Buscar

SLIDE PRONTO SEMINARIO UNOPAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

dennis arthur lima coêlho
EMILIANO PONTES DA SILVA FILHO
GABRIELLY BARBOSA FONSECA
LENISIO GADELHA SILVESTRE COÊLHO
WEDJA DE ARAÚJO LINHARES
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
análise do mercado KI PREÇO LTDA
Introdução
O estudo realizado no MINIMERCADO KI PREÇO LTDA,
Com o intuito de colocarmos em prática o aprendizado da teoria 
Ocorrido em Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, política e Sociedade.
Microeconomia: estuda a escolha feitas pelos agentes econômicos e a forma como essa escolha afeta o mercado de bens e serviços.
Macroeconomia :estuda a economia como um todo, visa melhorar o ambiente sobre o qual se tomam as decisões de negócios.
Métodos Quantitativos: auxilia na tomada de decisão, através de um estudo realizado previamente, utilizando dados observados e coletados, convertendo em resultado numéricos, tornado as informações mais claras e concreta.
Ética, política e Sociedade: Uma ciência que estuda o comportamento em sociedade e através de regras busca organizar o convívio entre as pessoas, para que então possamos viver e avançar em ordem.
Análise do minimercado ki preço ltda
Os minimercados são pequenas lojas de vizinhança, localizadas geralmente em bairros e quadras populosas.
Trabalham com um mix de produtos reduzidos e possuem de um a cinco check-outs. Os gerentes e demais funcionários são quase sempre familiares.
3
Micro e Macro
Produtos comercializados
As seções que subdividem o mercado, conforme a distribuição dos produtos:
Perfil dos clientes
Os principais clientes são as mulheres que freqüentam o estabelecimento várias vezes por mês, e costumam gastar em torno de 30 minutos a 1 hora, levando itens básicos.
Perfil dos clientes
Relativamente ao estado civil dos clientes, eles são na maioria, casados, aparte intermediaria são os solteiros e a menor parte dos clientes é divorciada, a maioria possui de 2 a 3 filhos.
 
 
Sobre o nível de Instrução formal, consta-se que em média possuem nível médio completo.
 
Possuem faixa de renda de aproximadamente até três salários mínimos. A média de gastos de cada visita ao minimercado é de $250,00, e a forma de pagamento mais utilizada é o dinheiro seguido, á vista, cartão de crédito tanto a prazo quanto á vista.
Produtos de maior saída no mercado.
Os itens básicos de necessidades diárias que quase sempre são produtos de mercearia, açougue, padarias, frios e hortifrútis são o de maior saída no mercado.
INFORMAÇÕES DO MERCADO
 
Revisão de preços
 O mercado revisa regulamente seus preços, muitas vezes como reação, quando ocorrem modificações em preços na concorrência, seja aumentando ou diminuindo ou devido à alteração de preço de custo de determinado produto. 
 Quando ocorre maior procura por determinado produto o preço tende a subir e baixar quando a procura esta pequena. Outro fator é a inflação, que influencia nos preços de todo o mercado em geral.
Nível de satisfação
 O nível de satisfação em questão a qualidade de seus produtos, preferências de consumo, preços dos produtos, oferecidos pela e empresa, Os clientes são fiéis aos produtos de marca como: Omo, Qualy, Friboi, veja, Sadia; mas não dispensam os produtos em promoção.
 O objetivo geral da pesquisa é identificar necessidades dos clientes com relação á procura avaliando assim o seu nível de satisfação. O mercado faz uma constante revisão de preços para tomar decisão de acordo com sua demanda.
Pagamento dos fornecedores
 A forma de pagamento escolhida pelo mercado para pagar seus fornecedores é por depósito bancário á prazo, onde a data é de acordo com ambas.
 O mercado faz comparativo de preços entre fornecedores e opta pelo que apresenta a melhor proposta para obtenção de menor preço e conseqüentemente maior lucro.
Métodos quantitativos
Estudo realizado: Horário de maior fluxo de clientes
Objetivo: Preparar o mercado para que seja oferecido um bom atendimento, de maneira eficiente, no horário que o mesmo estará mais cheio.
Método utilizado para a coleta das informações: Entrevista técnica de amostragem utilizada: probabilística ou aleatória, ou seja, clientes abordados aleatoriamente.
 Método de análise utilizado para obtenção do resultado é a MODA.
Podemos concluir que o horário que o estabelecimento recebe mais clientes, é a partir das 18h33min, portanto, neste horário o responsável tem que se atentar a disponibilizar um maior número de funcionários para que possa oferecer um atendimento com qualidade e eficiência, garantindo a satisfação da sua clientela.
Ética, politica e sociedade
Entrevista com a operadora de caixa: Patrícia ferreira da Silva
 
PERCEPÇÃO DO TRABALHO
um operador de caixa é responsável por trabalhar com atendimento ao público, registrar as compras dos clientes, realizar a abertura e fechamento de caixa, emitir notas fiscais e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. 
É essencial ter atenção, habilidade com contas, simpatia, paciência e bom humor.
Vantagens e desvantagens:
A entrevistada afirma que gosta de trabalhar na profissão, pois gosta de lidar com o público e com dinheiro e vários tipos de transação, pois isso ajuda a manter sua mente ativa e à hora passa rápido.
 As desvantagens são jornada de trabalho extenso, trabalhar finais de semana e feriados, salário baixo, agüentar queixas de alguns clientes e algumas agressões verbais, além de sofrer dores e problemas musculares devido aos movimentos repetitivos que executa e devido ao fato de passa várias horas sentada.
Expectativa de trabalho:
tem como expectativa criar confiança da empresa, experiência e conhecimento podendo futuramente crescer dentro da mesma ou conseguir um trabalho melhor. 
A diferença entre os trabalhadores das grandes redes supermercadistas e dos pequenos mercados: 
Para ela, nas grandes empresas há maior possibilidade de crescimento profissional, por existir mais funções, maior número de vendas, lucros e maiores salários, logo há mais oportunidades.
Conclusão
Vimos então em Microeconomia e Macroeconomia que o mini mercado ki preço é uma pequena loja do varejo que oferta produtos de necessidades básicas aos clientes, que são na maioria casados: possuem escolaridade em nível médio completo e priorizam o pagamento em dinheiro. O mini Mercado revisa seus preços regularmente, faz comparativos entre fornecedores e optam pelo que apresenta a melhor proposta, visando obter preço menor e maior lucro, paga seus fornecedores em uma data combinada previamente utilizando o depósito bancário. 
Em Métodos Quantitativos obtivemos um estudo com o objetivo de analisar o comportamento dos clientes; á saber o horário que eles mais costumam visitar o Mini Mercado, para que então seja disponibilizada maior quantidade de funcionários atuando, proporcionando um atendimento ágil e satisfatório com o intuito de fidelizar estes clientes.
E por fim Ética política e Sociedade podem analisar sobre o olhar da funcionária atuante como operadora de caixa os prós e contras da sua profissão e a diferença de oportunidade de ascensão profissional entre um pequeno mercado e em uma grande rede de supermercados, onde na empresa de grande porte há maior possibilidade de crescimento profissional. Percebemos na prática que a Administração do mini Mercado Ki Preço vem acontecendo de forma organizada e crescente com o intuito de fidelizar o cliente e obter cada vez mais um maior lucro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais