Buscar

EMBRIOLOGIA - 10 (Período fetal)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PERÍODO FETAL ( DA NONA SEMANA AO NASCIMENTO )
 Embora a transformacão do embrião em feto seja gradual, a mudanca de nome é relevante, pois significa que o embrião tornou-se um ser humano reconhecível e que já se formaram todos os sistemas importantes. O desenvolvimento durante o período fetal está basicamente relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciacão dos tecidos, órgãos e sistemas.
Uma notável mudanca que ocorre durante o período fetal é a diminuicão relativa do crescimento da cabeca em comparacão com o do resto do corpo. 
A taxa de crescimento do corpo durante o período fetal é muito grande, e durante as últimas semanas o ganho de peso pelo feto é fenomenal. Períodos de crescimento contínuo se alternam com intervalos de ausencia de crescimento.
*
*
 PERÍODO FETAL
 O cabelo geralmente comeca a aparecer com cerca de 20 semanas, e as sobrancelhas e os cílios usualmente são reconhecíveis com cerca de 24 semanas.
Os olhos se abrem com cerca de 26 semanas.
VIABILIDADE DOS FETOS
A viabilidade é definida como a capacidade dos fetos de sobreviver no meio extra uterino ( após um parto prematuro ).Geralmente fetos pesando menos de 500g ao nascimento não sobrevivem. Muitas criancas nascem a termo com peso baixo por causa de retardo do crescimento intra-uterino. 
*
 PERÍODO FETAL 
 Entretanto, alguns fetos que nascem pesando menos de 500g poderão sobreviver se receberem cuidados adequados no pós parto; estes fetos são denominados criancas com peso extremamente baixo ao nascimento, ou criancas imaturas, mas podem apresentar complicacões neurológicas. A prematuridade é uma das causas mais comuns de morbidade e morte perinatal. 
*
PERÍODO FETAL
 ESTIMATIVA DA IDADE FETAL
Quando há dúvidas sobre a idade do feto de uma paciente com história médica duvidosa, é possível medir com ultrassom o comprimento topo da cabeca –nádega para determinar seu tamanho e idade provável, assim como fazer uma previsão confiável da data provável do parto ( DPP ). As medidas da cabeca e do comprimento do femur do feto também são usadas para avaliar a idade fetal.
O período intra uterino pode ser dividido em dias, semanas ou meses, mas geram-se dúvidas quando não é especificado pelo ultrassonografista se a idade do concepto está sendo contada a partir da ultima menstruacão ou a partir da fertilizacão.
*
*
 PERÍODO FETAL
TRIMESTRES DA GRAVIDEZ
Clinicamente, o período gestacional é dividido em tres trimestres. No final do primeiro trimestre, á se formaram todos os principais sistemas. 
No segundo trimestre, o feto cresce o suficiente em tamanho, o que torna possível a visualizacão de detalhes anatomicos na ultra-sonografia. Durante este período, usando ultra-sonografia de alta definicão usando em tempo real, é possível descobrir a maioria das principais anomalias fetais. 
 
*
 PERÍODO FETAL
MEDIDAS E CARACTERÍSTICAS DOS FETOS
Várias medidas e características externas são úteis para fazer uma estimativa da idade do feto. Até o final do primeiro trimestre, a avaliacão do comprimento cabeca-nádega (CCN ) é o método de escolha para estimar a idade fetal, pois durante este período há muito pouca variabilidade no tamanho do feto. No segundo e terceiro trimestres, várias estruturas podem ser identificadas e medidas com o ultra-som, mas as medidas básicas são:
Diametro Biparietal ( DBP)
Circunferencia da Cabeca
Circunferencia Abdominal
Comprimento do Femur
*
 PERÍODO FETAL
 O peso do feto é, com frequencia, um critério útil para a estimativa da idade, mas pode haver discrepancia entre a idade e o peso de um feto, particularmente quando a mãe teve distúrbios metabólicos, tais como Diabetes Mellitus, durante a gravidez. Nestes casos, frequentemente o peso fetal excede os valores considerados normais para o comprimento cabeca-nádega (CCN).
*
 PERÍODO FETAL
 DA NONA A DÉCIMA SEGUNDA SEMANA
No início da nona semana, a cabeca constitui metade do CCN do feto. Subsequentemente, há uma rápida aceleracão do crescimento do comprimento do corpo, e no final de 12 semanas o CCN já é mais que o dobro. Apesar de o crescimento da cabeca diminuir consideravelmente no final da décima segunda semana, ela ainda é desproporcionalmente grande em comparacão com o restante do corpo. 
Com 9 semanas, a face é larga, os olhos são muito separados, as orelhas tem implantacão baixa e as pálpebras estão fundidas.
*
*
 PERÍODO FETAL
 No fim das 12 semanas, centros de ossificacão primária aparecem no esqueleto, especialmente no cranio e nos ossos longos. As pálpebras permanecem fundidas durante todo este período. No início da nona semana, as pernas são curtas e as coxas relativamente pequenas. No fim de 12 semanas, os membros superiores quase alcancaram seu comprimento final relativo, mas os membros inferiores ainda não estão bem desenvolvidos e são um pouco mais curtos do que seu comprimento relativo final. 
*
 PERÍODO FETAL 
 A genitália externa de homens e mulheres parecem semelhantes até o final da nona semana. As alcas intestinais são claramente visíveis na extremidade proximal do cordão umbilical na metade da décima semana. Na décima primeira semana, o intestino já retornou para o abdome.
Com 9 semanas, o fígado é o principal local da eritropoese ( formacão de glóbulos vermelhos do sangue ). No final da décima segunda semana, esta atividade diminui no fígado e comeca no baco. A formacão de urina comeca entre a nona e a décima segunda, e a urina é lancada no fluido amniótico. O feto reabsorve parte deste fluido depois de deglutí-lo.
*
 PERÍODO FETAL
DA DÉCIMA TERCEIRA A DÉCIMA SEXTA SEMANA
O crescimento é muito rápido durante este período. Com 16 semanas, a cabeca é relativamente pequena, em comparacão com a de um feto de 12 semanas, e os membros inferiores ficaram mais compridos. Os movimentos dos membros, que comecam a ocorrer no fim do período embrionário, tornam-se coordenados, na décima quarta semana, mas ainda são muitos discretos para serem percebidos pela mãe. Estes movimentos são visíveis ao ultrassom. 
*
PERÍODO FETAL
CONTINUACÃO.... 
A ossificacão do esqueleto do feto é ativa e os ossos são claramente visíveis nas imagens de ultrassom obtidas no início da décima sexta semana. Movimentos lentos dos olhos ocorrem com 14 semanas ( 16 semanas após a DUM ). 
Com 16 semanas, os ovários já se diferenciaram e contém folículos primordiais com ovogonias. A genitália externa pode ser reconhecida entre 12 e 14 semanas na maioria dos casos. Com 16 semanas, os olhos ocupam uma posicão anterior na face e não mais antero lateral. Além disto, as orelhas externas estão próximas de sua posicão definitiva de ambos os lados da cabeca.
 
*
 PERÍODO FETAL
 DA DÉCIMA SÉTIMA A VIGÉSIMA SEMANA
Durante este período, o crescimento fica mais lento, mas o feto ainda aumenta o comprimento cabeca-nádega em cerca de 5cm.
Os membros alcancam sua proporcão relativa final, e os movimentos fetais – pontapés – são percebidos com maior frequencia pela mãe. 
Nesta época, a pele está coberta por um material gorduroso, com aspecto de queijo- vernix caseosa. Esta é constituída por um material gorduroso secretado pelas glandulas sebáceas do feto e por células mortas da epiderme.
A vernix caseosa protege a delicada pele do feto contra abrasões, rachaduras e endurecimento, que poderiam resultar da exposicão ao fluido amniótico. 
*
*
 PERÍODO FETAL
 CONTINUACÃO...
Com 20 semanas, também são visíveis as sobrancelhas e os cabelos. Usualmente, o corpo de um feto de 20 semanas está totalmente coberto por uma penugem muito delicada- o lanugo- que ajuda a manter a vernix caseosa presa a pele.
Com 18 semanas, o útero está formado e a canalizacão da vagina já comecou. Nesta época já se formaram muitos folículos ovarianos primordiais contendo ovogonias.
Com 20 semanas, os testículos comecam a descer, mas ainda estão localizados na parede abdominal posterior.
*
 PERÍODO FETAL
 DA VIGÉSIMA PRIMEIRA A VIGÉSIMA QUINTA SEMANA
Há um ganho substancial de peso durante este período. Apesar de ainda ser um tanto magro, o feto já está mais bem proporcionado. A cor da pele é de rosa a vermelha em espécimes a fresco, pois o sangue é visível nos capilares.
Com 24 semanas, as células epiteliais secretoras ( pneumócitos ) dos septos interalveolares do pulmão comecam a secretar o surfactante, um lipídio tensoativo que mantém abertos os alvéolos pulmonares em desenvolvimento. As unhas dos dedos das mãos também estáo presentes com 24 semanas. Seu sistema respiratório ainda é imaturo.
 
*
*
 PERÍODO FETAL
DA VIGÉSIMA SEXTA A VIGÉSIMA NONA SEMANA
Nesta idade, um feto nascido prematuramente costuma viver caso receba cuidados intensivos, pois os pulmões já são capazes de respirar o ar. Os pulmões e os vasos pulmonares já alcancaram um desenvolvimento suficiente para realizar trocas gasosas adequadas.
Além disso o sistema nervoso central já amadureceu a ponto de dirigir os movimentos respiratórios rítmicos e de controlar a temperatura do corpo. As maiores perdas neonatais ocorrem em criancas com baixo peso ( menos de 1.500g ).
*
 PERÍODO FETAL
 CONTINUACÃO...
Com 26 semanas, as pálpebras estão abertas e o lanugo e os cabelos estão bem desenvolvidos. As unhas dos dedos dos pés tornam-se visíveis, e uma quantidade considerável de gordura subcutanea já está presente eliminando muitas rugas.
O baco fetal torna-se um local importante de hematopoese – processo de formacão e desenvolvimento de vários tipos de células sanguíneas.
A eritropoese no baco termina com 28 semanas, época na qual a medula óssea torna-se o principal local deste processo.
*
 PERÍODO FETAL
 DA TRIGÉSIMA A TRIGÉSIMA QUARTA SEMANA
Usualmente no fim deste período, a pele é rosada e lisa, e os membros superiores e inferiores parecem gordos.
Fetos com 32 semanas e mais velhos sobrevivem geralmente sobrevivem quando nascem prematuramente. Quando um feto com peso normal nasce durante este período, ele é considerado prematuro pela data, em oposicão aos que são prematuros pelo peso.
*
 PERÍODO FETAL
 DA TRIGÉSIMA QUINTA A TRIGÉSIMA OITAVA SEMANA
Fetos com 35 semanas seguram-se com firmeza e se orientam espontaneamente á luz.
Com 36 semanas, a circunferencia da cabeca e a do abdome são quase iguais. Depois disto, a circunferencia do abdome pode ser maior do que a da cabeca.
Durante estas últimas semanas de gestacão, o feto ganha em torno de 15 gramas por dia.
Usualmente, em fetos masculinos a termo, os testículos estão no escroto, meninos prematuros comumente apresentam testículos que não desceram. Apesar da cabeca agora ser bem menor que no início da vida fetal, ela ainda é uma das maiores partes do feto. E uma consideracão importante para o parto.
*
*
 FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO FETAL
O feto necessita de substratos para crescer e produzir energia.Gases e nutrientes da mãe passam livremente pela membrana placentária e chegam ao feto. A glicose é a fonte principal de energia para o metabolismo e crescimento do feto; os aminoácidos também são necessários. Estas substancias saem do sangue materno, passam pela membrana placentária e chegam ao feto. A insulina, necessária para o metabolismo da glicose, é secretada pelo pancreas fetal; nenhuma quantidade significativa de insulina materna chega ao feto, pois a membrana placentária é relativamente impermeável a este hormonio.
Acredita-se que a insulina, fatores de crescimento humano e alguns polipeptídeos pequenos como a somatomedina C, estimulem o crescimento. 
 
*
 FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO FETAL
Muitos fatores podem influenciar o crescimento pré-natal: maternos, fetais e ambientais. Em geral fatores que atuam durante toda a gravidez, como o tabagismo e o consumo de álcool, tendem a produzir criancas com crescimento intra uterino retardado, ou pequenas para a idade gestacional, enquanto que fatores que atuem durante o último trimestre como, desnutricão materna, geralmente produzem criancas com peso reduzido, mas com comprimento e tamanho da cabeca normais.
 
*
 FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO FETAL
TABAGISMO
O fumo constitui uma causa bem estabelecida de crescimento intra uterino retardado. A velocidade de crescimento de fetos de mães que fumam cigarros é menor que a normal durante as últimas 6 a 8 semanas da gravidez. Mães fumantes tem criancas com 200g a menos ao nascer que o normal. O efeito do tabagismo materno é maior sobre os fetos cujas mães também tem uma nutricão inadequada. Provavelmente ocorre um efeito aditivo do fumo excessivo com a dieta de má qualidade. 
*
 FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO FETAL
GRAVIDEZ MÚLTIPLA
Geralmente, os bebes provenientes de gestacões múltiplas pesam consideravelmente menos que criancas nascidas de gravidez única. É evidente que as necessidades totais de dois ou mais fetos excedem a capacidade da placenta de fornecer um suprimento nutricional durante o terceiro trimestre.
DROGAS SOCIAIS
Filhos de mães alcoolatras frequentemente apresentam retardo de crescimento intra-uterino. Do mesmo modo, o uso de maconha e de outras drogas ilícitas ( cocaína ) pode causar retardo de crescimento intra-uterino.
*
 FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO FETAL
FLUXO SANGUINEO UTEROPLACENTÁRIO E FETOPLACENTÁRIO DEFICIENTE
A circulacão materna pode estar diminuída por condicões que reduzem o fluxo sanguíneo do útero ( por exemplo vasos corionicos pequenos e doenca renal ). A reducão cronica do fluxo sanguíneo do útero causa fome fetal,que leva ao retardo de crescimento intra-uterino. Disfuncões ou defeitos da placenta (por exemplo infarto) também podem causar RCIU.
*
 FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO FETAL
FATORES GENÉTICOS E RETARDO DO CRESCIMENTO
Fatores genéticos podem causar RCIU. Casos repetidos desta condicão na mesma família, indicam que genes recessivos podem ser a causa do crescimento anormal. Aberracões estruturais e numéricas de cromossomas estão associados a casos de crescimento retardado. O RCIU é acentuado em criancas com síndrome de down e muito característico de fetos com a sindrome da trissomia do 18.
*
 PROCEDIMENTOS DA AVALIACÃO DO ESTADO DO FETO
A perinatologia é o ramo da medicina que se ocupa do bem estar do feto e do recém-nascido, cobrindo geralmente o período que vai de cerca de 26 semanas após a fertilizacão até 4 semanas após o nascimento. Associa aspectos da obstetrícia e da pediatria.
Um feto no terceiro trimestre pode ser considerado um paciente que ainda não nasceu, no qual podem ser efetuados procedimentos diagnósticos e terapeuticos.
Hoje estão disponíveis várias técnicas para avaliar o estado do feto e fazer tratamento pré - natal quando necessário.
*
 PROCEDIMENTOS DA AVALIACÃO DO ESTADO DO FETO
AMNIOCENTESE DIAGNÓSTICA
Este é o procedimento diagnóstico invasivo pré-natal mais comum. Para fazer o diagnóstico pré-natal, retira-se uma amostra do fluido amniótico inserindo-se uma agulha oca através das paredes abdominal anterior e uterina da mãe até a cavidade amniótica depois de atravessar o córion e o amnio. Retira-se o fluido amniótico que vai ser examinado e usado para diagnóstico de doencas.
As indicacões para se realizar a amniocentese:
Idade materna avancada ( acima de 38 anos )
Parto anterior com síndrome de down
Mulheres portadoras de distúrbios recessivos ligadas ao X ( hemofilia).
História de defeitos de tubo neural
*
 PROCEDIMENTOS DA AVALIACÃO DO ESTADO DO FETO
DOSAGEM DE ALFAFETOPROTEÍNA
A concentracão de AFP no fluído que envolve fetos com tubo neural aberto e também a parede abdominal é notadamente alta. Também a dosagem é alta também no soro no soro materno quando há anormalidades de tubo neural. 
Na síndrome de down, na trissomia do 18 e outros defeitos cromossomicos a concentracão da AFP é baixa no soro materno.
*
 PROCEDIMENTOS DA AVALIACÃO DO ESTADO
DO FETO
AMOSTRAGEM DAS VILOSIDADES CORIONICAS
Biópsias das vilosidades corionicas podem ser feitas inserindo se uma agulha atraves da parede abdominal ou intra-cervical guiado por ultrassom.
A biópsia das vilosidades corionicas é usada para detectar anormalidades cromossomicas, e distúrbios ligados ao X.Feita entre a décima e décima segunda semana de gestacão.
FETOSCOPIA
Utiliza-se iluminacão por fibra óptica, e permite a observacão direta de partes do corpo do feto. É feita uma varredura de todo o feto em busca de anomalias como fenda labial e defeitos dos membros. É realizada entre 17 e 20 semanas de gestacão. É hoje pouco utilizada pelo risco ser maior em comparacão com os outros métodos.
*
 PROCEDIMENTOS DA AVALIACÃO DO ESTADO DO FETO
ULTRA-SONOGRAFIA
É a modalidade básica para a obtencão de imagem na avaliacão do feto por causa de sua ampla disponibilidade, baixo custo e ausencia de efeitos adversos conhecidos. É utilizado durante toda gravidez, desde o período embrionário até o período fetal. Podem ser detectados o tamanho da placenta e do feto, gravidez múltipla, anormalidades na forma da placenta e apresentacões anormais. Pelas medidas detectar peso, idade gestacional e comprimento do feto, além de anencefalia, hidrocefalia, microcefalia e outros e ainda ser um método não invasivo.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais