Buscar

AV2-METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308341371)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O melhor momento do futebol para um tático é o momento de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema__ e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro-negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. (Luís Fernando Veríssimo, in O Estado de São Paulo, 23/8/93)
A partir da exposição do autor sobre o método utilizado pelo técnico, qual a concepção  de metodologia aplicada aos estudos e pesquisas?
		
	
Resposta: Metodologia são os meios , a sequência de métodos que se deve utilizar para chegar ao objetivo final.
	
Gabarito:
Resposta (sugestão): A metodologia é perceber a ordem que se deve impor aos diferentes processos para se atingir um fim ou resultado. Ao olhar para o campo e os jogadores perfilados, o técnico poderá observar que instrumentos deverão ser usados por seus jogadores para ocupar o campo e vencer o jogo, objetivo final.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A metodologia é perceber a ordem que se deve impor aos diferentes processos para se atingir um fim ou resultado. Ao olhar para o campo e os jogadores perfilados, o técnico poderá observar que instrumentos deverão ser usados por seus jogadores para ocupar o campo e vencer o jogo, objetivo final.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308406443)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia a referência: PATACO, Vera Lúcia P.; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 06 p. Destaque os elementos essenciais e os complementares da mesma:
		
	
Resposta: Essenciais: PATACO, Vera Lúcia P.; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Erica dos Santos. Metodologia para trabalho e normas de apresentação gráfica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Autores, titulo da obra, edição, cidade,editora e ano. complementares: 06p. Número da página.
	
Gabarito: Essenciais: autor(es), título, edição, local, editora e data da publicação. Complementar: número de páginas (como o 06 p. do exemplo).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308804211)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Metodologia Científica nos mostra que podemos trabalhar com diversos tipos de conhecimento. Tendo em mente a grande importância que tal disciplina na transformação do saber. Logo, podemos destacar que o conhecimento científico se caracteriza como:
		
	 
	sistemático, racional e metódico.
	
	prático, sistemático e racional.
	
	empírico, aleatório e analítico.
	
	racional, analítico e aleatório.
	
	analítico, sistemático e aleatório.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308406067)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O ministério da saúde adverte: Fumar faz mal à saúde". Você já leu isso em muitos jornais e revistas, já ouviu, com poucas variações, campanhas em rádio e televisão sobre esse mesmo assunto. Sobre que tipo de conhecimento se fundamenta a advertência do Ministério da Saúde?
		
	 
	A advertência do ministério da Saúde tem fundamento científico, porque o fumo é um dos causadores de doenças pulmonares e altamente cancerígeno;
	
	A advertência do governo tem fundamentação filosófica, porque homens não fumantes são mais felizes.
	
	A advertência do governo tem caráter religioso, porque pretende associar a prática do fumo à quebra de um dogma;
	
	A advertência do governo tem caráter moralista, porque preocupa-se com o mal exemplo social dessa prática para as crianças;
	
	A advertência do governo tem fundamento popular, porque o preço do cigarro não permite que todas as pessoas comprem cigarros;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308735805)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos afirmar que a definição de pesquisa aplicada é:
		
	
	Envolve verdades e interesses universais. É motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador.
	
	Não têm preocupação com a aplicabilidade da pesquisa na vida cotidiana.  
	 
	É aquela que objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos.
	
	Objetiva gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
	
	São as hipóteses universais que motivadas pela curiosidade do pesquisador
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308407068)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A descrição abaixo representa uma técnica utilizada na elaboração de trabalhos acadêmicos: "Inicia com a escolha do seu tipo. Após a sua escolha, deve-se inserir o assunto geral e, caso deseje, acrescentar o assunto específico. Conduta que facilita o aprendizado e a posterior localização do livro ou documento consultado". Dentre as opções abaixo, assinale a que contém o nome da técnica:
		
	
	Método de estruturação para solucionar problemas.
	
	Definição da Metodologia Científica.
	 
	Técnica de fichamento.
	
	Planejamento da pesquisa científica.
	
	Definição de conhecimento filosófico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308739838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção CORRETA acerca do planejamento da pesquisa para um trabalho acadêmico.
		
	
	Ele auxilia apenas na definição do problema, podendo em alguns casos ser uma etapa dispensável.
	
	Não contribui de forma relevante e significativa para a escolha de um tema.
	
	O planejamento é uma atividade que deve ser aplicada nas pesquisas complexas, sem uma aplicação prática na contribuição de trabalhos acadêmicos mais simples.
	
	O planejamento poderá poupar esforços, porém a sua aplicação necessita de muito tempo, de forma que não contribui significativamente para o resultado do trabalho acadêmico.
	 
	Agrega qualidade na formulação do problema científico e traz clareza para a definição dos objetivos, ampliando as chances de sucesso na pesquisa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308784189)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Normas Brasileiras de Referências (NBRs) visam determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação dentro de um mesmo parâmetro. A NBR 14724, atualizada em 2011, especifica os princípios gerais para a elaboração e formatação dos trabalhos acadêmicos e sua divisão em partes pré-textuais, textuais e pós-textuais. Com base nessa norma, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa ERRADA:
		
	
	Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto propriamente dito, sendo esses constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho ora em evidência.
	
	As características dos elementos pós-textuais se assemelham àquelas dos elementos pré-textuais: algumas são de natureza obrigatória, essencial; outras são opcionais, ficando a cargo do autor explicitá-los ou não.
	 
	As referências, consideradas parte opcional dos elementos pós-textuais, indicam que o artigo se encontra sustentado por opiniões de outros autores que conferem às ideias do próprio autor a fundamentação e o sustentáculo necessários ao trabalho científico.
	
	A capa é um elemento pré-textual obrigatório e deve se constituir dos itens: nome da instituição na qual foi realizado o trabalho; nome do autor; título e subtítulo; número de volumes; local (cidade) da instituição na qual o trabalho deverá ser apresentado; ano da entrega.
	
	A folha de rosto é um elemento pré-textual obrigatório e deve conter as informações já evidenciadas na capa, acrescidas das informações essenciais que dizem respeito à origem do trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308182801)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As citações são trechos transcritos ou informações extraídas de textos de outro autor e que entendemos como fundamentais para o tema tratado. Temos, por conseguinte, três tipos de citações:
		
	
	Citação Longa, Citação Curta e Citação Média.
	
	Citação Objetiva, Citação Subjetiva e CitaçãoIntersubjetiva.
	
	Citação Direta, Citação Longa e Citação Subjetiva.
	
	Citação Objetiva, Citação Curte e Citação Subjetiva.
	 
	Citação Direta, Citação Indireta e Citação da Citação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308397507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos sobre projeto político pedagógico(PPP) na aula 10 e vimos que a inclusão da palavra político nesse termo PPP expressa um conceito importante para a sociedade contemporânea. Qual é esse conceito?
		
	
	Que a política no currículo universitário formará a consciência política no jovem para participar conscientemente das manifestações atuais.
	 
	Que a ação pedagógica no ensino superior precisa ser transformadora e preparar o universitário para o exercício da cidadania e de sua profissão.
	
	Que o universitário precisa conhecer a política partidária e dela participar para se tornar um cidadão participativo.
	
	Que com a inserção da política social no currículo o estudante compreenderá que a política é importante para a constituição da cidadania, compreendendo a importância dee seus direitos e deveres.
	
	Que aluno e professor precisam discutir a política brasileira em sala de aula e procurar caminhos para inseri-la no ambiente de trabalho

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes