Buscar

Simulado2 de O.E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402340968)
	
	¿A tarefa do professor é extremamente importante e complexa: deve estar preparado para exercê-la, ou melhor, considerando que a prática é dinâmica e aberta, e que o professor não se propõe a realizar uma atividade mecânica e repetitiva, deve estar constantemente se qualificando para exercê-la. Tal qualificação, portanto, não se dá necessariamente a priori: pode dar-se antes (reflexão para a ação), durante (reflexão na ação) e após a prática (reflexão sobre a ação e sobre a reflexão para e na ação). Mesmo quem saiu dos melhores centros universitários sabe que não domina tudo o que a atividade exige, tendo necessidade de aprimoramento contínuo.¿ (VASCONCELLOS, 200, p. 122-123)) A partir da leitura dos textos, comente sobre a formação continuada do educador como meio de qualificação para o desenvolvimento de sua atividade mediante as transformações da sociedade.
		
	
Sua Resposta: A formação precisa acompanhar a realidade, o meio em que esse profissional está inserido. Para isso é necessário que o profissional precise estar a todo momento em busca de atualizações, de cursos complementares e até a leitura de jornais já ajuda para não estar se alienando.
	
Compare com a sua resposta: A sociedade na qual vivemos, passa por constantes transformações e inovações. Em todo momento saberes são construídos e reconstruídos. A escola, esse espaço social, torna-se passível dessas mudanças, gerando expectativas no tocante a promoção de uma educação de qualidade que atenda as necessidades do educando mediante a percepção de seu papel na sociedade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402341033)
	
	O ato de planejar é uma ação constante em qualquer atividade no meio escolar, inclusive na Orientação Educacional. Muitas vezes o planejamento está associado a um processo burocrático e sem compromisso com a realidade para qual é destinado, tornando-se apenas um instrumento formal para controle pedagógico. Qual a importância do planejamento em Orientação Educacional?
		
	
Sua Resposta: O planejamento é importantíssimo para a tomada de decisões, para definir planos para o futuro.
	
Compare com a sua resposta:
O planejamento em Orientação Educacional possibilita uma significação de sua prática dentro do contexto escolar. É a partir do mesmo que verificamos o seu sentido e perspectiva frente às necessidades de dada instituição. Logo, percebemos que a sua organização está vinculada a concepção de educação da própria unidade escolar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402433204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, sabendo-se que para favorecer o trabalho  integrado e integrador do Orientador Educacional não se pode ignorar que o clima de confiança deve ser pautado  na ética libertadora e no autêntico diálogo. Cabe então a toda equipe.
I.     (   )Superar a tendência à fragmentação do trabalho.
II  .  (   )Estar atenta e reagir às relações autoritárias saindo da inércia e do comodismo.
III.   (   )Visar a uma educação libertadora, através da interação e participação.
IV.   (   )Não perder o foco da análise do que se passa dentro da escola. 
V.    (   )Direcionar as inovações necessárias ao bom desempenho e de suas funções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 
		
	
	(   ) V   F   V  F  V 
	 
	(   ) V   V   V   V  V 
	
	(   ) F  F   V   F   V
	
	(   ) V   V   V   V   F 
	
	(   ) V  V  F  V   F 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402753641)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito Do trabalho pedagógico no cotidiano escolar, analise as afirmações abaixo: I. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. II. O professor que pensa certo deixa transparecer ao educando que uma das belezas de nossa maneira de estar no mundo é a capacidade de intervir e conhecer o mundo ainda mais. III. Ensinar exige respeito aos saberes do educando e, assim, construir novos saberes. Marque a alternativa incorreta.
		
	 
	Para ser educador observo todas as possibilidades de aprendizagem.
	 
	Para ser educador necessito apenas do conhecimento teórico.
	
	Para ser educador necessito do conhecimento teórico e prático
	
	Para ser educador analiso o fazer e o pensar sobre o fazer pedagógico.
	
	Para ser educador analiso a prática para melhor aplicar a teoria
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402433205)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Teoria Psicológica e Fator inicia a área da Orientação Profissional fundamentando sua prática em testes vocacionais, pois, acredita que as aptidões, interesses e características da personalidade do indivíduo são inatas. Podemos afirmar que esta teoria:
		
	
	(   ) Tem o objetivo de explicar a formação da personalidade e a escolha profissional do indivíduo.
	 
	(  ) Usa instrumentos para medir as aptidões, inventariar ou testar os interesses e descrever a personalidade do indivíduo.
	
	(   ) É fundamentada nos pressupostos da administração de empresas e da economia.
	
	( ) Define que o Orientador profissional deve colaborar com o indivíduo durante a análise dos elementos   que intervêm na escolha profissional.
 
	
	(   ) Tem o objetivo de dar racionalidade à escolha profissional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402753660)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Orientação Educacional há uma classificação elaborada por Crites e utilizada por diversos autores brasileiros para entender a Orientação Profissional. Dentre elas há as teorias psicológicas, que se subdividem em quatro. Assinale a alternativa que corresponde à definição a seguir: ¿Usa instrumentos para medir as aptidões, inventariar ou testar os interesses e descrever a personalidade do indivíduo¿
		
	 
	Teoria Traço fator
	
	Teorias Desenvolvimentistas
	
	Teorias Decisionais
	
	Teorias Instrumentais
	
	Teorias Psicodinâmicas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402340978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas a seguir e assinale a proposição correta. I. Os momentos de formação continuada são organizados de forma fragmentada a partir de temas sem vinculação entre si e sem conformidade com as necessidades do grupo. II. A formação continuada possibilita ao professor a percepção critica da sua forma de ser e do seu fazer pedagógico. III. A formação continuada é um momento no qual é possível o debate das dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem possibilitando, então, a mudança e uma tomada de decisão para novas metas e novos caminhos a serem desenvolvidos no contexto escolar. IV. O desenvolvimento da formação continuada exige uma gestão centralizadora que estipule o treinamento do professor em uma metodologia direcionada para o processo de ensino e aprendizagem. V. A formação continuada pode ser desenvolvida de forma variada a partir de seminários, congressos, palestras, cursos entre outros e inclusive no próprio espaço escolar contemplando a participação coletiva.
		
	
	Somente a proposição III está correta.
	 
	As proposições II, III e V estão corretas.
	
	Todas as proposições estão incorretas.
	
	As proposições I, II e IV estão corretas.
	
	Todas as proposições estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402330260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que em uma função funcionalista a gestão escolar pode acontecer de forma centrada no diretor, dissociada da realidade do aluno, distribuída entre os especialistas, dividindo o processo pedagógico. E numa visão dialética deve ser encarada na sua globalidade, nas interfaces que naturalmente acontecem no cotidiano escolar. Tendo como base a visão dialética, o orientadoreducacional precisa exercer as suas funções de forma:
		
	
	interdisciplinar, coletiva, com divisão de tarefas;
	
	integrada, articulada, coletiva;
	
	isolada, com divisão de tarefas, articulada.
	
	articulada, isolada, interdisciplinar;
	 
	contextualizada, integrada, interdisciplinar;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402340979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta correta. Quanto à ação da Orientação Educacional em relação à formação continuada do professor, podemos afirmar que:
		
	 
	O Orientador Educacional é um auxiliador e mediador do fazer pedagógico, estimulando a reflexão crítica do educador em sua prática educativa e fornecendo dados sobre a comunidade escolar para a contextualização da mesma, numa perspectiva de ação integrada aos demais membros da equipe pedagógica da escola.
	
	Propõe ao professor a seleção de alunos problemáticos para afastamento e encaminhamento a outros especialistas como meio de solução das dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula, pois o problema não é da escola, cabendo ao aluno o pleno ajustamento a mesma.
	
	A ação da Orientação Educacional limita-se a organização de dinâmicas nos momentos de formação continuada apenas para a socialização e passatempo do grupo.
	
	O Orientador Educacional não é responsável pela formação continuada do professor, sendo competência apenas da coordenação ou orientação pedagógica da escola.
	
	Garante a formação continuada como momento de reflexão do professor de forma isolada, cada um em sua sala, sem debate ou participação coletiva, e também, sem fundamentação teórica como meio de elaboração de estratégias para superação das dificuldades existentes
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402758543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes.  O planejamento possui significados variados e é compreendido com indispensável ao sucesso das ações humanas em todas as dimensões, inclusive na ação docente. Entre as informações abaixo, qual é FALSA com relação à importância de planejar?
		
	
	estabelecimento de estados e situações futuras, desejados
	
	escolha e determinação de uma linha de ação capaz de produzir os resultados desejados
	
	análise de informações relevantes do presente e do passado e as necessidades a serem atendidas
	
	previsão de condições necessárias ao estabelecimento desses estados e situações
	 
	atraso na tomada de decisões e execução das ações em função da organização exigida

Outros materiais