Buscar

SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:  » SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	RENATO DOS PASSOS GUIMARAES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 10:29:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201307258503)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Para que ela aconteça, são necessários 3 (três) elementos básicos. Cite-os, descrevendo cada um deles, e também indique quais os esforços do Governo para que aconteça a Inclusão Digital.
		
	
Resposta: - Equipamento: computador e acesso a internet (banda larga), - conhecimento do que fazer com a tecnologia e o equipamento (informatização ou inclusão digital) - incentivos ou ações (espaços voltados para o uso, acesso da população) tipo: naves do conhecimento, acesso da população aos equipamentos e a internet.
	
Gabarito: Elementos básicos: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Esforços: Computador para todos Telecentros; Programa Banda Larga nas escolas; Computador portátil para professores; Quiosque do cidadão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307268446)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Defina com suas palavras o que é Data Warehouse:
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Tem por objetivo armazenar dados que foram extraídos dos vários bancos de dados de uma organização, sejam esses dados operacionais, externos ou de outra espécie qualquer. É um repositório centralizado dos dados já trabalhados, transformados e catalogados, ou seja, dados prontos para serem utilizados por gerentes e outros profissionais para mineração de dados
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307251196)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estuda os fenômenos naturais, especialmente no que concerne as propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças, o texto fala sobre uma:
		
	
	Sociedade.
	 
	Ciência.
	
	Neutralidade.
	
	Determinismo.
	
	Tecnologia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307251212)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos pontos do documento brasileiro sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é:
		
	
	pesquisa e desenvolvimento para gerar apenas empregos para a nação.
	 
	pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
	
	isolamento do Brasil para preponderância entre os países latino-americanos
	
	quadro regulatório para diminuir lucros dos empresários.
	
	administração centrada unicamente nos interesses do governo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307253147)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir "Notebook" como:
		
	
	Possuem a função principal de telefone celular e cabem no bolso; possuem alta conectividade sem fio (Wi-Fi, bluethoot, 3G); display touchscreen que varia de 3,5¿ a 4¿.
	
	Computadores de mesa; gabinetes cada vez menores, geralmente dispostos na vertical (minitorres); monitores de cristal líquido (LCD) ou LED.
	
	Portáteis com conectividade total e telas de até 13¿; não possuem leitores/gravadores de CD/DVD/Blu-Ray; inicialmente desenvolvidos para acesso à Internet.
	 
	Portáteis com telas iguais ou superiores a 14¿; mais pesados que os netbooks pelo tamanho um pouco maior e pela presença dos leitores/gravadores de CD/DVD/Blu-Ray.
	
	Pranchetas eletrônicas touchscreen; seu teclado é virtual, mas alguns modelos já apresentam estação para conexão de teclado e outros dispositivos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307251277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir Sustentabilidade como:
		
	
	Visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos.
	 
	Compreende as ações da empresa que visam elevar sua produtividade, melhorar seus produtos e métodos de gestão e contribuir para a preservação do meio ambiente.
	
	É como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade.
	
	É que a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.
	
	É algo controlado, que muda de acordo com seu próprio momento e molda inconscientemente a sociedade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307822004)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma pesquisa feita pelo SEBRAE/SP e publicada em 30 de setembro de 2013 constatou o grau de informatização (utilização de equipamentos das tecnologias de informação e comunicação) nas micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras, com destaque para microcomputadores, internet e telefone celular. De acordo com o estudo, 75% das MPEs brasileiras utilizam microcomputador. De acordo com Hu e Quan (2005), existem quatro visões que prevalecem em estudos a respeito de como a TI cria valor para a empresa. A proposição que representa a visão de recursos é:
		
	
	Considera que a TI cria excessos de retornos sobre outros tipos de investimentos de capital.
	
	Argumenta que investimentos de TI criam valor ao fornecer opções e flexibilidade para as empresas em contextos cada vez mais competitivos e incertos.
	
	Considera que investimentos de TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
	
	Considera fundamentais os recursos de tecnologia da Informação e Comunicação com retornos garantidos de competitividade.
	 
	Considera que os investimentos de TI criam vantagens competitivas sustentáveis através de capacidades e recursos estratégicos sem paralelo, singulares e peculiares ao contexto.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307795411)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os consumidores brasileiros estão cada vez mais ampliando suas opções de compra para a internet. Segundo dados da E-bit, 51,3 milhões de pessoas já utilizaram a web ao menos uma vez para adquirir um produto. Os dados representam um crescimento de 28% no comércio eletrônico em comparação ao ano passado, alcançando um faturamento de 28,8 bilhões de reais. Além disso, houve também um aumento de 32% nos pedidos de compras online, chegando a 88,3 milhões. Segundo a E-bit, a popularização da banda larga móvel ajudou nesse crescimento do consumo online ao longo dos anos. Em 2013, a Black Friday foi responsável por gerar mais de 770 milhões em receitas num único dia , mas em contrapartida, o gasto médio por cada consumidor caiu 4,4% e ficou em 327 reais. Qual a melhor definição para o tipo de comércio eletrônico Empresa-a-consumidor (B2C - Business-to-Consumer):
		
	
	Um indivíduo (pessoa física) vende produtos ou serviços para outros indivíduos, seja por meio de anúncios classificados ou de leilões.
	
	Consiste no uso da internet e do comércio eletrônico para disseminar informações e serviços públicos aos cidadãos. Esse meio torna o governo mais eficiente e eficaz, principalmente na prestação de serviços públicos.
	
	Consiste no uso da internet e do comércio eletrônico para disseminar informações e serviços públicos a parceiros comerciais e fornecedores.
	 
	Os vendedores são organizações (pessoas jurídicas) e os compradores são pessoas (físicas). A prática nesse caso é o varejo eletrônico, ou seja, a venda direta de produtos e serviços por meio de lojas ou shoppings eletrônicos.
	 
	Tanto os vendedores quanto os compradores são organizações. Esse tipo de comércio eletrônico abrange um amplo espectro de aplicaçõesque permitem a uma empresa formar relações eletrônicas com distribuidores, varejistas, fornecedores, clientes e outros parceiros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307259076)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Petroxxx pretende lançar uma nova plataforma de exploração de petróleo e para isso ela precisará desenvolver um sistema que permita buscar dados nas bases de dados existentes na empresa assim como obter elementos externos, o sistema também deve analisar alternativas, propor soluções e simular situações. Qual tipo de sistema de informação a empresa deve utilizar?
		
	
	Sistema de Competência Gerencial
	
	Sistema de Informações Gerenciais
	
	Sistema de Inteligência Artificial
	
	Sistema de Processamento de Transações
	 
	Sistema de Apoio à Decisão
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307321007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na esfera federal, o sistema que integra as funcionalidades contábeis orçamentárias preconizadas na Lei 4.320/64 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320compilado.htm) é denominado:
		
	
	CADIN
	
	SICONV
	
	SIAPE
	 
	SIAFI
	
	SIASG

Outros materiais

Outros materiais