Buscar

Ciclos de operação da sonda rotativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciclos de operação da sonda rotativa
1 – Locação: Feita por um engenheiro geólogo ou topógrafo.
2 – Instalação: Faz-se uma plataforma em torno da locação para que esteja em perfeita localização e o encaminhamento da lama proveniente do furo.
3 – Selecionamento de brocas e hastes: A escolha depende de fatores geológicos, técnicos e da profundidade a ser atingida.
4 – Revestimento: O revestimento superficial serve para apontar a sondagem e proteger a boca do furo dos desmoronamentos. 
5 – Avanço: O avanço depende do cabeçote escolhido, como exemplo, se o cabeçote for de 2m, o avanço será de 2m.
6 – Retirada do testemunho: É necessário muito cuidado para fazer a retirada. Retirado o testemunho, é colocado em caixas especiais com separação, obedecendo a ordem de avanço da perfuração.
Precauções nas operações de sondagem
1 – Contrato: O empreiteiro ganha por metro perfurado, consequentemente quer avançar quanto mais rápido sem se preocupar com o testemunho e a lama.
2 – Pressão e rotação da haste: 
 A) Grande pressão causa desgastes das coroas e desvio de furos.
 B) Excesso de rotação provoca irregularidade do diâmetro fazendo o barrilete e a coroa oscilarem, destruindo parcialmente o testemunho.
3 – Pressão da lama: Excesso de pressão causa o desgaste do testemunho, erosão das paredes e consequentemente o desmoronamento. Falta de pressão significa má lubrificação, causando aquecimento na coroa, desgastando a mesma.
4 – Desvio dos furos: Todo furo inclinado desvia para cima. A haste tem tendência de tocar na parede inferior do furo, levantando a coroa.
5 - Correção do desvio: Introduzir uma cunha para a correção.
6 - Levantamento de furos: Suspeitando-se de desvio, existem aparelhos elétricos para medir a direção e ângulo de desvio.
7 – Recuperação do testemunho e da lama: 
 A)Rochas inalteradas = 95% a 100%.
 B)Rochas alteradas ou fraturadas = Em torno de 50%

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes