Buscar

Análise crítica da escola tradicional e prática pedagógica inovadora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_201505463718 » DIDÁTICA      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201505463718 - BEATRIZ HAFNER GOMES
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9026/AA
	Nota da Prova: 4,5   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 16/11/2015 18:01:51 (A)
	
	 1a Questão (Ref.: 724877)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Faça uma análise crítica acerca da escola que é caracterizada pela hierarquia entre professor e o aluno, pela cultura do silêncio, pela disciplina baseada no medo e autoritarismo, bem como pela determinação do certo e do errado na formação do sujeito.
		
	
Resposta: É uma escola tradicional,onde o professor é o reprodutor do conteúdo e o aluno um mero recepitor, que não pode fazer questionamentos, somente a assimilação e reprodução dos conteúdos. Seu método de avaliação é feito através de testes e provas onde o professor confere se conteúdo foi assimilado. Na verdade é um ensino "somente para passar de série", onde a crítica e o questionamento não são bem vindos e muitas vezes rotulados. Não existem espaços para o ser crítico, onde predomina somente a autoridade do mestre com seus educandos, tornando sua verdade como única e absoluta. E o ensino que predominava nas escolas, onde agora vem dando espaço para um ensino progressista,que torna os alunos críticos.
	
Gabarito: É uma escola que não abre espaço para que se viva a cidadania crítica, não empoderando os indivíduos diante do mundo, podando suas criatividades, não preparando-os para que desenvolvam uma visão crítica acerca dos fatos, da realidade, apenas, submetendo-os à condição de opressão ao não permitir a participação, o questionamento dos sujeitos educativos. É uma escola que aliena os alunos diante dos fatos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 728266)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Uma professora, numa classe de alfabetização de adultos, cujos níveis sócios econômicos eram baixos, escolheu a música abaixo dos Titãs para trabalhar com os alunos e conforme cantavam, ela perguntava: "Você tem fome de que?" e mediante as respostas dos alunos, ela registrava no quadro as respostas: "de trabalho"; "de paz"; "de alfabetização"; "de justiça". Além de mostrar como as palavras eram escritas, ela explicava o sentido das mesmas através de exemplos práticos. NESSE SENTIDO, PODEMOS DIZER QUE A PRÁTICA DA PROFESSORA FOI RESPALDADA EM QUE TIPO DE CURRÍCULO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:
Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comida; A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida; A gente quer saída para qualquer parte; A gente não quer só comida; A gente quer bebida, diversão, balé; A gente não quer só comida; A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comer; A gente quer comer e quer fazer amor; A gente não quer só comer; A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro; A gente quer dinheiro e felicidade; A gente não quer só dinheiro; A gente quer inteiro e não pela metade. Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê?
		
	
Resposta: Essa professora usa o currículo social, onde o levamos a realidade do aluno para a sala de aula e podemos criar realidades para que torne a aprendizagem mais satisfatória, levando em consideração os problemas da sociedade e transformando em práticas pedagógicas.
	
Gabarito: A prática da professora foi respaldada no currículo por temas geradores de discussão, na medida em que registrava palavras de interesses dos alunos, que faziam sentido para eles; partindo de suas realidades e devolvendo de forma científica, na medida em que registrava a grafia das palavras corretamente no quadro e desvelava a ciência ao fazer explicações sobre o significado das mesmas. Ela valorizou as experiências educativo-culturais da comunidade onde se insere a escola, promovendo um resgate da identidade coletiva.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 615630)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando a educação envolve a transmissão do conteúdo do professor para o aluno e a assimilação do saber por este último, podemos dizer que se trata:
		
	
	da mediação dos saberes
	 
	do modelo linear de ensino
	
	do método dialético
	 
	da construção do conhecimento
	
	da problematização da ciência
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 247728)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Por exemplo, uma política ou projeto educacional conservador tende a reproduzir a forma como a sociedade está organizada. Tem como objetivo principal garantir que os sujeitos se tornem aptos a trabalhar pela continuidade desse sistema, gerando assim harmonia, ajustamento aos padrões sociais. Isso significa dizer que a educação, segundo essa concepção conservadora, é instrumento de:
		
	
	transformação social
	
	libertação da condição de opressão
	
	resgate da condição de sujeito autônomo
	 
	perpetuação da estrutura social vigente
	
	construção de uma nova ordem social
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 30869)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O método traz dentro de si a ideia de uma direção com a finalidade de alcançar um propósito, não se tratando, porém, de uma direção qualquer, mas, daquela que leva de forma mais segura à consecução de um propósito estabelecido. Esse pensamento está de acordo com uma prática:
		
	 
	intuitiva.
	
	empírica.
	
	acrítica.
	 
	reflexiva.
	
	alienante.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 23029)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assistir a aulas em escolas públicas ou particulares durante o estágio supervisionado, observando a prática do professor regente e mais tarde, ao assumir a regência de turma e refletindo na e sobre a própria ação docente, e (re) significando-a em seu contexto à luz da literatura especializada, está de acordo com:
		
	
	a pedagogia reprodutora
	
	a pedagogia pragmatista
	
	a pedagogia da instrução programada
	 
	a pedagogia da práxis
	 
	a pedagogia tecnicista
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 172965)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Pedagogia Tradicional surge no momento de consolidação do capitalismo, tendo como objetivo transmitir o conhecimento como verdade absoluta, cabendo ao aluno a memorização. O professor é tido como uma figura de autoridade, centro dos processos pedagógicos. A disciplina é utilizada como mecanismo de controle e garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno. Diante do exposto, podemos dizer que o paradigma tradicional de ensino se refere:
		
	 
	ao modelo conservador de ensino em que a cultura é passada de geração para geração
	
	a uma prática que rompe com o previamente estabelecido
	
	ao método dialético de ensino em que o saber científico é confrontado ao saber do cotidiano
	
	a prática pedagógica em que se reflete sobre o objeto de estudos e o sentido do mesmo no processo de aprendizagem
	
	a perspectiva crítica e transformadora da educação em que se busca novas respostas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 172972)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sacristán (1995) propõe que o currículo se fundamente no multiculturalismo, no qual os interesses de todos sejam representados democraticamente. Mas, para torná-lo possível, é necessária uma estrutura curricular diferente da dominante e uma mentalidade diferente por parte dos sujeitos envolvidos no processo educativo: alunos, professores reflexivos e culturalmente comprometidos. Essa mentalidade, essa estrutura e esse currículo têm de ser elaborados e desenvolvidos de modo que a escola seja considerada um projeto aberto, noqual caiba uma cultura que respeite a heterogeneidade e seja um espaço de diálogo e de comunicação entre grupos sociais diversos. Essa perspectiva sinaliza para a importância de considerarmos no processo formativo:
		
	 
	o currículo real
	
	o apriorismo técnico
	
	fatos consumados
	
	o conteúdo do livro didático
	
	práticas hegemônicas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 698481)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O planejamento participativo é um processo de tomada de decisões e de comunicação entre os sujeitos da comunidade escolar sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade. Neste contexto, participação não é simplesmente aquela presença, aquele compromisso de fazer alguma coisa, aquela colaboração ou possibilidade de decidir alguns pontos esparsos e de menor importância. A proposta do planejamento participativo é: MARQUE A INCORRETA
		
	 
	garantir a harmonia entre os sujeitos da comunidade escolar, evitando-se os conflitos e contradições sociais
	 
	lutar para que a sociedade seja construída de forma democrática e igualitária
	
	a coordenação de ideias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas.
	
	que todos usufruam dos bens, os naturais e os produzidos pela ação humana
	
	a busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 39672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se buscam princípios que sustentem um caminho concreto da didática, a metodologia do ensino, por paradoxal que possa parecer, necessita evitar o uso de métodos que façam da ação didática uma rotina pedagógica. Para tanto, é imprescindível que a ação didática seja:
 I - guiada pela perspectiva histórica;
II - guiada pela dialética dos fatos e fenômenos socioeducativos;
III - rotineira e centrada nos conteúdos propostos pelo currículo escolar;
IV - guiada pela assimilação crítica da ciência.
Está correta a opção:
		
	
	I, III e IV
	
	I, II, III e IV
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	 
	I, II e IV

Outros materiais