Buscar

prova discursiva fundamentos psicologicos

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Os valores éticos não nascem com a gente, não pertencem ao que se possa chamar de “natureza humana”. O ser humano, segundo Saviani (2003), não nasce humano, mas se torna ao ser acolhido no meio social, no convívio afetivo com outras pessoas”.
Chaui, Marilena. Cultura e democracia . En: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires : CLACSO, 2008- . -- ISSN 1999-8104. 55
 
Com base no livro da disciplina, explique o que significa humanizar-se.
Nota: 20.0
	humanizar-se é um processo concreto que ocorre no interior das relações humanas, que são por excelência relações sociais. Humanizar-se em sociedade é a única condição para que isso ocorra. (p. 50)
Resposta:torna-se social aprender a a ser humano através do convívio em sociedade,na família escola etc.conhecer e adquirir os valores impostos pela sociedade no meio em que vivemos ter o conhecimento afetivo e produtivo a fim de trazer benefícios futuros satisfatórios.
Questão 2/5
Leia o caso abaixo:
 
Jorge está no segundo ano do Ensino Fundamental (de nove anos) e precisa estudar para a avaliação de Ciências. Ele pede ajuda para sua mãe, que monta um mapa conceitual (conforme abaixo) com informações sobre um dos conteúdos da prova: o uso da água. 
Essa forma de organizar o estudo, chamada de mapa conceitual, foi criada pelo psicólogo Ausubel. Discorra sobre o que são os mapas conceituais.
Nota: 16.0
	Os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Seu objetivo é mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados (p. 147). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:são representações gráficas semelhantes a diagramas e mostram a relação entre conceitos ligados por palavras em um dominio especifico de conhecimento,consistindo na organização hierarquica dos conceitos partindo dos mais abrangentes aos que se ramifica para os mais específicos e menos inclusivos
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
“No entanto, numerosos estudos e pesquisas têm evidenciado como essa perspectiva termina por veicular uma visão homogênea e padronizada dos conteúdos e dos sujeitos presentes no processo educacional, assumindo uma visão monocultural da educação e, particularmente, da cultura escolar. Essa nos parece ser uma problemática cada vez mais evidente. O que está em questão, portanto, é a visão monocultural da educação. Os "outros", os "diferentes" - os de origem popular, os afrodescendentes, os pertencentes aos povos originários, os rappers, os funkeiros etc., mesmo quando fracassam e são excluídos, ao penetrarem no universo escolar desestabilizam sua lógica e instalam outra realidade sociocultural.”
MOREIRA, A. CANDAU, V. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In Revista Brasileira de Educação. Nº23, Rio de Janeiro: Maio/Agosto de 2003. p. 156-168.
De acordo com o texto, o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina argumente sobre como o interculturalismo pode combater a visão monocultural de educação.
Nota: 16.0
	através da promoção da inter-relação entre grupos culturais diferentes; adotando uma concepção de cultura dinâmica, mas sem negar suas raízes; afirmação da hibridização cultural como veículo da constituição das identidades culturais abertas e avessas à ideia de pureza cultural. Consciência de que as relações culturais também são relações de poder; privilegiando a transformação das relações sociais, culturais e institucionais. (p 92-93)
Resposta:porque ele oferece uma interação entre as culturas de uma forma reciproca favorecendo seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo
Questão 4/5
Com base nos apontamentos de Nogueira e Leal (2012) e nos conteúdos abordados durante as teleaulas da disciplina, discorra sobre a importância de estudar os fundamentos psicológicos da educação para a sua futura formação.
Nota: 16.0
	Os fundamentos psicológicos nos dão base sobre algumas concepções que nos auxiliam na compreensão de como ocorre o desenvolvimento humano, bem como a base que elas oferecem para a compreensão dos mecanismos de aprendizagem (p. 11). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:pois é atraves da psicologia que é possivel compreender a amplitude das ações e comportamentos humanos, visando entender a visão dos alunos em sala de aula,como interações sociais ,metas a serem alcançadas e uma e o objetivo de incluir culturas diferenciadas em um ambiente satisfatória,aponto de pelo menos tentar integrar diferentes culturas em um único ambiente social.
Questão 5/5
Vygotsky se propôs a construir uma nova psicologia, capaz de unificar as perspectivas das correntes psicológicas que dicotomizam o sujeito do objeto. Para tanto, utilizou as ideias de Marx e Engels, das quais era adepto. Com base nessas informações, discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
Nota: 16.0
	Para Vygotsky, devia-se buscar uma nova unidade de análise, que explicasse desde as relações estímulo-resposta até a mais elevada produção humana: a cultura. Ele almejava, portanto, compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos que constituem o homem ao longo da própria história e da de sua espécie (p. 49). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:propôs a teoria que busca superar a divisão acentuada do dualismo entre mente e corpo,natureza e cultura, consiência e atividade por meio de uma nova psicologia baseada no método e nos princípios do materialismo dialético

Continue navegando