Buscar

Educação e Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A proposição dos quatro pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser – do próximo milênio assenta-se na defesa de uma concepção da educação como um processo permanente. 
DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana. 4ª. Ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 2011, p. 51.
 
GROCHOSKA (2012) propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: ser, conviver, conhecer e fazer. Com base nesse referencial, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta características do pilar “Aprender a ser”:
	A	
Afetividade, perseverança, pensamento crítico equilíbrio emocional.
 
2 “Sinteticamente, as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) propõem:
1) Um currículo centrado nas competências básicas
Esta proposta baseia-se no que está disposto na LDB, sobretudo nos artigos 32, 35 e 36 que apontam como objetivos da Educação Básica e do Ensino Médio, entre outros, os seguintes: a capacidade de aprender e continuar a aprender, a aquisição de conhecimentos e habilidades, a capacidade de relacionar a teoria com a prática, a preparação básica para o trabalho e a cidadania.
A busca de uma escola que prioritariamente desenvolva competências básicas apoia-se na suposição de que nesse final de século o futuro do jovem é sempre um projeto em aberto e que provavelmente ele viverá períodos de aprendizagem intercalados à experiência profissional”
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 43.
 
Com base no que foi tratado nas aulas e no livro-base sobre o currículo organizado por competências analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Esta concepção de ensino equipara a escola à empresa, por pensar na formação do cidadão ativo e não apenas um consumidor.
( ) O modelo de competências é defendido pelo mercado, pois ele viria a contribuir para a formação do “tipo” de trabalhador necessário para novo paradigma tecnológico.
( ) O currículo, quando organizado por competências, tem como prioridade a transmissão de conhecimentos para a formação do ser reflexivo e em segunda instância também pensa na possível formação para a inserção no mercado de trabalho.
( ) Ao ser efetivada na organização curricular, a concepção por competências direciona a seleção de conteúdos a serem trabalhados na escola à sua utilidade no mundo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	B	F, V, V, F
	
3[...] surge o cidadão e com este a compreensão da educação como direito e necessidade de todos, cabendo ao Estado o dever de proporcionar a educação para todos. A Educação também aqui é vista como responsável pela promoção do progresso e do desenvolvimento. A crença que pela razão o homem se emanciparia perdurou por muito tempo.
Nesse período, expressões como emancipação, revolução, progresso, desenvolvimento entre outras, destacam-se nesse discurso. A modernidade rejeitava a reprodução do mundo que havia se constituído até ali; fazia-se necessária a constituição de um novo paradigma.
A formação de professores para a educação de jovens e adultos em questão / organizadora: Tania Maria de Melo Moura - Maceió : EDUFAL, 2005. p. 29
De acordo com Grochoska (2012), há cerca de 200 anos, dois eventos marcaram o início das discussões sobre a escola para todos. Que acontecimentos foram esses?
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	C	
A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.
4 “As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.”
(ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9).
Após a leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro com relação à elaboração curricular. Analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica.
IV. A práxis pedagógica deve ser pautada nos princípios estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se concretiza no fazer. 
São corretas as afirmativas:
	.
	D	
Afirmativas I e IV, apenas.
5 De acordo com Penin e Vieira (2000, citado por GROCHOSKA, 2012, p. 20), “Com o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos EUA, há cerca de 200 anos, passa a se perseguir o ideal de uma escola a qual tivessem acesso não apenas para os filhos das elites, como das massas trabalhadoras. Foi a partir desse momento que se iniciaram as discussões sobre a necessidade da escola para todos”.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
 
Nesse contexto, um importante evento, mencionado por Grochoska (2012), marcou o início do ensino ministrado pela primeira vez em instituições específicas. Que evento foi esse? 
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	B	
A criação da primeira universidade.
6 Segundo GROCHOSKA (2012) “o diretor é a figura de maior importância no contexto educacional, centralizando o poder, trabalhando num contexto hierarquizado”.
Essa afirmativa refere-se a qual modelo de gestão?
Analise as proposições abaixo e, selecione a alternativa correta.
	.
	C	Técnico-científica.
8 "Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito."
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p.26-27.
 Analise as sentenças sobre currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes.
( ) O currículo é imparcial, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
( ) A sistematização e organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
( ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso ele não pode ser considerado como apenas um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
 
Marque a sequência correta:
	 B
V, F, V, V
9 Em um contexto de negligência com a educação, em 1932, surge um dos principais escritos da educação brasileira que dá grande relevância à função social da escola.
 Que documento é esse?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	A	
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
10 Segundo Pedra:“O termo currículo, por exemplo, já foi definido:
1) como uma série estruturada de resultados;2) como um conjunto de matérias; 3) como conjunto de experiências que os estudantes desenvolvem sob a tutela da escola e 4) como intento de comunicar os princípios essenciais de uma proposta educativa.
Ultimamente, vem sendo entendido como uma seleção de conhecimentos extraídos de uma cultura mais ampla”.
PEDRA, José Alberto. Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.58, abr./jun. 1999, p. 30. Disponível em: < http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/854/766>. Acesso em 27/12/2014.
A variedade de sentidos do termo currículo se deve, dentre outros aspectos, às diferentes concepções e visões filosóficas.
De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
I. O currículo é uma área de pesquisa e estudo estritamente técnica, que se volta apenas para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos.
II. Na teorização sobre currículo podem-se dar diferentes ênfases: currículo como resultado, currículo como experiência, currículo como princípio.

Outros materiais