Buscar

Doenças Reumáticas Lúpus ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
 
O nome lúpus surgiu do latim lobo, em razão da semelhança da lesão facial típica em relação àquela promovida pela mordida deste animal
Considerada doença exclusivamente dermatológica até 1890
 O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença auto-imune, crônica, do tecido conjuntivo, com acometimento sistêmico, de etiologia desconhecida, que atinge principalmente mulheres dos 15 aos 35 anos de idade, embora possa ocorrer em qualquer faixa etária.
Conceito
A incidência da doença em estudos realizados nas últimas décadas tem variado de 3,7 a 5,5/100.000 habitantes. Há apenas um estudo realizado no Brasil,estimando uma incidência de 8,7/100.000 habitantes na cidade de Natal (RN) no ano de 2000.
Idade: 15 a 35 anos
Sexo: Ocorre mais frequentemente em mulheres na proporção de 8:1 a 13:1 na população adulta
Epidemiologia
Multifatorial: envolvendo predisposição genética e ambiente. 
Agentes infecciosos: Epstein-Barr vírus.
Drogas: procainamida, hidralazina, hidrazida etc.... 
Radiação ultravioleta: luz solar 
Fatores hormonais: Aumento da relação estrógeno/andrógeno.
Estresse emocional
Etiologia ( Etiologia desconhecida, multifatorial )
Etiopatogenia
Perda da 
tolerância imunológica
Auto-anticorpos
o
IMUNOCOMPLEXOS
Sintomas do Lúpus
Dor Articular
Dor articular é muitas vezes o primeiro sintoma de lúpus. A dor tende a ocorrer em ambos os lados do corpo, em particular nas articulações dos pulsos, mãos, cotovelos, joelhos, ou tornozelos. As articulações podem estar inflamadas e com aumento de temperatura local. Mas, ao contrário da artrite reumatoide, o lúpus geralmente não causa danos permanentes nas articulações.
Eritema malar
Um sinal muito claro de lúpus é uma erupção em forma de borboleta na região das bochechas e na ponte do nariz. Outros problemas comuns da pele incluem sensibilidade ao sol com descamação, manchas vermelhas ou uma erupção cutânea, escamosa de cor roxo em rosto, pescoço e braços. Algumas pessoas também podem apresentar feridas nos lábios e boca.
Alterações nas unhas
O lúpus pode fazer que as unhas quebrem facilmente ou sua perda. As unhas podem estar descoloridas, com manchas azuladas ou avermelhadas na base. Essas manchas se localizam no leito ungueal como resultado da inflamação dos pequenos vasos sanguíneos. O inchaço também pode fazer que a pele ao redor da base da unha fique vermelha.
febre e fadiga
A maioria das pessoas com lúpus experimenta algum grau de fadiga. Em muitos casos, é intensa o suficiente para interferir com o exercício e outras atividades da vida diária. A maioria dos pacientes apresentam febre baixa. Esta febre de origem indeterminado pode ser o único sinal de alerta da doença.
Sensibilidade à Luz
Muitas pessoas com lúpus são extraordinariamente sensíveis ao sol e outras formas de luz ultravioleta. Um dia na praia pode provocar irritação da pele em áreas expostas à luz solar e pode agravar os outros sintomas do lúpus. Alguns medicamentos antialérgicos, anticoncepcionais, antiarrítmicos e antibióticos podem tornar as pessoas com lúpus ainda mais sensíveis à luz UV.
Queda de cabelo
Os sintomas do lúpus tendem a ir e vir, e isso inclui a perda de cabelo. Os pacientes podem passar por períodos em que o cabelo cai ou se torna mais fino e ralo em todo o couro cabeludo. Uma vez que o a crise termina, cabelo novo cresce novamente.
Raynaud
Algumas pessoas com lúpus desenvolvem uma condição chamada Fenômeno de Raynaud na qual os dedos das mãos e pés tornam-se dolorosos e com formigamento ao contato com o frio ou estresse emocional. Isso acontece quando pequenos vasos sofrem vasoconstricção e restringem o fluxo sanguíneo nessa área. Durante uma crise, os dedos podem ficar pálidos ou azulados. Algumas pessoas também podem apresentar o Fenômeno de Raynaud sem ter lúpus ou quaisquer outras doenças.
É lúpus ou outra doença
Quando o lúpus começa, pode se parecer muito com artrite reumatoide, que causa dor nas articulações e inchaço, ou com a fibromialgia, que causa fadiga e dor. Um aspecto que define o lúpus e o diferencia de outras doenças é a combinação de erupções cutâneas com dores articulares e fadiga. Há também testes de laboratório que podem ajudar a distinguir o lúpus de outras enfermidades.
