Buscar

CONCEITO ESTÉTICO 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º ano de Produção Multimídia – conceito estético 1
 A maior de todas as regras: lembre-se sempre que o que você acha bonito, perfeito pode não ser o que o seu público, cliente e objetivo necessitam.
 Não faça nada sem uma boa pesquisa de repertório, concorrentes (diretos e indiretos). Pode até ser que a sua primeira idéia, feita em um guardanapo, seja a ideal, mas você terá que ter certeza disso.
 Não confie apenas no seu senso estético, antes de finalizar uma idéia, faça uma pesquisa com ela, mostre sua criação para diversas pessoas e faça mais do que apenas anotar o que elas falam, perceba as suas reações.
 Procure não exagerar no número de tipografias escolhidas. O conjunto tipográfico deve ser consistente, ou seja, deve ficar fácil e claro paras as pessoas perceberem o porquê que cada tipo de fonte foi usada em determinado local e o motivo delas serem diferentes. Se quiser usar 10 fontes diferentes (tente não fazer isso) saiba exatamente quais os 10 motivos imprescindíveis para essas diferenças.
 Cuidado com invenções tipográficas em títulos, eles existem para serem lidos. Você sempre vai conseguir ler e enxergar bem sua criação, por isso é importante mostrar para outros e verem se todos lêem com a mesma clareza, caso contrário isso significa que você está fazendo um trabalho sem legibilidade e sem leiturabilidade. Então mude!
 Em títulos e fontes que tem o propósito de não serem vistos facilmente, eles realmente tem que ter esta proposta de enganar, dificultar a leitura. Este tem que ser o objetivo.
O que fazer e o que não fazer 
na criação de um projeto de design gráfico, web ou vídeo
1º ano de Produção Multimídia – conceito estético 1
 O mesmo se aplica ao uso das cores. Use as cores para facilitar o entendimento e visualização. Não as use apenas para que tudo fique “coloridinho” as cores têm que ter um motivo para serem usadas, escolhidas para cada local etc. Mesmo criações com estilo psicodélico devem ter uma harmonia no seu emprego exagerado de cores.
 Cuidado com o uso de marcas d’água — aquelas imagens que ficam de fundo para outras ou para textos — não são enfeites, não devem ser usadas para preencher um espaço vazio. Uma imagem de fundo é percebida pelo cérebro do mesmo modo que qualquer outra e por isso deve ser bem escolhida, pensada, posicionada e, principalmente, deve ter relação com o tema de sua criação.
 No caso de criação de sites, se for usar som, música, efeito especial sonoro e similares, não se esqueça de colocar uma opção “som off”, “sem som”, as vezes esses efeitos que para você podem parecer tão legais, podem espantar outras pessoas. Lembre-se sempre da nossa regra de ouro a nº 1.
 Ainda falando de sites, não deixe de sempre facilitar a volta para o começo e a navegação por todo o site bem fácil de ser vista e entendida.
 Na criação de sites não exagere, de preferência nem use, brilhos, efeitos pisca-pisca, fundos em arco-íris, gifs animados e similares, estes tipos de efeitos demonstram um conhecimento primário do uso de recursos visuais e estéticos, são da época em que a internet nasceu e, mesmo naquela época, já eram de mau gosto.
O que fazer e o que não fazer 
na criação de um projeto de design gráfico, web ou vídeo
1º ano de Produção Multimídia – conceito estético 1
 Em sites o uso excessivo da cor branca como fundo para leitura não é uma boa idéia. O branco por si só é uma cor que emite muita luz e somada à luz da tela, só piora as coisas, dificultando a leitura, cansando a vista etc.
 Organize o seu espaço visual de trabalho (folha de papel, tela de computador, vídeo etc) em várias áreas com mais ou menos importância, dando um maior peso para um lado ou para outro. Faça uma composição simétrica ou assimétrica, tanto faz, mas procure sempre distribuir os valores de importância para cada uma destas áreas, aonde você quer que seu “leitor” veja primeiro e por último e tenha certeza de que, o que você vai colocar visualmente em cada uma destas áreas, vai acompanhar esse seu “planejamento estratégico” de visualização por áreas.
 Se a sua criação for composta de várias peças — exemplo: cartaz, cartões, filipetas etc — cuidado para que elas não percam a identidade, para que não fiquem parecendo criações únicas de temas diferentes.
 Organização, método e padrão são sempre essenciais, mesmo que o seu objetivo seja fazer algo com estética desorganizada e sem um padrão definido, mesmo para criação assim “muito louca” existe padrão, organização e método. Nem que seja um método louco para se criar algo desorganizado e despadronizado.
 Cuidado com o uso excessivo de fios, bolinhas, tracejados, pontilhados, quadradinhos, curvas, reviravoltas etc. O uso destes ruídos gráficos são positivos se estiverem de acordo com estilo de público e objetivo que você deseja para sua criação.
O que fazer e o que não fazer 
na criação de um projeto de design gráfico, web ou vídeo
1º ano de Produção Multimídia – conceito estético 1
 Não use recursos visuais apenas porque estão na moda. Antes de usá-los pesquise para ver se eles funcionariam dentro do seu objetivo visual
 Imagens dentro bolinhas, estrelinhas e outro formatos deste tipo devem ter um propósito, não devemos fazer isso apenas para sermos diferentes ou modernos.
 Logotipos devem ser possíveis de serem bem visualizados em formatos pequenos, sempre faça um teste de visualização com sua criação veja se ela é perfeitamente vista com dois ou três centímetros.
 As formas, linhas, efeitos geométricos transmitem sensações e possuem uma linguagem de comunicação embutida em seus estilos. O básico: curvas são femininas, retas masculinas, mas as verticais são masculinas e horizontais femininas, mas cada forma pode dizer muito mais que isso. Pesquise a sua volta e pense antes de usar.
 Fazer um design clean, leve, minimalista, não quer dizer que tenha que ter espaços vazios sem objetivo algum. Os “vazios” os “brancos” visuais devem ser áreas de respiro, devem contrabalancear com áreas de mesmo peso, com imagens ou não e devem ter uma função clara. Caso contrário fica parecendo que você está sem idéia, sem criatividade, com preguiça de pensar.
 Seja consistente em sua criação. Não mude de estilo no meio dela, não mistures estilos sem objetivo algum, isso pode causar uma confusão na recepção da informação. Como dito antes, até mesmo um projeto com visual moderno, a frente do seu tempo, que misture tendências, deve ser consistente.
O que fazer e o que não fazer 
na criação de um projeto de design gráfico, web ou vídeo
1º ano de Produção Multimídia – conceito estético 1
 Busque a sua criatividade, não reprima suas idéias, não jogue nada fora muito menos aquilo que em uma primeira olhada você ache ruim, a sua grande idéia pode vir daí. Busque um diferencial. Para isso a pesquisa e o nosso repertório são imprescindíveis.
 Lembre-se: um bom repertório faz um bom design, uma boa arte e faz bem à vida. Repertório: todo nosso conhecimento adquirido, tudo que já vimos, ouvimos, lemos, sentimos, um conjunto de informações, não apenas visuais, sobre os mais diversos temas que podemos trazer a tona quando necessitamos em uma criação.
 E saiba que: todas as regras existem para serem quebradas, mas para quebrar, mudar, alterar qualquer uma delas temos que ter o domínio e conhecimento total sobre o que estamos desenvolvendo e lembrem-se antes de fazer um design super-hiper-mega-moderno, temos sempre que saber fazer o básico.
O que fazer e o que não fazer 
na criação de um projeto de design gráfico, web ou vídeo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais