Buscar

AV2 S.A M

Prévia do material em texto

Por que o conceito de saúde mudou ao longo do tempo?
Resposta: no decorrer do tempo, foi se percebendo a necessidade de cuidar do ambiente em volta do individuo para se ter o bem estar físico e mental. Aos poucos a população vem se consientizndo da importância de cuidar do meio ambiente, da reciclagem, e da vida sustentável.
Gabarito: As inúmeras transformações ocorreram devido às mudanças sofridas ao longo do tempo em todos os povos. As novas tecnologias em todas as áreas, as guerras, as mudanças climáticas, o envelhecimento humano, a reorganização das cidades, o avanço da agricultura e da pecuária, o aumento populacional, tudo isso modificou a ideia do que é saúde.
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201302197909)	Pontos: 0,5 / 1,5
A Primeira Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental aconteceu em Tbilisi, na capital da Geórgia(ex URSS), em outubro de 1977, em parceria organizada pela Unesco em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Na elaboração da Declaração de Tbilisi, esses objetivos foram divididos em várias categorias, que podem ser descritas como:
Resposta: A preservação do meio ambiente é um dever de todo cidadã, sendo necéssario a consientição dos mesmo.
Gabarito: 1)Consciência: ajudar grupos sociais e indivíduos a adquirir consciência e sensibilidade para o ambiente e problemas conexos; 2)Conhecimento: ajudar grupos sociais e indivíduos a ganhar uma variedade de experiências e adquirir uma compreensão básica do ambiente e problemas conexos; 3)Atitudes: ajudar grupos sociais e indivíduos a adquirir um conjunto de valores e sentimentos de preocupação pelo ambiente e motivação para ativamente participarem na melhoria da proteção do ambiente; 4) Habilidades: ajudar grupos sociais e indivíduos a adquirir habilidades para identificar e resolver problemas ambientais; 5) Participação: providenciar para grupos sociais e indivíduos a oportunidade de ser ativamente envolvido em trabalhos para solução de problemas ambientais.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201302683477)	Pontos: 0,5 / 0,5
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
Opção Não Respondida	É necessário não criar critérios e princípios comuns, que ofereçam aos povos do mundo, inspiração e obrigação, para preservar e melhorar o meio ambiente humano.
Opção Não Respondida	Os recursos não renováveis da terra, devem empregar-se de forma que se evite o perigo de seu futuro esgotamento, e de assegurar que toda a humanidade compartilhe dos benefícios de sua utilização.
Opção Não Respondida	Apenas o desenvolvimento econômico, é responsável por assegurar ao homem, um ambiente de vida e trabalho favorável para criar na terra, as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
Opção Marcada Opção Certa	O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade, tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
Opção Não Respondida	Os recursos naturais, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201302141016)	Pontos: 0,5 / 0,5
Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessário lembrar que as enchentes são naturais e em determinadas regiões podem ser mais constantes. Abaixo procure encontrar a alternativa em que justifique e solucione essa problemática de forma coerente:
Opção Não Respondida	As enchentes são responsáveis por aumento do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue urbana.
Opção Não Respondida	Lixo entupindo bueiro é a causa principal das enchentes em cidades planas. As cidades em terrenos mais acidentados (morros e encostas) possuem facilidade de escoamento das chuvas.
Opção Marcada Opção Certa	A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
Opção Não Respondida	A grande quantidade de ribeirões que atravessam as cidades pode provocar catástrofes que seriam minimizadas se não houvessem construções urbanas em regiões onde há rios ou ribeirões.
Opção Não Respondida	Enchentes naturais não podem ter controle pelas ações humanas, o certo é esperar que o nível da água diminua e procure assim a defesa civil.
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201302712840)	Pontos: 0,0 / 0,5
O ecossistema é um sistema composto pelos seres e o local onde eles vivem e de todas as relações destes com o meio e entre si. É exemplo de meio abiótico:
Opção Marcada Opção Errada	
Plantas.
Opção Não Respondida	
Aves.
Opção Não Respondida	
Pássaros.
Opção Não Respondida	
Mamíferos.
Opção Não Respondida Opção Certa	
Temperatura.
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201302141897)	Pontos: 0,5 / 0,5
São doenças veiculadas à precariedade do ambiente doméstico
Opção Não Respondida	doenças do aparelho genital masculino e infecções respiratórias
Opção Não Respondida	doenças tropicais e infecções respiratórias
Opção Não Respondida	câncer do aparelho respiratório e doenças não transmissíveis
Opção Não Respondida	doenças respiratórias crônicas e doenças sexualmente transmissíveis
Opção Marcada Opção Certa	tuberculose e doenças do aparelho gastrointestinal
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201302188244)	Pontos: 0,0 / 0,5
Muitas pessoas não cumprem a terceira parte do ciclo da vida que é a:
Opção Não Respondida	afetividade
Opção Não Respondida	aprendizagem
Opção Não Respondida	climatério
Opção Não Respondida Opção Certa	reprodução
Opção Marcada Opção Errada	responsabilidade
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201302671635)	Pontos: 0,0 / 0,5
Segundo a resolução do CONAMA 001/86 o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA):
Opção Não Respondida	não poderá ser acessível ao público, exceto sob mandados de segurança emitidos pelo ministério público.
Opção Não Respondida	deverá conter os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais e os custos detalhados da implantação do projeto.
Opção Não Respondida Opção Certa	deverá ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão, de modo a entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.
Opção Não Respondida	reescrito periodicamente pelo empreendedor, após o licenciamento do projeto, a partir de estudos de impacto ambiental contratados pelo órgão ambiental.
Opção Marcada Opção Errada	deverá ser desenvolvido exclusivamente pelo IBAMA ou órgão ambiental estadual ou municipal equivalente, a partir do EIA apresentado pelo solicitante.
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201302118695)	Pontos: 1,0 / 1,0
Quais são as características organolépticas da água potável?
Opção Marcada Opção Certa	
Estar incolor, inodora e insípida.
Opção Não Respondida	
Estar fluoretada
Opção Não Respondida	
Estar imprópria para consumo humano.
Opção Não Respondida	
Estar clorada e fluoretada.
Opção Não Respondida	
Estar própria para consumo humano.
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201302681115)	Pontos: 1,0 / 1,0
A respeito da educação ambiental no Brasil, responda o item correto.
Opção Não Respondida	É dever do cidadão: promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientizaçãopública para a preservação do meio ambiente.
Opção Não Respondida	O § 1º do artigo 10, que determina que a educação ambiental não deve ser incluída nos currículos de ensino como disciplina configurando educação formal.
Opção Não Respondida	Como educação ambiental ações isoladas, de grupos ambientalistas que aceleram o progresso econômico e tecnológico mundial, são de fundamental importância.
Opção Marcada Opção Certa	O artigo 225 da Constituição Federal assegura que:todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações.
Opção Não Respondida	A Conferência de Tbilisi, 1997, propôs a vinculação da educação ambiental à lei, por meio de políticas nacionais e internacionais e a Argentina é pioneira na América Latina, seguida após pelo Brasil com a lei nº. 9.795/99 dispõe sobre a educação ambiental e cria a Política Nacional de Educação Ambiental.

Outros materiais