Complicações Clínicas do Lúpus
Complicações Clínicas do Lúpus
Rim
Nefrite lúpica (50% dos pacientes com LES);
Imunocomplexos - gromerulos ou membranas basais 
Trombos - capilares;
Glomerulonefrite - Hematúria e protenúria.
Pulmão
Pleurite;
Derrame pleural;
Lesão alveolar, edema e hemorragia.
Complicações Clínicas do Lúpus
Coração
Miocardite;
 Pericardite ;
 Endocardite; 
 Aterosclerose coronariana .
Baço
Esplenomegalia;
Espessamento capsular;
Hiperplasia folicular.
Diagnóstico Clinico e Laboratoriais
Ferramentas que podem auxiliar no diagnóstico do LES
Tratamento Não medicamentoso
Pulsoterapia
consiste ministração por via endovenosa,de corticóide que pode ou não está associado a imossupressor. 
Anti-inflamatórios não hormonais.
 (AINH) são medicamentos utilizados para combater a dor e a inflamação.
Anti-inflamatórios esteroidais
Produtos sintéticos relacionados ao cortisol;
Tem efeitos colaterais;
Risco x Benefícios;
Prednisona. 
Tratamento mendicamentoso
Antimaláricos
 Este grupo de medicamentos foi inicialmente feito para tratar malária. Posteriormente, foi observado que os antimaláricos têm ação antiinflamatória e também ajudam no controle do desequilíbrio imunológico.
1. Berbec t ALCV, Mantese SAO.Lúpus.Lupus eritematoso cutâneo:Aspectos clínicos e laboratoriais.An Bras Dermatol2005;80(2):119-31.
2. Sato EI ,Bonfá ED,Costallat LTL,Silva NA, Brenol JCT,Santiago MB , ET AL.Consenso brasileiro para o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico(LES).Rev Bras Reumatol 2002;42(6):362-8.
3. Bittencout GKGD,Beserra PJF, Nóbrega MML .Assistência de enfermagem a paciente com Lúpus eritematoso sistêmico utilizando o Cipe.Rev Gaúcha Enferm 2008;29(1):26-32.
4.Sato EL. Consenso Brasileiro para o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).Rev Bras Reumatol 2002;42(6):355-61
5.Prado AD,Rost CE,Keiserman MW,Staub HL.Perfil clinico_laboratorial de pacientes do ambulatório de Lúpus Eritematoso Sistemico do Hospital São Lucas da PUCRS.Scientia Médica 2007;17(3):168-70
6. Arruda A. Pulsoterapia:pulsoterapia com corticoide e pulsoterapia com ciclofosfamida (citado em 20 jun 2004).Disponivel em :HTTP://www.geocities.com/adalbertoarruda/médicos.htm
7.Lam GK,Petri M. Assessment of systemic lúpus erythematosus.Cin Exp Rheumatol 2005;23(5):s120-132.
8.Zheng Y,Ye DQ , Pan HF, Li WX. Li LH Li J et al.Influence of social support on healt-related quality of line in patients with systemic lupus erythematosusu. Clin Rheumatol 2009;28(3):265-9.
9.Minayo MCS, Harz ZMA,BUSSPM.Qualidade de vida e saúde :um debate necessário.Ciência Saúde Coletiva 2000;5(1):7-18.
10.Diniz,DP,Schor N. Qualidade de vida.Série guia de medicina ambulatorial e hospitalar-UNIFESP-Escola Paulista de Medicina.Barueri:Manole ,2006
11.Belasco AGS,Sesso RCC.Qualidade de vida:princípios ,focos de estudo e intervenções.IM:Diniz DP,Sechor N(orgs).Qualidade de vida serie guias de medicina ambulatorial e hospital UNIFESP- Escola Paulista de Medicina .Barueri:MAnole,2006;p.1-10
12.Hahn BH,Karpouzas GA,Tsao BP.Pathogenesis of systemic KLupus Erythematosus.In Harrys JúniorED (ed). Kelley s Textebook of Rheumatology.7.ed Philadelphia,Pensilvania:Elsevier,2005;p.1174-247.
13. Leong KP , Kong KO, Thong BY , Koh ET,Lian TY ,The CL et al.Development and preliminary validation of systemic erythematosus.specific quality-of-line instrument(SLEQOL) Rheumatology (Oxford)2005;44(10):1267-76.
Referências Bibliográficas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes