada. Os doentes morriam a míngua e muitas vezes ainda eram roubados por elas. Por isso, a família que tinha alguém para cuidar do seu doente não os internavam nos hospitais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001252608)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O que representou Padre José de Anchieta para a História da Enfermagem?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: R: Tendo chegado ao Rio a esquadra de Diogo Flores Valdez, trazendo grande número de enfermos, Padre José de Anchieta tratou de recolher os mesmos para tratamento, improvisando o núcleo hospitalar que se tornou a grande casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Atendia aos necessitados exercendo atividades de Professor, Médico e Enfermeiro.

Outros materiais