Buscar

FUNDAMENTO DO COMERCIO EXTERIOR AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504709580)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A Conferencia das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, conhecida na sigla UNCTAD tem como foco que tipo de função dentro do comércio internacional?
		
	
Resposta: Tem como função reunir diversos países para discutir sobre o comércio e seu desenvolvimento (importação e exportação). Eles decidem quem pode importar/exportar para quem, e de que forma poderá ser feito (as nornas e regas).
	
Gabarito: A UNCTAD foi criada pela ONU para promover o comércio exterior dos países em desenvolvimento, principalmente nas áreas de finanças, tecnologia, investimento e desenvolvimento sustentável e coordena com os países desenvolvidos diversos programas de apoio governamental em favor dos países denominados em desenvolvimento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505076458)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quando uma mercadoria importada é direcionada para os canais vermelho ou cinza do Siscomex, após processo de parametrização ocorre a verificação da mercadoria. No que consiste este processo?
		
	
Resposta: Esse processo consiste em verificar os documentos e os produto (físico), para ter ciencia que não há nenhum tipo de problema (fraude, produdo ilícito e etc.).Só após a verificação dos mesmos é que o produto é liberado, caso não haje nenhum problema.
	
Gabarito: Trata-se de procedimento fiscal que visa identificar e quantificar a mercadoria para que se possam obter elementos que confirmem a sua classificação fiscal, origem e seu estado de novo ou usado, bem como para verificar sua adequação às normas técnicas aplicáveis.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505242719)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Brasil, além de conviver com a inflação, considerada um fator nocivo ao desenvolvimento, ainda convive com outros fatores que dificultam o seu desenvolvimento, como: (Marque a única opção FORA do contexto)
		
	 
	A confiança em nossos dirigentes e políticos que não permitem ao cidadão trabalhar motivado
	
	O grande índice de informalidade que limita o crédito
	
	O excesso de burocracia
	
	A criminalidade e a corrupção que afastam o Brasil do desenvolvimento e da credibilidade internacional
	
	Altas alíquotas de impostos e taxas cobrados em cascata
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504518877)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão que administra, a partir de sua criação, os diversos tratados internacionais realizados como forma de praticar o livre comércio entre as nações influenciando o estabelecimento da legislação nacional de comércio exterior. Quais os tratados administrados, hoje, pela OMC? Assinale a opção correta:
		
	 
	NAFTA
	
	KIOTO
	
	SGP
	 
	TRIPS
	
	SGPC
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505245090)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir de 1808: D. João VI aporta em Salvador e, por conselho do seu ministro da fazenda, praticou o que foi considerado o primeiro ato do Comércio Exterior Brasileiro (COMEX). Nas opções apresentadas, selecione a única que corresponde a este ato:
		
	
	Tratado de Tordesilhas
	
	A Cláusula da Nação Mais Favorecida
	
	O Texto da Carta Régia
	 
	Abertura dos Portos às Nações Amigas
	 
	A Lei da Mais Valia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505125183)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dela emanam os direitos e as obrigações dos cidadãos brasileiros, dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); a competência da União, Estados e Municípios. É, pois, considerada a Lei Maior, a Carta Magna, a soberana. Estamos nos referindo a que instrumento legal brasileiro?
		
	
	Portaria SECEX 23/2011;
	
	Decreto 6759/2009;
	 
	Constituição Federal de 1988;
	
	Regulamento Aduaneiro;
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505125206)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A partir do seu cadastro, o exportador poderá ter acesso a informações sobre demandas de importação de produtos brasileiros no exterior, que oferecerão ao exportador brasileiro uma real amostragem do comportamento das vendas dos produtos brasileiros lá fora e o cadastro das empresas importadoras para contato comercial. O sítio não informará somente o comportamento da demanda, mas também o comportamento das ofertas de exportação brasileiras no exterior, onde os exportadores poderão conferir a presença da concorrência de outras empresas, brasileiras e estrangeiras, nesse mesmo mercado com relação cadastral dessas empresas comerciais e trading companies incluindo o nome da pessoa de contato. Simples assim..." O texto acima refere-se a qual sítio da INTERNET estudado em nosso conteúdo?
		
	
	www.wto.com;
	 
	www.exportnews.com.br;
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	 
	www.brasilglobalnet.gov.br
	
	www.global21.com.br;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505076967)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A configuração da NCM é representada :
		
	
	Pelos itens no sétimo dígito, e os subitens pelo oitavo. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, não haverá representação
	
	Pelo itens no oitavo digito. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, serão representados pelo número zero
	 
	Pelos itens no sétimo dígito, e os subitens pelo oitavo. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, serão representados pelo número zero
	
	Pelos subitens no sétimo dígito, e os tens pelo oitavo. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, serão representados pelo número nove
	
	Pelos itens no sétimo e oitavo digitos. Quando não existirem as subdivisões nestes níveis, serão representados pelo número nove
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504708851)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A legislação aduaneira da Receita Federal do Brasil estabelece que podem existir importações de mercadorias sem cobertura cambial. Que significa "sem cobertura cambial"?
		
	 
	São importações que não correspondem a uma operação de compra e venda, portanto não há necessidade de pagar o exportador estrangeiro.
	 
	São importações feitas por estrangeiros em passagem pelo território brasileiro, tipo malas de viagem
	
	Neste caso, a mercadoria importada é de origem de países membros do MERCOSUL.
	
	São importações realizadas exclusivamente pelo sistema "Importe Fácil" do Correio.
	
	São importações feitas entre empresas do mesmo grupo, tipo matriz e filial, cujos pagamentos são feitos por mecanismos de compensação internos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505112254)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As pequenas e micro empresas possuem características particulares que por vezes dificultam sua entrada no cenário do comércio exterior, normalmente o capital é extremamente restrito e os contatos comerciais são dificultosos devido à falta de estrutura direcionada as ações comerciais de exportação. Tomando por base essa realidade genérica das pequenas e médias empresas é correto afirmarmos que:
		
	 
	O meio de exportação mais indicado para essas empresas seria o direto.
	
	Essas empresas não devem de forma alguma enveredar-se pelo mercado internacional, pois sua estrutura administrativa não é compatível com esse tipo de negócio.
	
	O meio de exportação mais indicado para essas empresas parte da utilização e criação de escritórios sedes dessas empresas nos países para onde pretende-se exportar.
	
	O caminho mais sensato seria a criação de um grupo interno direcionado exclusivamente para tratar todos os negócios internacionais, reduzindo assim a atuação em seu mercado interno.
	 
	O caminho mais sensato seria a contratação de empresas agenciadoras para intermediar todo o processo de contato comercial e exportação.

Outros materiais

Outros materiais