Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504737511)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Na história da administração, são famosas certas decisões influenciadas pela percepção e tomadas de decisão. Por exemplo, quando surgiram os relógios digitais, os fabricantes suíços de relógios mecânicos não se interessavam pela novidade, julgando que o mesmo ocorreria com os consumidores. Diretores da Seiko, no entanto, resolveram investir na nova tecnologia, cuja disseminação quase destruiu a industria suíça tradicional. Os suíços somente se salvaram quando, com muito atraso, decidiram seguir a tendência. A partir do referido acima, podemos destacar alguns fatores que interferem no processo de decisão. Cite-os.
		
	
Resposta: A confiança elevada na empresa fez com que eles demorassem a tomar algum tipo de decisão. Somente após a concorrencia tomar lugar no mercado é que eles tomaram alguma atidude. O exesso de confiança, a segurança no produto, a tradição, a não habitualidade nos novos processos, não querer se inovar junto com a nova era fez com que a empresa chegasse a quase ponto de falencia.
	
Gabarito: valores, emoções, interesses e necessidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504733856)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo CHIAVENATO (1999), a avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do potencial de desenvolvimento. Cite duas razões em que a avaliação de desempenho pode ser usada nas organizações.
		
	
Resposta: A avaliação de desempenho pode ser usada tanto para um desligamento ou para uma promoção na empresa. Referente ao desligamento, o líder imediato do colaborador cita algumas atiudes que o levaram a tal decisão. Isso também vale para uma promoção, onde o líder do colaborador mostra as qualidades do mesmo, dando assim uma visão mais ampla sobre ele.
	
Gabarito: Remanejamento de Pessoal; Aumento Salarial; Demissão; Nortear e Mensurar o Processo de T&D
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505214472)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Psicologia é uma disciplina, um campo de pesquisa que se interessa pelo que o ser humano sente, pensa, quer, gosta, faz, como faz, e porque faz. Desta forma, pode-se afirmar que a Psicologia surgiu através dos:
		
	 
	Filósofos Gregos
	
	Behavioristas
	 
	Psicanalistas
	
	Cientistas
	
	Humanistas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505214547)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional. A equipe que os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo recebe o nome de:
		
	 
	Equipes de trabalho
	 
	Equipes de solução de problemas
	
	Equipes de criação
	
	Equipes táticas
	
	Equipes geradoras de conflitos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505072828)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Refere-se ao mecanismo de defesa do ego (estrutura consciente) que permite barrar da memória conteúdos que geram dor psíquica que resulte em muito desconforto. Ele não é voluntário, pois não decidimos o que podemos excluir de nossa memória. A citação refere-se ao seguinte conceito em sua teoria:
		
	 
	Recalque
	
	Psicanálise
	
	Inconsciente
	 
	Trauma
	
	Histeria de conversão
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504737206)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Fisiologicamente, a emoção é o resultado dos trabalhos do SNC e do SNA. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Há quem consiga omitir o que sente e, ainda, quem consegue simular grandes emoções (o trabalho dos atores). Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos estudados:
		
	
	Gênero; Cultura; Formação; Interesse.
	 
	Personalidade; Gênero; Cultura; Formação; Condicionamento; Estado de saúde.
	
	Formação; Condicionamento; Estado de saúde; Estruturação.
	
	Cultura; Formação; Condicionamento; Pesquisa.
	 
	Personalidade; Gênero; Cultura; Produção.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504544977)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A entrevista de seleção de pessoal é um dos instrumentos mais utilizados e de maior peso no processo de recrutamento e seleção. Geralmente, quando um candidato vai mal na entrevista, ele é cortado do processo, independente de sua experiência profissional e do resultado de seus testes. Sabendo disso, muitos candidatos em busca de emprego aprendem técnicas que os permitem se sair bem nas entrevistas e muitas vezes o recrutador é capturado nessa armadilha. Para que isso não ocorra, o recrutador:
		
	
	Deve privilegiar apenas os testes e a experiência profissional do candidato;
	 
	Deve privilegiar seu processo de formação profissional contínua e estar consciente das relações de transferências que ocorrem entre o recrutador e o candidato durante a entrevista de seleção;
	
	Não deve se preocupar, porque esse fato não acontece em um processo seletivo;
	
	Não deve se preocupar, porque sua experiência profissional detectaria facilmente esta estratégia do candidato;
	 
	Deve estar atento a esse fato e dar continuidade ao processo seletivo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505138900)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando o assunto é treinamento organizacional, devemos ser bastante criteriosos, principalmente em relação a sua execução. Logo, assinale dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra o que devemos fazer, antes da execução de um treinamento.
		
	 
	Pesquisar com os colaboradores quanto ao compartilhamento da necessidade de realização do mesmo.
	
	Analisar junto aos colaboradores, se os conteúdos estão de acordo com as normas da organização.
	
	Corrigir, junto aos colaboradores, cada detalhe dos temas a serem abordados nos treinamentos.
	
	Verificar, junto aos colaboradores que não irão participar, a sua disponibilidade futura.
	 
	Conferir, junto aos colaboradores, se os itens abordados tem relação com suas práticas profissionais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505072280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São algumas das condições favoráveis ao aprendizado, assinale apenas a alternativa correta: ( ) Política e clima organizacional que desmotivem a aprendizagem. ( ) Abertura nos canais de comunicação entre a empresa e o colaborador. ( ) Conteúdo significativo e aprendizagem com sentido e aplicabilidade. ( ) Oportunidade de socialização. ( ) Desrespeito às diferenças individuais.
		
	
	F F V V F
	
	V V V V V
	
	V V V V F
	 
	F V V V F
	
	F F F F F
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504750487)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há um aspecto nas organizações que podemos associar a caracteres motivacionais e que precisa ser administrado pelos gestores de modo a favorecer a atmosfera existente nos ambiente de produção. A este aspecto chamamos:
		
	
	Avaliação desempenho;
	 
	Clima Organizacional;
	
	Processo de feedback
	
	Gestão da mudança;
	
	Treinamento de pessoas;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes