Buscar

Tecnologia da Informação - Revisão

Prévia do material em texto

Pode-se definir tecnologia da Informação(TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.
Conceito de Tecnologia da Informação
Segundo Baker [Bak85], "a Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas".
A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware.
Estratégias de Uso da TI na Administração Pública
Cada organização, pública ou privada, possui um público-alvo para o qual atua produzindo bens ou serviços, comumente denominado por cliente. No caso de empresas, este público é o consumidor, enquanto que para a organização pública, o público-alvo, em sua instância final, é o cidadão.
O recurso administrado em ambos os casos é a informação.
O uso da TI pelo setor privado busca explorar ao máximo os benefícios dessa tecnologia para obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes através da eficácia organizacional, internamente à organização, e da competitividade, no ambiente externo da organização.
USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA INICIATIVA PRIVADA
Fonte: [Cun94] Dissertação de Mestrado de Maria Alexandra V. C. da Cunha - Administração dos Recursos de Informática Pública: Estudo de Caso do Modelo Paranaense - EAESP-FGV, 1994
Na empresa privada, a utilização dos recursos de informática era justificada pela expressão da língua inglesa "save money"- que recursos economizo: materiais, humanos, tempo, dinheiro ... - mas, nos tempos atuais, a expressão utilizada é "make money" - o que o uso da TI possibilita em termos de produtos, serviços e mercados, plenamente justificados quando o objetivo final é obter lucro.
Se para a organização pública não é vital o ganho de competitividade, qual a importância da TI nessas organizações?
A resposta é simples: na perpetuação da organização pública em função dos serviços prestados. Isto significa que, além de melhorias no ambiente interno da organização, pelo aumento da eficácia organizacional (agilização de processos, da estrutura, da comunicação e a eliminação da burocracia), o uso estratégico da TI e a administração dos recursos de informática pode (e deve) melhorar o atendimento da população e os serviços prestados ao cidadão.
USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fonte: [Cun94] Dissertação de Mestrado de Maria Alexandra V. C. da Cunha - Administração dos Recursos de Informática Pública: Estudo de Caso do Modelo Paranaense - EAESP-FGV, 1994
Quando uma organização, pública ou privada, não consegue desempenhar adequadamente sua missão, surgem forças externas (concorrentes, no caso da organização privada; outras entidades - públicas, privadas ou governamentais, no caso da organização pública) que assumem seu papel (fatia de mercado para o setor privado ou competência para o setor público) levando à extinção (falência, na iniciativa privada ou deterioração, na área pública).
Se o Estado deixa de executar de forma eficaz seu papel, surgem grupos organizados que proverão à população suas necessidades, passando a exercer um forte domínio sobre a mesma, influenciando-a conforme seus interesses.
Portanto, a gestão da TI na administração pública deve vislumbrar não apenas o contexto interno da organização que visa obter a eficácia organizacional, mas principalmente o ambiente externo, que diferencia a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, contribuindo para uma atuação eficaz do poder público na área de atuação de sua competência.
Importância da Informação na Organização
Segundo Meirelles [Mei90], "a tendência natural é tentar medir o valor da informação pelo quanto adicional ela traz, entretanto, o conceito mais amplo e correto é o custo de oportunidade - quanto custa não tê-la. Neste sentido, medir o valor da informação passa a ser um processo semelhante ao de um seguro ou propaganda - quanto custa não ter". Portanto, nesta abordagem amplamente utilizada, a informação é tratada como recurso, possuindo então custo e valor, taxa de retorno, custo de oportunidade de não se ter a informação; pode existir uma sinergia ao combinar dados cujo resultado final é maior que a soma das partes.
Independente do tipo de organização - privada ou pública - o administrador orienta suas decisões de investimentos adotando o princípio da racionalidade econômica: obter o máximo resultado com um dado montante de recursos ou minimizar este montante para obtenção de um determinado resultado.
Para esta análise, os recursos de informações oportunas e de qualidade são fundamentais para a decisão de maneira a garantir uma atuação eficaz do Estado nas áreas sob sua responsabilidade.
Vamos começar formulando algumas perguntas: O que é visão sistêmica? Por que é importante ter visão sistêmica? A visão sistêmica pode ser desenvolvida? Se pode, quais os requisitos a serem atendidos para tanto e quando ter certeza de que você já possui visão sistêmica?
Podemos definir visão sistêmica como sendo a capacidade que um profissional tem de "ver" a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega (delivery) de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica.
Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.
A visão sistêmica é em grande parte responsável pelo sucesso do modelo "cliente x fornecedor interno", um dos pilares da filosofia da Qualidade Total, haja vista que os relacionamentos interpessoais dentro das organizações são pautados pela interface dos processos nos quais as pessoas atuam. Então, entender bem qual é seu real papel na estrutura e no processo em que atua é fundamental para que as pessoas também percebam quais são os papéis dos seus colegas de trabalho e com este entendimento bem claro e bem acentuado, contribuam voluntária e sistematicamente para o sucesso de todos na organização.
Particularmente aos gestores, possuir visão sistêmica, no nosso entender, é vital. É requisito obrigatório para o exercício das funções dos cargos que ocupam, seja nas relações internas com seus superiores, pares ou subordinados, seja nas relações externas, quando representam a organização em seus diversos relacionamentos profissionais; pois, escolhas de alternativas, definições de ações e tomadas de decisão exigem de quem se utiliza destes instrumentos de administração, capacidade de analisar, ponderar e avaliar os reflexos de suas ordens em todo o contexto organizacional, enxergando a organização como um todo e como esta irá reagir frente às suas decisões.
Um gestor que possui a competência Visão Sistêmica e a coloca permanentemente a serviço da organização exerce um papel preponderante na gestão dos processos que envolvem sua área de responsabilidade; pois, em suas decisões estará privilegiando não só a eficiência do processo, que significa "fazer certo a coisa", mas, acima de tudo, privilegiará a eficácia, que em última instância significa "fazer acoisa certa" objetivando agregar valor aos resultados da organização.
Respeitosamente parafraseando o presidente americano John F. Kennedy (1917- 1963), e guardando as devidas proporções podemos afirmar que um gestor que possui a competência visão sistêmica não pergunta o que a sua organização pode fazer por ele. Pergunta o que ele pode fazer por sua organização.
Entendemos, ainda, que esta competência pode e deve ser desenvolvida gradativamente pelas pessoas, em diferentes momentos e níveis organizacionais, mormente por aquelas que aspiram cargos de gestores. Planejar as ações para o desenvolvimento desta competência, organizar e coordenar o processo de ensino e aprendizagem e incentivar as pessoas para que pratiquem a nova competência adquirida é um desafio que deve fazer parte do arsenal de projetos estratégicos que a área de gestão de pessoas se propõe a executar na organização.
Recomendamos, neste sentido, que a área de gestão de pessoas elabore um programa de desenvolvimento e capacitação de gestores na competência visão sistêmica que contemple em linhas gerais a abordagem de temas relacionados ao negócio da organização e seu posicionamento no mercado; à sua visão, missão, valores e princípios que norteiam suas ações; aos objetivos e metas estratégicas da organização e quais as estratégias adotadas para atingi-los; a estrutura organizacional e as atribuições de cada área nela representada (o papel de cada um); os seus processos internos, suas interdependências, necessidades de informações e resultados esperados de cada processo e; por fim, o modelo de Indicadores que a Organização adota para medir e avaliar seu desempenho.
Conceitos, Características e tipos de Sistemas
Seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter uma maior resultado ou aproveitamento do que se estes elementos integrantes estivessem a sós. Seriam exemplos a mecânica de um carro, uma linha de montagem, corpo humano e outros.
Suas características como o próprio nome já diz, os sistemas são unidades ou elementos combinados em um todo organizado, que tem suas interligações e características em um todo e não no seus elementos em particular. Os elementos integrantes tem os seus objetivos e restrições em comum.
Eles são formados da seguinte ordem, primeiro o sistema é formado por subsistemas e vai ser integrado a um supersistema que está ligado ao mercado ou a comunidade. Os sistemas podem operar simultaneamente em sério paralelo.
Existem uma grande variedade de sistemas e várias formas de classificá-los como:
Quanto a sua constituição, eles podem ser físicos ou abstratos, os físicos são compor por máquinas e objetos reais;
Os  abstratos são compostos por hipóteses, idéias, planos e conceitos.
Na verdade um complementa o outro, o sistema físico formado por máquinas precisa do sistema abstrato, que seriam os programas para poder executar as suas finalidades e vice-versa.
Podemos classificá-los ainda em sistemas fechados e abertos;
O sistema fechado seria um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influência  ambiental, posso citar as máquinas como exemplo.
O sistema aberto já seria o contrário do fechado, ele apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, e está sempre se adaptando a ele. Como exemplo posso citar o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.
Parâmetros dos Sistemas
Posso dizer em uma definição geral, que os sistemas são como um conjunto de elementos que possui um serie de relações com seus atributos.
Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam-se por suas propriedades, o valor e as descrição das dimensões do sistema. Seus parâmetros são:
Entrada ou Ensumo – é a força de partida do sistemaque fornece a energia para operação do mesmo;
Saída ou Produto – é a finalidade para qual se reuniram elementos e relações do sistema, e outra coisa que é importante observarmos é que os resultados de um sistema são sempre finais;
Processador ou Transformador – é o fenômeno que produz mudanças, é um mecanismo de conversão das entradas e saídas. O processador é representado geralmente pela caixa preta, nela entram os insumos e dela saem os produtos. Sua exploração é feita através de informações e definições comportamentais e operacionais.
Retroação ou Retroinformação – é a função do sistema que visa comprar a saída com um padrão pré-estabelecido. Retração tem por objetivo um estado de um sistema sujeito a um monitor;
Monitor seria um tipo de guia de direção e acompanhamento. Um  de seus princípios visa manter ou aprimorar o desempenho do processo, fazendo com que seu resultado esteja sempre adequado ao padrão escolhido.
Ambiente – é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe muito influências do ambiente, ele tem que estar sempre adaptando-se para poder sobreviver e o ambiente é que determina isto, porque entre ele e o sistema existe uma grande troca de energia, materiais e informações.
Sistema Aberto
O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.
Abaixo estão as seis funções primárias ou principais de uma empresa que se inter-relacionam, mas podem ser estudas isoladamente.
Ingestão– as empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira, adquire dinheiro, máquinas, pessoas do ambiente no sentido de produzir certas funções.
Processamento– na empresa os materiais são processados, havendo certa relação entra as entradas e saídas pelo qual o excesso é o equivalente a energia necessária à sobrevivência da empresa.
Reação ao Ambiente– a empresa reage ao seu ambiente, mudando seus matérias, consumidores, empregados e recursos financeiros. Estas alterações podem ser efetuadas no produto no processo ou na estrutura.
Suprimento das Partes– os participantes da empresa são supridos não só de suas funções mas também de dados de compras, produção, vendas, e são recompensados principalmente sob a forma de salários e benefícios. Pode-se até dizer que o dinheiro é considerado o sangue da empresa.
Regeneração das Parte– ambos homens e máquinas devem ser mantidos ou recolocados, daí é que se encaixa as funções de pessoal e manutenção.
Organização– a organização das cinco funções descritas é uma função que requer um sistema de comunicação para o controle e tomada de decisões. Isto é obtido pela administração e envolve problemas de controle, tomada de decisão, planejamento, e às vezes de reprodução no sentido de adaptá-la ao ambiente.
Organização de um Sistema Aberto
Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém um dinâmica, interação com seu meio ambiente, sejam os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as entidades sindicais e muitos outros agentes externos.
Um organismo social tem semelhança a um organismo individual nos seguintes traços:
No crescimento;
Tornando-se mais complexo à medida que cresce;
A interdependência
No comportamento probabilístico e não-deterministico das organizações o ambiente é potencialmente sem fronteiras e incluem variáveis desconhecidas e incontroladas. Podemos dizer o comportamento humano nunca é totalmente previsível, as pessoal são complexas, incluindo aquelas que pertence ao autocontrole.
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Esta relação constitui o vinculo básico entre uma organização e o sistema maior de que e parte e proporciona uma base para a classificação dos tipos de organização.
As fronteiras ou limites seriam as linhas quedemarcam o que está dentro e fora do sistema, nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente. As organizações têm fronteiras que diferenciam dos ambientes, e elas variam quanto ao grau de permeabilidade. A permeabilidade das fronteiras definirá o grau de abertura do sistema relação ao meio ambiente.
Modelo de Katz e Kahn
Danel Katz e Robert L. Kahn desenvolveram um modelo de organização através da teoria do sistemas à teoria das organizações. Para eles a organização como sistema aberto caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
Importação– seria a entrada ou recebimento de material e energia para renovação das instituições;
Transformação– a organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados serviços e  mão-de-obra treinada;
Exportação– seria a saída de certos produtos para o ambiente;
Negentropia– seria o processo reativo de obtenção de reservas de energia, com finalidade de manter indefinidamente a sua estrutura organizacional. E assim evitando a morte das formas organizadas;
Diferenciação– é a tendência para a elaboração das estruturas, e substituir os padrões difusos e globais, funções mais especializadas e altamente diferenciadas;
Equinifinalidade– seria a capacidade de um sistema alcançar por vários caminhos diferentes o mesmo estado final;
Limites ou Fronteiras– define a área da ação do sistema, bem como seu grau de abertura em relação ao meio ambiente.
E algumas dos sistemas sociais são:
As organizações sociais estão ligadas a um mundo concreto de seres humanos, de recursos naturais, de fábricas e outros artefatos. Porém estes elementos não se encontram em qualquer interação natural entre si;
Necessitam de entradas de produção e manutenção;
Tem sua natureza planejada, isto é, seu sistema é inventado pelo homem e possui algumas imperfeições;
Precisa utilizar-se de forças de controle para reduzir a variabilidade e instabilidade humana.
Assim como a sociedade possui uma herança cultural, as organizações sociais também possuem padrões distintivos de sentimentos e crenças coletivos, e que são transmitidos aos novos membros do grupo. Ela também cria estruturas de recompensas afim de vincular seus membros ao sistemas, estabelece normas de valores, justifica e estimula as atividades e dispositivos para controlar e dirigir o comportamento organizacional. Um de seus recursos é a explorarão da força motivadora, que impele em uma determinada estrutura para que ela se torne cadê vez mais aquilo que basicamente é.
Para Katz e Kahn, o conceito de eficiência e eficácia organizacional seria:
A eficiência refere-se a quanto de entrada de uma organização surge como produto e quanto é absorvido pelo sistema.
A eficácia seria a procura da maximização do rendimento para a organização, por meios técnicos e econômicos, e por meios políticos.
2.1 - Conceito
O Sistema de informação é aquele que há transição de dados obtidos pela entrada ocorrendo um processamento das mesmas gerando saídas e logo obtendo resultados.Esses dados que são tratados dentro do Sistema são úteis para o planejamento da organização auxiliando no processo de produção, venda dos produtos ou serviços, propaganda e marketing, gestão financeira, entre outros.
2.2 - Processo de transformação de dados em informação
O Processo de transformação é simples: Obtemos os dados no dia a dia da empresa e trataremos dos mesmos através da entrada (input), esses dados são processados de alguma forma que os mesmos se transformem em informações, para visualizar essas informações usamos uma maneira chamada saída (output).
2.2.1 - Entrada
A entrada, logicamente denominada de input é a maneira com que estaremos registrando os dados.
A obtenção desses dados pode ser feita de várias maneiras: pesquisas, documentos, resultados anteriores á esse ciclo, entre outros.
2.2.2 - Processamento
O Processamento é feito quando os dados são obtidos pela entrada, esse procedimento é onde os dados serão transformados em informações, essas informações serão visualizadas futuramente.
2.2.3 - Saída
Esse caso pode ser consideram uma consultado das informações já processadas que nos dão noções do caminho a seguir em nossa decisão dentro da organização.
2.2.4 – Feedback
Feedback vindo do inglês, podemos considerar o retorno, as respostas que vamos obter no fim do ciclo, logo depois da saída.
O Feedback vai depender das informações adquiridas e de todo processamento das mesmas e se elas foram aplicadas corretamente gerando mais ou menos saídas.
2.3 - Tipos de Sistema de Informação
SEGURANÇA INFORMAÇÃO
Iremos abordar neste trabalho os conceitos de Segurança da Informação que está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentindo de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou organização. 
Informação compreende qualquer conteúdo que possa ser armazenado ou transferido de algum modo, servindo a determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano. Trata-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. Nesse sentido, a informação digital é um dos principais, senão o mais importante, produto da era atual. Ela pode ser manipulada e visualizada de diversas maneiras. Assim, à medida que a informação digital circula pelos mais variados ambientes, percorrendo diversos fluxos de trabalho, ela pode ser armazenada para os mais variados fins, possibilitando ela ser lida, modificada ou até mesmo apagada. 
Desde a inserção do computador, na década de 40, como dispositivo auxiliar nas mais variadas atividades, até os dias atuais, temos observado uma evolução nos modelos computacionais e tecnologias usadas para manipular, armazenar e apresentar informações. Temos testemunhado uma migração de grandes centros de processamento de dados para ambientes de computação distribuída. 
Estas três palavras do título são muito utilizadas hoje eu seu meio de trabalho, mas você sabe o que elas significam e para que servem? Bom se você está lendo este texto é por que sabe o que é internet, mas conhece o histórico das redes de computadores e como começou a internetno Brasil? Leia estes dois artigos também, serão de grande valia.
INTERNET
Qual empresa hoje não conta com um computador conectado a internet? A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. Assim como destruição as guerras trazem avanços tecnológicos em velocidade astronômica, foi o caso da internet que surgiu na guerra fria em 1960 a 1970. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet.
Após isto o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possível uma transmissão de dados de forma mais eficaz, rápida e segura. No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
Definição de internet:
A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado. Em março de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da população mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido à grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008.
Para que serve:
A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundoinstantaneamente.
INTRANET
As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. 
A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.
Definição de intranet:
A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.
EXTRANET
A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.
Comparativo entre as tecnologias:
	 
	INTERNET
	INTRANET
	EXTRANET
	Acesso restrito
	 
	
	
	Comunicação instantânea
	
	
	
	Comunicação externa
	
	 
	
	Compartilhamento de impressoras
	 
	
	 
	Compartilhamento de dados
	
	
	
	Rede local (LAN)
	 
	
	 
PLANEJAMENTO
MISSAO
VISAO
VALORES
AMEAÇAS DO AMBIENTE –PONTOS FORTES E FRACOS
ALUGUEL
CONHECIMENTO
INOVAÇÃO
E-COMMERCE
 e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
 e-Commerce é diferente de e-Business?  
Sim, garante Idesis. "E-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem on line. A diferença entre E-commerce e E-business, expressões que muitas pessoas confundem, existe. E-business não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. É um erro de quem está no mercado utilizar estas duas expressões para dizer sobre a mesma coisa", explica o especialista. Um gerente de  E-commerce de uma empresa, por exemplo, é aquele profissional responsável pelas relações comerciais da empresa na Internet.  O gerente de E-business , por sua vez, é responsável pelas negociações da empresa na Internet. Um tem em seu trabalho a atividade de vendas e o outro não.  Esta é a principal diferença.  Para trabalhar numa destas duas ocupações, principalmente em e-commerce é essencial ter uma facilidade de comunicação para manter uma relação direta com o cliente, conhecer Internet e entender de Marketing. A intenção deve ser sempre atender a satisfação do consumidor, assim como em todas as outras maneiras que existem de firmar uma relação de custo-benefício.
E-business, acrónimo do inglês Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na Internet. Muitas vezes é associado ao termo correio eletrônico. Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
eBusiness consiste a integração de todos as actividades de uma companhia, incluindo os seus produtos, procedimentos e serviços com a Internet.
	
	
	Transforma o negócio da sua companhia num Negócio Electrónico quando integra as suas vendas, marketing, contabilidade, produção e operações com as suas actividades na Internet.
	
	
	
	Um Negócio Electrónico usa a Internet como o centro de todas as actividades ligadas aos seus negócios.
	
	
	
	O Comércio Electrónico - eCommerce - é a componente do seu negócio que é acessível via Internet.
	
B2B (Business to Business) – Em um cenário extremamente competitivo, enxergar outras empresas que atuam na mesma área como concorrentes apenas, se tornou uma visão ultrapassada. Hoje a parceria é fundamental para o crescimento de ambos os lados. A competição ainda existe, mas a cooperação é um passo importante. Várias empresas abrem espaços para parceiros em suas intranets a fim de compartilhar conhecimento. Um exemplo bem sucedido dessa prática é o programa Microsoft Students to Business (S2B) http://www.microsoft.com/studentstobusiness/home/default.aspx, em que a Microsoft fecha parcerias com empresas que utilizam sua tecnologia, treinando alunos que então são encaminhados para essas empresas.
B2C (Business to Consumer) – Representa o comércio e transações comerciais entre uma empresa e um cliente. É o exemplo mais fácil de ser entendido, uma vez que já se tornou comum realizar compras no ambiente virtual. Um dos exemplos mais bem sucedidos hoje de B2C é a empresa americana Amazon http://www.amazon.com/, que inicialmente trabalhava como o comércio de livros através de compras realizadas pela internet. Contudo, ao enxergar novas oportunidades para seu negócio, o escopo de negócio da empresa foi redefinido e ela passou a atuar em áreas de mercado completamente diferentes de sua área inicial. Isso só foi possível devido a poderosa integração de sistemas utilizados, como os de atuação em processos de e-SCM a fim de controlar os produtos a venda, permitindo que a empresa vendesse produtos que estariam estocados em seus fornecedores, aumentando assim o leque de produtos oferecidos e eliminando a necessidade de grande estocagem local. Sistemas como os do tipo e-CRM permitem a análise do perfil do cliente, oferecendo a ele produtos de interesse. Aliados a um bom sistema de BI, foi possível tomar decisões estratégicas com menor risco, o que foi responsável pelo sucesso da empresa, que hoje entrega seus produtos mundialmente.
C2C (Consumer to Consumer) – O tipo de transação C2C se popularizou bastante nos últimos anos. Nessa classe os consumidores lidam diretamente com outros consumidores, como no site Mercado Livre http://www.mercadolivre.com.br/. Com a popularização de redes sociais, os aplicativos de compra e venda de produtos nessas redes começa a surgir e promete ser uma área promissora. O Facebook, por exemplo, já conta com um aplicativo que pode ser integrado a páginas pessoais ou até mesmo de empresas, facilitando o processo de compras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes